Uruaçu

Janeiro Branco: Hospital Regional de Uruaçu anuncia novos espaços para atendimento psiquiátrico no Norte do Estado

Pacientes da área de Saúde Mental do Hospital do Centro Norte Goiano (HCN) são tratados por uma equipe multiprofissional formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiros, assistente social, dentre outros: regulação é feita pela Secretaria Estadual de Saúde

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) está inaugurando, neste mês, oito leitos de clínicas psiquiátricas para atender pacientes de Uruaçu e região que necessitam de tratamentos relacionados ao bem-estar emocional.

As vagas estarão disponíveis pelo sistema do Complexo Regulador Estadual (CRE), da Secretaria de Saúde de Goiás.

A novidade soma-se à campanha nacional do Janeiro Branco, voltada para conscientização sobre a importância da promoção e da proteção da saúde mental.

“A saúde emocional é tão importante quanto a saúde física, por isso cuidamos e acolhemos os nossos pacientes que precisam de cuidados relacionados à mente”, afirmou Getro de Oliveira Pádua, diretor-geral do Instituto de Medicina e Desenvolvimento (Imed), organização social que responde pelo HCN.

Segundo João Batista da Cunha, diretor assistencial da unidade de saúde, o paciente de saúde mental exige atendimento diferenciado até mesmo porque o tempo de internação geralmente é superior em relação aos casos clínicos em geral.

Por isso, os pacientes são tratados por uma equipe multiprofissional formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiros, assistente social, dentre outros.

ACOLHIMENTO –  A  proposta inicial é estabelecer vínculos para que os pacientes possam se sentir acolhidos; se abrir; e, consequentemente, serem tratados.

“Então, a equipe multiprofissional é inserida ao cuidado, como acontece, por exemplo, no serviço social e na psicologia”, pontuou Marcelo Ramos, gerente de Enfermagem da unidade.

Outro ponto trabalhado é o atendimento humanizado.

Nesse sentido, Marcelo destacou que os enfermeiros buscam entender as necessidades dos pacientes, traçando um plano com as outras equipes do HCN para compor medidas de apoio.

Desta maneira, podem estabelecer uma relação de confiança durante o tratamento em Uruaçu.

“O profissional torna-se a referência dele [o paciente] fora do ambiente domiciliar. Com este modelo conseguimos evitar medidas de exceção em pacientes que estejam oferecendo riscos a si mesmos ou a terceiros, além de otimizar o processo de alta”, completou Ramos.

Ainda de acordo com o gerente de Enfermagem do HCN, as famílias dos pacientes podem ser inseridas nos cuidados como rede de apoio.

De acordo com o enfermeiro, caso os parentes precisem de suporte com orientação os profissionais do hospital estão prontos para ajudar.

CUIDADOS COM O COLABORADOR – Além dos cuidados com os pacientes, o HCN também está desenvolvendo ações relacionadas ao Janeiro Branco para cuidar da saúde mental dos colaboradores do complexo em Uruaçu.

Nos dias 26 e 27 de janeiro, a unidade irá, inclusive, promover palestras voltadas às equipes profissionais.

“Queremos conscientizar, também, nossos colaboradores sobre a importância da manutenção do bem-estar emocional. Afinal, cuidamos ainda melhor de todos quando estamos bem com nós mesmos”, detalhou Mariana de Ávila Maciel, coordenadora Multiprofissional do HCN.

[Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto de Medicina e Desenvolvimento/Imed, em São Paulo/SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo