Niquelândia

Centro de treinamento em SST é inaugurado pelo Sistema Fieg na Unidade Integrada Sesi Senai em Niquelândia

Para Thiago Vieira Ferri, gerente da unidade, sequência de ampliações no complexo é fruto do trabalho de pessoas que fazem a diferença não apenas na indústria mas também na sociedade da cidade do Norte do Estado durante evento com foco em Saúde e Segurança do Trabalho, na manhã desta quinta-feira/18

Com a presença de representantes do corpo diretivo das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Departamento Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Goiânia; de executivos das mineradoras Anglo American e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA); e de representantes da sociedade civil organizada; a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) inaugurou as instalações do Centro de Treinamento em SST da Unidade Integrada Sesi Senai em Niquelândia, na manhã desta quinta-feira/18.

O treinamento disponibilizado na estrutura recém-criada – com conhecimentos teóricos e práticos sobre as Normas Regulamentadoras 33 e 35 em SST, além de cursos de resgate e salvamento – surge com a finalidade de proporcionar, aos colaboradores das empresas locais, a devida conscientização sobre os riscos envolvidos em suas atividades; sobre as medidas de prevenção necessárias para evitar acidentes e lesões; e para ajudar também as empresas a cumprir a legislação vigente.

Michele de Campos Castro, gerente do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi em Goiânia [Foto: Elaine Alves/Especial para o Excelência Notícias]

ENFRENTAMENTO DOS PROBLEMAS – “Os desafios no ambiente ocupacional precisam ser enfrentados de forma imperativa e constante. Portanto, esse momento aqui em Niquelândia é muito importante para o Sesi e também é um marco significativo para o Sistema Fieg como um todo principalmente pelo nosso compromisso com esses jovens que estão aqui, representando nosso futuro; e pela capacitação dos nossos colaboradores, para que todas as etapas deste treinamento sejam realizadas com qualidade”, ponderou o engenheiro da área de SST do Sesi Goiás, José Carlos Antonio da Silva, detalhando que no Brasil ocorrem cerca de 600 mil acidentes de trabalho por ano com 2,5 mil mortes.

Ausente por força de compromissos políticos em torno de sua pré-candidatura à Prefeitura de Goiânia, o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, gravou mensagem em vídeo para enaltecer as inaugurações em Niquelândia hoje; e em Minaçu, que está prevista para ocorrer nesta sexta-feira/19.

José Carlos Antonio da Silva, engenheiro da área de SST do Sesi Goiás, durante a inauguração em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Mabel detalhou que o investimento na rede da indústria terá investimentos de R$ 1 bilhão até 2026, dentro do programa de expansão e modernização das unidades Sesi nos principais polos produtivos goianos.

Para tanto, os novos CTs dispõem de estrutura tanto fixa quanto móvel com equipamentos modernos como uma empilhadeira zero quilômetro; uma estrutura específica em aço, com acesso por degraus à parte superior, para a realização de aulas práticas de SST em espaços confinados e em altura; uma caminhonete com reboque para o deslocamento de uma unidade móvel dotada com recursos semelhantes; e óculos de realidade aumentada.

Thiago Vieira Ferri, gerente da Unidade Integrada Sesi Senai em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Com a utilização desses óculos, serão ofertados cursos por meio de realidade virtual para que os trabalhadores possam ter simulações de maneira segura, bem como de forma mais lúdica e mais imersiva ao conteúdo dos treinamentos.

SEGURANÇA E SUSTENTABILIDADE – “A proteção e bem estar dos trabalhadores são um dos pilares do Sesi, sendo fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa. A segurança no local de trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas também um compromisso ético e moral que deve ser priorizado por todos os setores da indústria. Isso garante um ambiente profissional mais positivo, eficiente e harmonioso”, afirmou a engenheira Michele de Campos Castro, atual gerente do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Goiás, no evento em Niquelândia.

Estrutura para capacitação e treinamentos nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho na Unidade Integrada Sesi Senai em Niquelandia foi inaugurada pela Fieg [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

ESTRUTURAÇÃO COM HUMANIZAÇÃO – Gerente da Unidade Integrada Sesi Senai em Niquelândia há mais de 15 anos, Thiago Vieira Ferri destacou que a sequência de ampliações na estrutura do complexo – desde a inauguraçãom em 2006 – só foi possível pela existência de pessoas dedicadas e empenhadas que fazem a diferença não apenas na indústria, mas também em suas casas e na sociedade da cidade do Norte do Estado como um todo.

“Quando temos pessoas que nos dão todas as condições para trabalhar isso nos favorece significativamente. Por isso eu não poderia de agradecer ao presidente do Sistema Fieg, Sandro Mabel, e toda sua diretoria, por estar investindo em todo o Estado de Goiás e também aqui em Niquelândia, até mesmo porque as pessoas precisam serem treinadas continuamente. Estamos criando condições para absorver, na cidade, todas as demandas necessárias para o crescimento da economia de Niquelândia, com segurança no ambiente das indústrias, um lema da nossa instituição que faz parte dos nossos valores por ser um tema essencial”, afirmou o gerente da Unidade Integrada Sesi Senai em Niquelândia.

Treinamentos em Saúde e Segurança do Trabalho, no ambiente das indústrias de Niquelândia, também poderá ser realizado através de uma unidade móvel que foi disponibilizada em caráter permanente pelo Sistema Fieg [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
HISTÓRICO – As inaugurações em Niquelândia e em Minaçu ocorrem pouco mais de um mês após as atividades dos Centros de Treinamento em SST terem sido expandidas às unidades do Sesi em Catalão e em Jataí, nas regiões Sudeste e Sudoeste do Estado, respectivamente.

Outras duas unidades já funcionam em Aparecida de Goiânia (na região metropolitana da capital) e em Itumbiara (no Sul do Estado).

Thiago Ferri, em seu pronunciamento, destacou os investimentos recebidos pela Unidade Integrada Sesi Senai durante a gestão do atual presidente do Sistema Fieg, Sandro Mabel [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Agora serão seis novas unidades inauguradas desde o ano passado para promovendo assim a capacitação adequada dos profissionais.

Rio Verde, também no Sudoeste Goiano, será a próxima cidade contemplada com o Centro de Treinamento em SST, em data a ser definida pelo Sistema Fieg.

Unidade Integrada Sesi Senai, de Niquelândia, também recebeu uma empilhadeira zero quilômetro às capacitações na área de Saúde e Segurança do Trabalho na cidade do Norte do Estado [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo