Quem somos

 

OPORTAL EXCELÊNCIA NOTÍCIAS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO foi criado e idealizado em fevereiro de 2018 pelo jornalista Euclides Oliveira tendo entrado ao ar em 9 de abril do mesmo ano com o objetivo de proporcionar maior credibilidade ao conteúdo noticioso de 22 municípios da região Norte de Goiás, geograficamente distantes de Goiânia e praticamente esquecidos pelos grandes meios de comunicação da capital do Estado.

Formado em Comunicação Social/Habilitação em Jornalismo no ano de 1999 pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP (Unimep), Euclides Oliveira iniciou sua carreira como repórter em agosto de 1999 na “Rádio Cidade 730 AM” de Jundiaí-SP, (cidade onde nasceu, em março de 1976).

Entre os anos de 2000 e 2001, foi repórter-setorista das editorias de Política e de Cidades do “Jornal de Jundiaí – Regional”, na mesma localidade. Entre 2002 e 2004, atuou como “blogueiro” na cidade com sua extinta página “Boas Notícias”, que tinha mais de 1.000 acessos diários; e desempenhou atividades de assessoria de imprensa para autoridades políticas locais na Câmara Municipal de Jundiaí e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital paulista.

Em setembro de 2005, aos 29 anos, Euclides Oliveira deixou Jundiaí-SP para trás, numa atitude que assustou a todos seus amigos e pessoas de seu convívio naquela cidade paulista: aceitou convite do empresário Rui Saboia para trabalhar em Goiás e foi morar em Minaçu-GO, onde atuou por sete meses como repórter-chefe da sucursal do “Jornal Diário do Norte” na cidade, distante 520 quilômetros de Goiânia.

Em abril de 2006, experimentou curta passagem pela redação do “Jornal Correio do Tocantins”, em Marabá-PA.

Voltou a Goiás logo em seguida – em maio de 2006 – recontratado pelo “Diário do Norte” para atuar como repórter-chefe da sucursal do periódico em Porangatu-GO, onde permaneceu por cinco meses.

Em outubro de 2006, Euclides Oliveira assumiu pela primeira vez a chefia da sucursal do “Diário do Norte” em Niquelândia-GO, onde permaneceu por um ano e quatro meses.

Em fevereiro de 2008, Euclides Oliveira foi contratado pelo “Jornal A Cidade”, grande periódico diário de Ribeirão Preto-SP, onde permaneceu por 10 meses.

Nesse período, encarou personagens de um dia em profissões/situações cotidianas como motorista de táxi; pai de um adolescente; socorrista do Samu; pedestre; cadeirante; usuário do transporte coletivo; paciente na fila do Sistema Único de Saúde (SUS); e vendedor ambulante de goiabas no calçadão da região central de Ribeirão Preto.

Em janeiro de 2009, Euclides Oliveira reassumiu a chefia da sucursal do “Diário do Norte” em Niquelândia-GO – fazendo cobertura jornalística em Niquelândia/Uruaçu/Colinas do Sul/Alto Horizonte/Campinorte/Nova Iguaçu de Goiás/Campos Verdes/Santa Terezinha de Goiás/Crixás/e Uirapuru – desta vez por um longo período de sete anos e nove meses, desligando-se da empresa em setembro de 2016.

Em 2017, Euclides Oliveira afastou-se do jornalismo diário e, com o avanço da interatividade proporcionado pela internet, abriu novos braços de atuação profissional com ênfase em mídias sociais corporativas/produção de textos para o ambiente online, dedicando-se à administração de redes sociais de empresas da iniciativa privada de Niquelândia.

Em fevereiro de 2018 – quando estava perto de completar 42 anos  – com a vivência adquirida de duas décadas como jornalista e pouco mais de uma década residindo no interior de Goiás, Euclides Oliveira decide tirar do papel o seu mais ousado projeto: a fundação e inauguração do PORTAL EXCELÊNCIA NOTÍCIAS no dia 9 de abril desse mesmo ano.

Com o olhar crítico que sempre o caracterizou , deu sequência ao acompanhamento dos fatos mais relevantes do dia-a-dia do Norte de Goiás, transformando-o em informações úteis para os moradores da região de abrangência do Portal, atuando e contribuindo para a integração dessas localidades com os grandes centros do País.

ENTREVISTAS AO VIVO – Entre maio e junho de 2020 – durante a pandemia da Covid-19 – o PORTAL EXCELÊNCIA NOTÍCIAS investiu fortemente em equipamentos de transmissão ao vivo [streaming] e na reforma de sua redação – com implantação de um moderno sistema de iluminação – objetivando a formatação do PROGRAMA EXCELÊNCIA DEBATE.

Produzido e ancorado por Euclides Oliveira, o PROGRAMA EXCELÊNCIA DEBATE estreou em 12 de julho de 2020 com uma inédita entrevista com a direção do Hospital Santa Marta, instituição particular de Saúde que funciona em Niquelândia desde 1976, através da nossa página no Facebook – www.facebook.com/portalexcelencianoticias/live.

VIDEOCONFERÊNCIA – Em algumas das entrevistas em estúdio, o apresentador Euclides Oliveira [à dir] e os convidados do PROGRAMA EXCELÊNCIA DEBATE conversam, em tempo real, com entrevistados em outras localidades, sempre ao vivo, pelo sistema de videoconferência [Foto: Marco Túlio Alves]
Além de outras personalidades locais, o PROGRAMA EXCELÊNCIA DEBATE deu vez e voz, democraticamente, a todos os pré-candidatos a prefeito de Niquelândia em contundentes entrevistas jamais vistas na cidade do Norte do Estado, por ocasião das eleições municipais de 2020.

Nos primeiros seis meses de 2020 – sempre às quintas-feiras, às 19 horas –  foram realizadas 25 entrevistas ao vivo, no PROGRAMA EXCELÊNCIA DEBATE com cerca de 60 mil pessoas alcançadas de acordo com números fornecidos pela rede social idealizada por Mark Zuckerberg.

Posteriormente, o PROGRAMA EXCELÊNCIA DEBATE também passou a ser transmitido em nosso Canal no YouTube, ainda em setembro do mesmo ano, sob responsabilidade-técnica de Marco Túlio Alves.

O PORTAL EXCELÊNCIA NOTÍCIAS, através de seu jornalista-fundador Euclides Oliveira, defende o jornalismo como um patrimônio da sociedade e uma atividade transformadora das relações humanas, atuando com responsabilidade à garantia da pluralidade de opiniões.

Excelência, no conceito do nosso Portal, é o que torna possível a união de qualidade com precisão nas informações, o que constrói e oferta credibilidade às notícias de interesse coletivo. O desafio cotidiano do jornalista é obter das autoridades nas mais diversas esferas de atuação – as excelências, nem sempre tão excelentes assim – declarações e entrevistas que realmente interessem para o nosso público-leitor.

Covardemente vilipendiado nos últimos anos por decisões judiciais que retiraram a obrigatoriedade do curso superior de comunicação para a atividade profissional, o exercício diário do jornalismo requer ética, independência e imparcialidade: essa é a mola-mestra do PORTAL EXCELÊNCIA NOTÍCIAS, com respeito à dignidade das pessoas, na divulgação dos fatos de interesse público.

“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”, profetizou Cláudio Abramo.

A DIREÇÃO

ESTRUTURA – O Portal Excelência Notícias funciona em modernas instalações na região central de Niquelândia, sob o comando do experiente jornalista Euclides Oliveira [Foto: Divulgação]
Botão Voltar ao topo