Goiânia

Detran-GO implanta novo padrão de placas, que passará a ter quatro letras e três números

Mudança atingirá apenas casos específicos e passa a valer a partir do dia 31 de janeiro. Nova placa, padrão Mercosul, tem fundo branco e faixa azul na parte superior

Veículos emplacados em Goiás passarão a contar, a partir do dia 31 deste mês, com a nova Placa de Identificação Veicular (PIV), no sistema padrão Mercosul, conforme determina a Resolução nº 780 de 2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O fim de janeiro é o prazo final estabelecido pelo órgão regulador nacional para que todas as unidades da federação adotem o sistema. Alguns estados, como o Maranhão, anteciparam-se e adotaram o padrão anteriormente.
As placas com o novo padrão apresentam quatro letras e três números, sequência de identificação diferente do modelo atual e que possibilita maior número de combinações e de possibilidades de PIVs.
Apesar das críticas sobre o novo modelo – principalmente pela não-identificação/eliminação da tarja onde consta o nome do município em que o veículo foi licenciado e a ausência de lacre (o que facilita o furto da placas do novo padrão) – a mudança é sim necessária pelo quase que total esgotamento do modelo atual, adotado em 1990.
Em Goiás, por exemplo, o modelo atual está emplacando veículos com as combinações “RBK”
A nova placa tem o fundo branco e faixa azul na parte superior, onde estão dispostos o símbolo do Mercosul e a bandeira do Brasil.

 

Quem deve adotar a nova placa?

– Veículos novos (primeiro emplacamento)
– Substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa;
– Mudança de município ou de Unidade Federativa;
– Necessidade de instalação da segunda placa traseira

A adoção do instrumento só ocorrerá para veículos novos e para os casos de perda ou dano na placa, transferência de município e em situações em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.
Se o proprietário do veículo não precisar passar por nenhum desses procedimentos, a troca da placa não é necessária, segundo o Contran, na Resolução Nº 780/2019. Porém, o documento abre a possibilidade da adoção voluntária do novo modelo de placa.
Para cumprir a exigência do Contran e implantar o novo modelo de placas, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) publicou nessa sexta-feira (10) a portaria 12/2020, documento que regulamenta o credenciamento e atuação de empresas estampadoras e fabricantes devidamente credenciadas junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para realizar a confecção de placas de identificação veicular em Goiás.
A implantação das novas placas segue com base na Resolução n° 780/2019 do Contran com todas as alterações previstas.
Para efetivar a mudança, o Detran-GO aguardou todas as deliberações do Denatran, com o objetivo de evitar que mudanças no cenário pudessem onerar os contribuintes do estado de Goiás.
A prorrogação possibilitou que a autarquia realizasse um estudo de viabilidade, com limite de credenciamento de empresas estampadoras de placas para atender aos 246 municípios goianos.
A medida contribui para estabelecer uma concorrência ampla e justa entre as empresas do segmento, o que deve trazer benefícios diretos ao cidadão, já que com a descentralização, proprietários, por exemplo, não precisam se deslocar para outras cidades para emplacar veículo.
SEGURANÇA – Segundo o Denatran, o novo modelo traz mais segurança aos motoristas, tendo em vista que os novos itens de segurança minimizam a ocorrência de fraudes e falsificações como, por exemplo, a clonagem de placas.
A segurança é um dos principais benefícios do novo modelo de placa, uma vez que ela possui gravação a laser, efeitos visuais, número de série criptografado e QR Code, que dificultam a clonagem e facilitam a identificação de veículos roubados ou clonados em todo Mercosul.
O novo sistema amplia o número de combinações de placas, passando dos pouco mais de 175 milhões de possibilidades da placa com três letras e quatro números para 456 milhões de possibilidades a partir da adoção da quarta letra no instrumento. [Assessoria de Imprensa do Governo de Goiás]
Modelo atual (acima, na imagem) foi adotado em 1990 e está no limite do esgotamento das possibilidades de combinação alfanumérica [Foto: Reprodução/Redes Sociais]

Veja também

Botão Voltar ao topo