Uruaçu

Machadinho lidera primeira pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Uruaçu em 2024

Empresário já disputou chefia do Executivo uruaçuense em duas oportunidades [2016 e 2020] e surge novamente como potencial pré-candidato a prefeito nas eleições municipais do ano que vem: confira os números do levantamento feito pela Directa Pesquisas

Levantamento estatístico realizado pela Directa Pesquisas, de Goiânia, coloca o empresário do ramo de transporte de combustíveis Azarias Machado Neto, o Machadinho (MDB), na liderança das intenções de voto à disputa pela Prefeitura de Uruaçu, nas eleições municipais de 2024

O possível pré-candidato, como se sabe, recebeu apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em suas duas tentativas anteriores de comandar o Executivo uruaçuense, nas eleições municipais de 2016 e de 2020, vencidas pelo atual prefeito Valmir Pedro (PSDB) por uma diferença de votos bastante apertada.

ESPONTÂNEA – Para uma eventual terceira candidatura ao cargo de prefeito de Uruaçu, Machadinho aparece na pesquisa espontânea [quando o nome dos possíveis candidatos não é apresentado ao eleitor] com 10,7 pontos percentuais à frente do advogado Rodrigo Fernandes (Avante), que também integra o grupo político de Caiado na cidade do Norte.

Machadinho obteve 21,30% da preferência num universo total de 401 eleitores uruaçuenses de ambos os sexos – com idade igual ou superior a 16 anos – que foram entrevistados entre os dias 9 e 10 deste mês.

Candidato a deputado estadual nas eleições de 2022, Rodrigo Fernandes obteve 17.823 votos no total em sua estreia na disputa por um mandato eletivo representando o Norte do Estado.

Desse total, Rodrigo recebeu a confiança de 9.164 uruaçuenses (44,18%). Com o capital político alcançado no ano passado, o ex-presidente da OAB da cidade tornou-se igualmente um possível pré-candidato em potencial à sucessão de Valmir em 2024.

Assim sendo, os dados apurados pela Directa Pesquisas apontam Rodrigo Fernandes em segundo lugar ao Executivo com 10,6% dos votos. Ele, no entanto, segue adotando postura bastante reservada sobre o assunto.

OUTROS NOMES – A vereadora Maria Abadia Martins da Costa, conhecida como Bia Martins (Cidadania), também foi citada na pesquisa por 4,9% do eleitorado de Uruaçu, na terceira colocação.

Mesmo não podendo ser candidato a um terceiro mandato consecutivo, o prefeito Valmir Pedro foi lembrado por 3,4% do universo pesquisado, em quarto lugar.

Vale lembrar que, no segundo turno das eleições do passado, Valmir declarou apoio a reeleição de Caiado, de quem era opositor ferrenho.

Por isso, não será estranheza para ninguém caso o atual prefeito de Uruaçu busque apoio do governador para o futuro candidato da base política da situação em 2024.

O empresário e presidente do Diretório Municipal do União Brasil em Uruaçu, Ozires Ribeiro, foi citado por 2,8% dos entrevistados nessa mesma pesquisa da Directa, aparecendo assim na quinta posição.

Machadinho aparece na pesquisa espontânea com 10,7 pontos percentuais à frente do advogado Rodrigo Fernandes no 1º levantamento sobre possíveis pré-candidatos ao Executivo em Uruaçu, ano que vem [Foto: Captura de Tela/Directa Pesquisas – Reprodução: Excelência Notícias]
ESTIMULADA – Machadinho também lidera a pesquisa para a Prefeitura de Uruaçu quando o nome dos possíveis candidatos foi apresentado ao eleitor pelos quatro entrevistadores da Directa.

Na pesquisa estimulada para 2024 o empresário recebeu 36,2% das intenções de voto. Ou seja, exatos 14,9 pontos percentuais acima do resultado obtido na pesquisa espontânea.

Na pesquisa estimulada, Rodrigo Fernandes novamente apareceu em segundo lugar com  24,4% das intenções de voto: incremento de 13,8 pontos percentuais acima das citações espontâneas ao seu nome.

A vereadora Bia Martins, na estimulada, recebeu 9,8% da preferência dos uruaçuenses. Isso corresponde ao dobro das intenções de votos que a parlamentar alcançou na pesquisa espontânea.

Em quarto lugar, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, Francisco Carlos de Carvalho, o Chiquinho (UB), foi apontado em quarto lugar para uma eventual candidatura a prefeito, com 6,3% de preferência.

Ozires Ribeiro, por fim, apareceu novamente em quinto lugar: o empresário do ramo de transportes e logística alcançou 6,1% das intenções de voto dos uruaçuenses.

Na pesquisa estimulada, Machadinho novamente apareceu em primeiro lugar com 36,2% das intenções de voto: incremento de 14,9 pontos percentuais acima das citações espontâneas ao seu nome [Foto: Captura de Tela/Directa Pesquisas – Reprodução: Excelência Notícias]

OUTRAS INFORMAÇÕES – As entrevistas com os eleitores de Uruaçu foram realizadas em 27 bairros/setores do município, a saber: Centro, Vila Primavera, Setor Oeste, Jardim Nossa Senhora da Abadia, Xique-Xique, Vila Guimarães, Benedito Martins, São Sebastião, Setor São José, São Jorge, Vila Dourada, Bandeirantes e Bela Vista.

Também foram pesquisados os moradores da Vila União, Casego, São Vicente, Campo Formoso, Aeroporto, Vale do Sol, Rosem Parque, Santa Helena, Rio Vermelho, Ana Park, Recanto Da Serra, Parque Alvorada, Dona Elvira, Setor Sul e também na zona rural.

A margem de erro da pesquisa é de 3,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do levantamento da Directa Pesquisas é de 95%.

Veja também

Botão Voltar ao topo