Uruaçu

Hospital do Centro Norte Goiano fecha 2023 com quase 550 mil atendimentos em Uruaçu

HCN abriga a primeira ressonância magnética imersiva do Brasil, que possibilita a escolha pelo paciente de imagem para projeção e música de fundo: unidade do Governo de Goiás completou dois anos de funcionamento como hospital geral no último mês de dezembro

Conhecido como Gigante do Norte, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) – unidade do Governo de Goiás localizada em Uruaçu – realizou mais de 543 mil atendimentos humanizados à população goiana no ano passado.

Sob a administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), a unidade se consolidou em 2023 como referência em casos de média e alta complexidade para a população dos 60 municípios que integram a região, se destacando pelos serviços nas áreas de oncologia, traumatologia e gestação de alto risco.

São 283 leitos, que representam 25% do total disponível no estado, além de uma equipe médica e multiprofissional que oferece atendimento humanizado.

“Conseguimos mensurar não apenas em números o impacto positivo que o HCN traz, mas também pela competência de seus profissionais, eficácia de tratamentos, segurança e respeito às necessidades de cada paciente”, ressalta o diretor do HCN, João Batista da Cunha.

PRIMEIRA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA IMERSIVA DO BRASIL – No HCN está localizada a primeira ressonância magnética imersiva do Brasil, que possibilita a escolha pelo paciente de ambiência para projeção e música de fundo.

Desde o início do ano, foram contabilizados mais de 460 mil exames laboratoriais e de imagem.

Além disso, o Centro de Oncologia do HCN é o primeiro da rede pública estadual e realizou, somente em 2023, mais de 62 mil atendimentos oncológicos e cinco mil biópsias.  Mais de duas mil quimioterapias foram realizadas em 2023

“Tudo aconteceu muito rapidamente. Meus exames foram solicitados e realizados aqui mesmo na unidade. A equipe dispensa elogios porque é realmente ímpar. O tratamento é muito humano. São profissionais capacitados que nos apoiam. Nós, do Norte, somos muito bem assistidos”, relata a paciente oncológica Sebastiana Xavier.

GESTAÇÃO DE ALTO RISCO E UTI NEONATAL – O Centro Obstétrico do HCN possui equipe especializada para atendimento de gestantes e recém-nascidos de alto risco. Somente em 2023 a unidade realizou mais de 1.100 partos com esse grau de complexidade.

Conta com um pronto-socorro dedicado à assistência de gestantes e puérperas, além de atender casos ginecológicos e oncoginecológicos, garantindo a individualidade de cada mulher.

O HCN conta também com o projeto Parto Adequado, que possibilita partos naturais sem dor.

Ao contrário da anestesia geral, que induz um estado de inconsciência, a peri walking envolve a administração de anestésicos na medula espinhal, de uma forma que resulta na redução significativa da sensação de dor, mas mantém a sensibilidade da paciente, que permanece ativa.

CENTRO DE ONCOLOGIA DO HCN – O Centro de Oncologia do HCN foi inaugurado em junho de 2022, com o objetivo de proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado às pessoas com câncer. É o primeiro serviço da rede pública estadual destinado ao tratamento dos pacientes com câncer no estado.

O espaço conta com 21 leitos de internação, ambulatório com consultórios, salas para quimioterapia e equipe multiprofissional voltados ao tratamento clínico e cirúrgico.

A unidade também disponibiliza aos pacientes a realização de exames especializados como biópsias com punções guiadas, biópsia por congelação, com o apoio de ultrassonografia e tomografia, além de endoscopia por vias urinárias e respiratórias.

“O tratamento é muito humano. São profissionais capacitados que nos apoiam. Nós, do Norte, somos muito bem assistidos”, relata a paciente do setor de oncologia do HCN, Sebastiana Xavier [Foto: Divulgação/HCN)
HCN SE CONSOLIDA COMO UNIDADE DE REFERÊNCIA NA REGIÃO DE URUAÇU – Ao completar dois anos de funcionamento como hospital geral no último mês de dezembro, o HCN chegou ao atual e significativo estágio com a inserção de diferentes especialidades médicas, aquisição de equipamentos de última geração, construção do novo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico e implantação de novos serviços e atividades relacionadas à sustentabilidade.

O Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, enfatiza que o pleno funcionamento do HCN contribui para o avanço do processo de regionalização da Saúde.

“Os moradores dos municípios da Macrorregião Centro-Norte não precisam mais passar pelo estresse dos grandes deslocamentos para o tratamento dos casos graves de saúde”, destaca.

Para se ter uma ideia da importância da unidade para a região, de setembro de 2022 a setembro de 2023, foram realizados 142.817 atendimentos, com 7.538 cirurgias realizadas, sendo 35% ortopédicas. Na oncologia, foram 12.498 atendimentos realizados, com 3.711 biópsias e 603 cirurgias.

HISTÓRICO – O hospital em Uruaçu foi aberto ao público pelo Governo de Goiás em março de 2021, no auge da pandemia da Covid-19.

Durante oito meses, a unidade funcionou como Hospital de Campanha, destinado ao acolhimento e tratamento das pessoas com coronavírus.

Na solenidade que marcou a alteração do perfil da unidade para hospital geral, o governador Ronaldo Caiado acentuou que o HCN se consolidaria como “Gigante do Norte” com importantes serviços e ações implantadas gradativamente, contemplando a população. [Informações das assessorias de imprensa do IMED e da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás]

NÚMEROS GRANDIOSOS – Centro de Oncologia do HCN é o primeiro da rede pública estadual e realizou, somente em 2023, mais de 62 mil atendimentos oncológicos , 5 mil biópsias. e mais de 2.000 sessões de quimioterapia [Foto: Divulgação/HCN]

Veja também

Botão Voltar ao topo