Uruaçu

Cauteloso durante visita, Caiado evita dar prazo ao pleno funcionamento do Hospital Regional

Um dia após abertura da Policlínica de Posse, no Nordeste Goiano, Caiado disse em Uruaçu que regionalização da saúde é prioridade em seu governo: obra do Hemu foi retomada dia 17 de fevereiro e com dinheiro no caixa da Goinfra, segundo ele

Acompanhado do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, o governador Ronaldo Caiado (DEM) inspecionou na manhã desta terça-feira (3) as obras do Hospital Regional de Uruaçu, que foram retomadas pelo Governo do Estado no último dia 17 de fevereiro através da Agência Goiana de Obras e Infraestrutura (Goinfra).

Todavia, Caiado foi comedido e preferiu não estipular prazo exato ao pleno funcionamento do gigantesco complexo hospitalar que garantirá atendimento de média e alta complexidades às cidades do Norte de Goiás.

SEM REBOCO – Sala inacabada do Hospital Regional sendo vistoriada por Caiado e pelo secretário Ismael (Saúde) na visita ao complexo, em Uruaçu [Foto: Excelência Notícias]
Caiado fez previsão apenas para a entrega da estrutura física: até dezembro deste ano, pelo menos.

Na visita que fez a Uruaçu, em junho do ano passado, o governador estimou serem necessários R$ 64 milhões ao término da obra, metade na construção civil propriamente dita; e a outra metade em equipamentos médicos.

“Eu, ao determinar ma obra, determino que o dinheiro esteja empenhado. Agora, a partir daí, esse cronograma tem que ser cumprido pela empresa que está à frente. O depósito já foi feito, o dinheiro já está na Goinfra e a empresa já está aqui. A programação deles, eu espero seja cumprida. Essa programação será cobrada por nós”, garantiu, na entrevista coletiva à imprensa.

Ladeado pelo pré-candidato a prefeito de Uruaçu, Azarias Machado, o Machadinho (DEM), Caiado faz observações de ordem técnica sobre a construção do Hospital Regional [Foto: Excelência Notícias]

Oficialmente denominado “Hospital Geral e Maternidade de Uruaçu Maria Pires Perillo” – para comportar 283 leitos, sendo 238 somente para internação, com 20 vagas de UTI Adulto – o prédio teve suas obras paralisadas em meados de 2018 na gestão do então governador José Eliton Júnior (PSDB), derrotado por Caiado ainda no primeiro turno da eleição estadual daquele ano.

“Não é justo o que era feito para com a população: o único atendimento (do Governo do Estado) era colocar o paciente numa ambulância e pedir a Deus para que tivesse algum lugar para ser internado em Goiânia. Isso perdurou por 20 anos.”, criticou o governador, na entrevista coletiva à imprensa da capital e da região.

UMA GESTAÇÃO – Nove meses após a primeira inspeção que fez às obras inacabadas do Hospital Regional de Uruaçu, Caiado voltou ao Norte do Estado para atestar que obras agora estão fluindo bem [Foto: Excelência Notícias}

DINHEIRO EM CAIXA – Para a execução da obra, Caiado garantiu que o dinheiro já está em caixa – empenhado e depositado na conta da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – não restando mais nenhum impedimento à sua continuidade de forma definitiva.

“Essa obra ficou aqui parada por 905 dias. No momento em que o governo Ronaldo Caiado determina uma obra, vocês podem saber que ela não será eleitoreira. E no momento que ela for inaugurada, ela vai ser inaugurada de verdade. Ou seja, o cidadão vai poder usufruir daquilo que o meu governo se comprometer a fazer”, disse Caiado, em outro trecho da coletiva aos jornalistas.

Assediado o tempo todo por seus principais apoiadores no Norte do Estado, Caiado saúda companheiros que o ajudaram a vencer as eleições estaduais em 2018, na visita a Uruaçu [Foto: Excelência Notícias]

Em Uruaçu, onde percorreu com a comitiva todo o interior do hospital em construção, Caiado constatou o bom andamento das obras; conversou com os operários e destacou a construção do prédio administrativo do hospital – com quatro andares, que antes não existia – erguido e praticamente pronto.

Fora isso, o democrata anunciou a construção de Policlínicas em Niquelândia e em Porangatu, para dar continuidade ao que ele chamou de “processo de regionalização da saúde” priorizado por seu governo em todas as regiões do Estado.

Caiado disse, em Uruaçu, que todas as obra anunciadas por ele em seu governo serão inauguradas e colocadas ao real atendimento dos goianos [Foto: Excelência Notícias]
Para a inauguração da Policlínica de Posse, o governador disse em Uruaçu que aguarda confirmação do Palácio do Planalto à presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na principal cidade do Nordeste do Estado, às margens da BR-020.

COMITIVA – Além do secretário Ismael Alexandrino, Caiado se fez acompanhar do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Marcos Cabral (ex-prefeito de Santa Terezinha de Goiás), do deputado federal José Mário Schreiner (DEM) e dos deputados estaduais Cairo Salim (PROS), Julio Pina e Charles Bento, ambos do PRTB.

NA COMITIVA – O deputado federal José Mário Schereiner (DEM), atual presidente da Faeg, conversa nos corredores do Hospital Regional em Uruaçu com o atual presidente da Codego, Marcos Cabral [Foto: Excelência Notícias]

Diante da comitiva, Caiado agradeceu à bancada goiana no Congresso Nacional e, especialmente, à sua base na Assembleia Legislativa, ocasião em que também garantiu já ter empenhado o dinheiro para pagamento da empreiteira que executa a obra em Uruaçu.

“Devo muito aos meus deputados estaduais, que trabalharam arduamente para que pudéssemos ter orçamento para poder fazer com que isso (a retomada das obras) se tornasse realidade”, afirmou o governador.

Ismael Alexandrino (Saúde), governador Ronaldo Caiado e o deputado estadual Júlio Pina, na área externa do Hospital Regional, em Uruaçu [Foto: Excelência Notícias]

REPERCUSSÃO – O presidente do DEM de Niquelândia, Evaldo Rincon – pré-candidato do partido a prefeito da cidade do Norte – também integrou a comitiva que prestigiou o governador em sua inspeção técnica ao Hospital Regional de Uruaçu nesta terça-feira.

“Aqui está a diferença do político sério. Estamos vendo o nosso governador fazendo uma visita, já com recursos alocados pela Goinfra; e com a empresa determinada para concluir essa obra a Goinfra. Isso é seriedade na política. Como ele mesmo disse hoje, a conclusão agora depende exclusivamente do cronograma da empresa executora da obra. E o governador só vai inaugurar na hora que já estiver funcionando. Isso é a seriedade de um bom gestor. Nós o parabenizamos por isso”, disse Evaldo Rincon.

DEM DE NIQUELÂNDIA PRESTIGIADO – Carlos da Líder [à esq] esteve em Uruaçu para encontro reservado com Caiado, que também deu atenção especial para Evaldo Rincon e sua esposa Iris Rincon, vereadora pelo PDT [Foto: Excelência Notícias]

Para o pré-candidato a prefeito, uma vez concluído, o Hospital Regional de Uruaçu será uma obra muito importante para Niquelândia, distante apenas 90 quilômetros do futuro complexo.

“Esse hospital em Uruaçu será fundamental para Niquelândia, pois irá desafogar todo o nosso sistema de saúde, no tocante à exames; e cirurgias de média e alta complexidade. Tenho muita esperança de que daqui a um ano esse hospital estará funcionando a pleno vapor aqui em Uruaçu”, afirmou Evaldo. (Jaldene Nunes)

NA CASA DE MACHADINHO – Evaldo Rincon, Ronaldo Caiado, Orimar Siqueira (Traíras) e Iris Rincon [Foto: Excelência Notícias]

300 QUILÔMETROS A MENOS, AFIRMAM PIQUI E JÚLIO PINA

O deputado estadual Júlio Pina (PRTB) também esteve em Uruaçu, na visita de Caiado às obras do Hospital Regional, acompanhado do vereador e seu fiel-escudeiro em Niquelândia, Erivaldo Mendanha da Silva, o Piqui (PSD).

Segundo o vereador, a enorme dependência de Niquelândia em relação aos atendimentos de urgência e emergência dos hospitais de média e alta complexidade de Anápolis e de Goiânia sempre colocou as vida dos moradores da cidade em risco; seja por agravamento do quadro clínico durante o transporte por ambulâncias por quase 300 quilômetros; e também pela possibilidade de acidentes na rodovia BR-414, durante esse trajeto para salvar os pacientes locais.

EXPECTATIVA BOA PARA NIQUELÂNDIA – Para o vereador Piqui [à direita], parceria estabelecida por ele com o deputado Júlio Pina nas eleições estaduais de 2018 é motivo de orgulho de esperança para que a cidade tenha dias melhores em termos de obras e benefícios, dada essa representatividade que Pina assegura para Niquelândia na Assembleia Legislativa, na capital [Foto: Excelência Notícias]
TRABALHO ÁRDUO – “Para mim, foi uma felicidade muito grande estar aqui em Uruaçu e saber que esta grande obra, desse hospital da região Norte, vai realmente funcionar em breve. Como o próprio governador disse, o dinheiro já está em caixa para isso. Foi um trabalho muito grande que nós (os deputados estaduais) fizemos ao longo do ano passado, garantindo que a obra fosse retomada no último dia 17. Isso foi muito positivo”, avaliou o deputado Júlio Pina, em entrevista exclusiva ao Excelência Notícias. (Euclides Oliveira)

Ronaldo Caiado durante reunião com lideranças de Niquelândia na casa de Machadinho, em Uruaçu: prestigiado, Carlos da Líder sentou-se ao lado do governador [Foto: Excelência Notícias]

CAIADO TEVE AGENDA PRIVADA COM LIDERANÇAS DA REGIÃO

Em Uruaçu – durante toda a tarde desta terça-feira, além de vistoriar as obras do Hospital Regional – o governador Ronaldo Caiado conversou isoladamente com lideranças de vários municípios na residência do empresário e pré-candidato a prefeito de Uruaçu, Azarias Machado Neto, o Machadinho (DEM).

Foram encontros de aproximadamente meia hora cada um, para discussões de questões políticas locais de cada cidade, sem a presença da imprensa.

Apenas fotos foram permitidas, após Caiado dialogar com seus apoiadores regionais sobre a estratégia às eleições municipais de 2020 em suas respectivas localidades.

Elizângela Ribeiro Alves [Imagem Clínica e Sindicato Rural] em momento de pura sintonia com o governador Ronaldo Caiado, em Uruaçu [Foto: Excelência Notícias]
NIQUELÂNDIA PRESENTE – Além do pré-candidato a prefeito Evaldo Rincon (DEM) – já citado nesta reportagem, sempre ladeado por sua esposa e vereadora Iris Rincon (PDT) – Caiado conversou à portas fechadas com demais lideranças políticas de Niquelândia.

Sentado ao lado de Caiado – de frente à seleta plateia, mas em notória posição de destaque – estava o empresário Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (DEM).

XARÁ – Ronaldo Caiado demonstrou entusiasmo em seu encontro com o empresário Ronaldo Fernandes da Silva, atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia/ACIN [Foto: Excelência Notícias]
Também pré-candidato a prefeito da cidade pelo DEM, Carlos é o mais antigo e histórico apoiador de Caiado em Niquelândia.

Também se fizeram presentes, nesse encontro privado com o governador, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), Ronaldo Fernandes da Silva; o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, Diego Coelho; e a empresária Elizângela Ribeiro Alves, sócia-proprietária da Imagem Clínica e que também integra a diretoria da entidade ruralista do município, dentre outras lideranças locais, (Euclides Oliveira)

FOTO OFICIAL – Comitiva de Niquelândia na foto oficial com o governador Ronaldo Caiado/DEM, ao final da reunião a portas fechadas na casa de Azarias Machado, em Uruaçu [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo