Minaçu

Em Minaçu, Gracinha Caiado anuncia investimento de R$ 1,8 milhão para impulsionar piscicultura no Norte

Evento realizado na terça-feira/27 na Praia do Sol também marcou o lançamento dos programas Mais Crédito e Mais Empregos como incentivos à retomada econômica no período pós-pandemia: ações focadas no cooperativismo e qualificação de produtores

Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás, a primeira-dama Gracinha Caiado esteve na Praia do Sol em Minaçu, na terça-feira/27, para destinar R$ 1,8 milhão à estruturação de um frigorífico de beneficiamento de tilápia no município do Norte do Estado.

Os recursos são do Fundo de Fomento à Mineração (Funmineral); e garantirão a aquisição de veículos, itens de assistência técnica, tanques, ração, dentre outros equipamentos dentro do Projeto Agro é Social, voltado à psicultura; e foi anunciado paralelamente ao lançamento dos programas Mais Crédito e Mais Empregos.

O município de Minaçu é o segundo no interior do Estado a receber o programa executado pela Secretaria de Estado da Retomada, em conjunto com a Agência de Fomento de Goiás (Goiás Fomento;) e, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Goiás (Fecomércio)

Presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a primeira-dama do Estado citou a entrega de 300 tanques para ampliar o potencial de produção para mais de 135 toneladas de peixe, por semestre. Em janeiro deste ano, foram entregues cerca de 30 tanques-rede na cidade.

Por seu turno, os programas Mais Crédito e Mais Empregos são iniciativas para a recuperação financeira de pequenos empreendedores e de qualificação profissional em Minaçu, com foco nas demandas de mão de obra.

Na programação estão previstas ainda a constituição da cooperativa local, além de formações, com palestra sobre cooperativismo e cursos voltados aos piscicultores minaçuenses.

Com a medida, a comercialização do produto passa a estar em conformidade com a legislação vigente e parâmetros de segurança alimentar.

O objetivo do investimento é também captar pessoas em vulnerabilidade social que tenham interesse em iniciar na produção de pescado e dar mais suporte aos piscicultores que já atuavam no Lago de Cana Brava, em Minaçu.

“Estamos aqui para falar de renda, superação e da retomada da economia. Vamos aquecer o comércio local, garantindo renda para família e alimento de qualidade. É assim que nós trabalhamos, é assim que o governador Ronaldo Caiado administra, em parceria e, principalmente, com resultados”, comemorou a primeira-dama, na abertura do encontro.

De acordo com o secretário estadual da Retomada, César Moura, que o investimento deve gerar aproximadamente 2 mil empregos diretos e indiretos em Minaçu.

“É nosso trabalho não deixar um município dependente de uma única atividade econômica”, ressaltou ele.

As ações de fomento são aliadas à capacitação oferecida em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Minaçu, como se sabe, sofreu forte retração econômica após a paralisação definitiva das atividades de mineração da Sama, que extraía amianto crisotila na cidade.

O prefeito de Minaçu, Zilmar Duarte, agradeceu a atenção que o governador Ronaldo Caiado oferece ao município desde a época em que ocupou mandatos de deputado federal e senador, representando Goiás no Congresso Nacional.

Zilmarzinho, como é conhecido na cidade, ressaltou a importância da piscicultura como eixo de sustentação da economia e desenvolvimento social.

“É um pilar que pode se igualar à condição da mineração. Com a parceria do governo do Estado, espero que nossa cidade consiga alavancar a piscicultura, já que estamos localizados entre lagos [Serra da Mesa e Cana Brava] e temos a melhor condição à criação de tilápia de todo o Brasil”, enfatizou o prefeito da cidade do Norte.

O lançamento do projeto teve ainda a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto; e do presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo de Paula Rezende. As pastas integram o trabalho conjunto do governo na região de Minaçu. [Com informações da Secretaria Estadual de Comunicação/Secom – Governo de Goiás]

FORTE INCREMENTO – Estado entregou cerca de 300 novos tanques-rede para ampliar o potencial de produção para mais de 135 toneladas de peixe, por semestre, em Minaçu [Foto: DIvulgação/Secom-GO]

Veja também

Botão Voltar ao topo