Minaçu

Mineração Serra Verde promove 5ª Reunião Técnica com a comunidade de Minaçu sobre extração de terras raras

Evento na cidade do Norte terá a presença do vice-presidente Luciano Borges, acompanhado por gerentes da área ESG da mineradora: oportunidade ímpar para a prestação de contas sobre o andamento da construção da planta e ações de natureza sócio-ambiental

A Mineração Serra Verde promoverá a V Reunião Técnica com a Comunidade, presencialmente, nesta quarta-feira/30, no Centro de Cultura de Minaçu. Aberto ao público, o encontro semestral seguirá todos os protocolos e medidas de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) contra a Covid-19.

O evento servirá para informar sobre o status do projeto de extração de terras raras à comunidade minaçuense, sob condução do vice-presidente da mineradora, Luciano Borges e gerentes das áreas socioambientais.

Assim como nas outras edições, a Reunião Técnica com a Comunidade é uma forma de prestar contas à sociedade, em conformidade com os princípios da Verdade e Transparência, valores primordiais do Código de Ética da Serra Verde.

Na ocasião, a equipe falará sobre as atividades da mineradora, seus projetos de desenvolvimento econômico, ações já realizadas e outras que ainda serão implementadas, visando o benefício da comunidade.

O conteúdo a ser apresentado no encontro também destacará os programas de responsabilidades sociais e ambientais, incluindo  o desempenho e os objetivos já alcançados pela empresa no atual estágio de construção. 

“Criamos dentro da empresa uma disposição para o fortalecimento contínuo do diálogo e da parceria com a comunidade. Com isso, estamos consolidando, progressivamente, a atitude de cuidarmos uns dos outros como princípio básico da cooperação com a comunidade. Como o projeto está em fase de construção e tem uma interface muito grande com os moradores locais, nosso objetivo será sempre assegurar uma comunicação transparente e clara”, afirma Luciano Borges. 

 O QUE SÃO TERRAS RARAS?  As terras raras são um conjunto de 17 elementos da tabela periódica, produzidas e consumidas majoritariamente na China.

Altamente estratégicos, são largamente utilizados como insumos para indústrias de alta tecnologia com foco em energia limpa e telemobilidade.

Dentre esses insumos, podemos citar os lasers de aplicação industrial e médica; equipamentos de tomografia; e as cerâmicas e ligas metálicas especiais.

Destaca-se, principalmente, na produção de super-ímãs, indispensáveis á produção de veículos elétricos e turbinas eólicas.

O depósito encontrado em Minaçu é considerado especial, por sua concentração de argilas iônicas enriquecidas em terras raras.

De acordo com a empresa, tal característica propicia maior segurança ambiental na extração e processamento do minério, além de conferir alta pureza – acima de 92% – com qualidade semelhante aos melhores concentrados produzidos na China. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Mineração Serra Verde, em São Paulo/SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo