Minaçu

Novembro Azul: Mineração Serra Verde disponibiliza consultas urológicas e exames para homens de Minaçu

Ações da campanha realizada anualmente neste mês visam desmitificar tabus e conscientizar sobre os cuidados e prevenção ao câncer de próstata, tipo mais frequente da doença em homens no Brasil depois do câncer de pele

Com o objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a prevenção do câncer de próstata, a Mineração Serra Verde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima quinta-feira/17 na Unidade de Saúde ESF 5 Primavera, a Campanha Novembro Azul.

No dia, moradores do município de Minaçu poderão obter atendimento médico, de forma gratuita, em consultas com o urologista. Também poderão ser agendados, para o mês inteiro e sem custos, os exames de sangue (PSA) e ultrassonografia de próstata.

No total, serão ofertadas 100 vagas para o exame PSA e 100 para ultrassonografia de próstata, tudo custeado pela mineradora, incluindo as consultas.

“O médico atenderá 30 pacientes no período da manhã, a partir das 8h, priorizando aqueles que já estão com os resultados dos exames. Para quem não conseguir passar em consulta no dia, será possível apresentar os resultados para os médicos clínicos, que encaminharão para o agendamento com o especialista em urologia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Minaçu, Francine Machado,

“Nós temos um plano de trabalho para a área de saúde e higiene ocupacional que envolve não só colaboradores, mas também a comunidade. Por isso não poderíamos fazer diferente em novembro. Além de disponibilizar atendimentos com especialistas, dentro e fora da empresa, nosso objetivo é conscientizar e incentivar, por meio da doação dos exames, que os homens não deixem de se cuidar por falta de vaga ou de dinheiro para pagar um atendimento particular. Reafirmamos que a Serra Verde seguirá zelando pela saúde e bem-estar dos moradores. Não há como ser uma empresa sustentável sem cuidar da comunidade”, afirmou o gerente de HSOS da Mineração Serra Verde, José Zamonaro.

ESTATÍSTICAS –  Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele.

Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos preferem não conversar sobre esse assunto.

E o risco aumenta com o avançar da idade. No país, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Dentre os sintomas principais, destacam-se a dificuldade de urinar, diminuição do jato e presença de sangue na urina e necessidade de ir ao banheiro mais vezes durante o dia ou à noite. [Informações da Assessoria de Imprensa da Mineração Serra Verde, em São Paulo/SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo