Minaçu

Mineração Serra Verde oferece curso de operação de máquinas pesadas para mulheres em Minaçu

Empenhada nessa mudança de postura da indústria mineral, mineradora está ofertando 40 vagas para o curso às mulheres que desejam atuar em grandes empreendimentos do setor

Conquistar uma vaga de emprego pode ser um desafio para muitas mulheres, principalmente para aquelas que almejam atuar em ambientes predominantemente ocupados por homens.

Mas esta realidade já está mudando: é o que mostra o 1º Relatório de Progresso do Plano de Ação de Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração, realizado pelo movimento Women In Mining Brasil (WIMBrasil), que aponta um aumento dessa participação em 2021.

De acordo com o documento, 15% da força de trabalho no setor é feminina, o que representa uma alta de dois pontos percentuais na comparação com 2020.

Empenhada nessa mudança de postura da indústria mineral em relação à igualdade, diversidade e inclusão, a Mineração Serra Verde (SVPM) ofertará 40 vagas para o curso de formação de operadoras de máquinas pesadas para quem desejar se profissionalizar para atuar em grandes empreendimentos.

O cursoexclusivo para mulheres, será realizado em parceria com o SENAI Minaçu e as inscrições poderão até o próximo dia 27 de março no site da Mineração Serra Verde.

De acordo com Hellen Matos, gerente de desenvolvimento humano e organizacional da Serra Verde, a proposta é capacitar e incentivar mais mulheres a se candidatarem para vagas disponíveis na área operacional da mineradora.

Hellen ressalta que a empresa pretende desenvolver iniciativas que possibilitem esse aumento, tanto no ambiente administrativo como operacional.

“Mesmo com a operação de terras raras ainda não iniciada – a previsão é para este ano – já temos 54 funcionárias mulheres na SVPM. Queremos ter a possibilidade de receber mais currículos de mulheres e colocar o nosso programa de diversidade em prática para ver ainda mais mulheres exercendo cargos de liderança e de operadoras, dentro da mina”, afirmou a gerente.

Para se candidatar ao curso, é preciso ter 21 anos de idade ou mais, carteira de habilitação na categoria B ou D, no mínimo, há dois anos e disponibilidade para as aulas presenciais.

A analista ambiental da mineração Serra Verde, Ritielle Milhomem, afirma que atuar no setor minerário é um orgulho e uma grande conquista profissional e pessoal.

“Também me formei no curso técnico em Mineração pelo Senai Minaçu e, logo que conclui, consegui a vaga da SVPM. Após a minha contratação, pude concluir minha graduação e pós-graduação na área, e a Serra Verde me deu uma nova oportunidade e espaço para atuar como analista. Sou muito grata por estar em uma empresa que ouviu meus anseios, me ajudou a superar os desafios e me possibilitou atuar em um cargo que exige muita responsabilidade”, detalhou a analista ambiental. [Informações da Assessoria de Imprensa da Mineração Serra Verde, em São Paulo/SP]

Hellen Matos é a atual gerente de desenvolvimento humano e organizacional da Serra Verde, em Minaçu [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo