Minaçu

Mineração Serra Verde inicia produção comercial de terras raras em Minaçu: produção pode dobrar até 2030

Com contratos de compra já estabelecidos para uma grande parte da produção planejada, a Serra Verde também tem como objetivo ser a fornecedora mais sustentável de terras raras do mundo

A Mineração Serra Verde iniciou a produção comercial do concentrado misto de terras raras da Fase I de seu depósito Pela Ema em Minaçu, no Norte do Estado.

O composto mineral é utilizado na fabricação de ímãs permanentes de alta eficiência, necessários para motores de veículos elétricos e geradores de turbinas eólicas.

Uma vez que atingir a capacidade total de operação, espera-se que a Serra Verde produza pelo menos 5.000 toneladas por ano de óxido de terras raras na cidade, que dista 520 quilômetros de Goiânia

O Pela Ema é um grande depósito de argila iônica, com uma vida útil longa, que contém uma proporção elevada de terras raras pesadas e leves de alto valor.

No depósito, são encontrados neodímio (Nd), praseodímio (Pr), térbio (Tb) e disprósio (Dy), que são essenciais para a transição energética.

Com isso, a Mineração Serra Verde tem desenvolvido estudos visando aumentar a capacidade da Fase I na região, por meio da otimização da planta.

Além disso, a mineradora avalia o potencial para uma nova expansão (Fase II), que poderá dobrar a produção bruta antes de 2030.

Com contratos de compra já estabelecidos para uma grande parte da produção planejada, a Serra Verde também tem como objetivo ser a fornecedora mais sustentável de terras raras do mundo.

Para tanto, fará o devido aproveitamento das credenciais superiores de sustentabilidade de suas operações e com base em padrões operacionais de classe mundial.

PIONEIRISMO – Presidente da Serra Verde Pesquisa e Mineração e COO do Grupo Serra Verde, Ricardo Grossi mensurou o orgulho da empresa em se tornar a primeiro produtor em larga escala de terras raras do Brasil, marcando assim uma nova fase na história de mineração do país.

De acordo com o executivo, no decorrer do desenvolvimento das operações, o objetivo da Mineração Serra Verde em Minaçu é fazer com que o projeto seja sustentável do mundo em seu segmento com a possibilidade real de criar benefícios mensuráveis para todos os interessados.

“O início da produção comercial é uma conquista muito importante, e gostaria de agradecer a todos os membros da equipe da Serra Verde que nos ajudaram a atingir este marco crucial”, afirmou Ricardo Grossi.

BAIXO RISCO – A Serra Verde utiliza técnicas de mineração a céu aberto de baixo risco operacional e tecnologias de processamento simples e consolidadas.

Sem o uso de produtos químicos perigosos, os custos operacionais são mais baixos e os impactos ambientais também são reduzidos.

O fornecimento de eletricidade da Serra Verde é totalmente proveniente de fontes de energia renovável.

Outra vantagem da localização da operação é a tradição da atividade minerária em Minaçu, que possui mão de obra especializada e fácil acesso à infraestrutura rodoviária e portuária.

De acordo com Thras Moraitis, CEO da Serra Verde, o início da produção comercial é um marco crucial no desenvolvimento das ações seguintes do projeto, por tratar-se da única empresa fora da Ásia a produzir em grande escala as quatro terras raras utilizadas na fabricação de ímãs permanentes.

“Nosso produto pode desempenhar um papel fundamental no apoio ao crescimento da produção de veículos elétricos e turbinas eólicas, elementos essenciais para a transição energética. À medida que nos preparamos para atingir a capacidade nominal, a Serra Verde também está trabalhando para estabelecer parcerias na cadeia produtiva a fim de apoiar o estabelecimento de cadeias de abastecimento sustentáveis e de longo prazo”, afirmou o CEO da mineradora.

[Com informações da Assessoria de Imprensa da Mineração Serra Verde em São Paulo/SP, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias em Niquelândia/GO]

Veja também

Botão Voltar ao topo