Eleições 2020Mundo Novo

Aliados do prefeito Hélcio Oliveira, três vereadores são cotados à disputa pelo Executivo em Mundo Novo

Hélcio administra cidade desde janeiro de 2013 e não pode disputar a reeleição: aceitação dos nomes dos vereadores Lindomar Dias, Vagner Dias e Marlene Lourenço será avaliada em pesquisas com a comunidade, objetivando a continuidade das ações desenvolvidas nos últimos sete anos pelo atual prefeito

Depois de oito anos e dois bem-sucedidos mandatos como prefeito de Mundo Novo, Hélcio Oliveira (Progressistas) sabe que precisa ter um aliado à altura do seu desempenho, à frente da chefia do Executivo no ano que vem, para dar bom destino ao Orçamento Municipal fixado em R$ 18 milhões neste ano.

Ao Portal Excelência Notícias, em entrevista exclusiva na última semana, o prefeito da cidade do Vale do Araguaia afirmou que faz seguidas avaliações da conjuntura política da pacata cidade para definir o nome que irá encabeçar a chapa governista às eleições municipais de outubro. A definição definitiva está prevista para o dia 30 de maio.

De acordo com o prefeito, o nome do “eleito” em sua base aliada sairá da Câmara Municipal de Mundo Novo. Dois vereadores, pré-candidatos, são irmãos: Lindomar Dias Nunes, que cumpre seu mandato; e Vagner Dias Nunes, um longevo político da cidade, atualmente no sexto mandato no Legislativo.

Ambos deixaram recentemente o PSC e agora estão filiados ao Progressistas [antigo PP]. Hélcio seguiu o mesmo rumo partidário; e também migrou para o Progressistas, ao desligar-se do Partido Liberal [o PL, fusão do antigo PR com o Prona].

Segundo o prefeito, a ida dele e dos dois vereadores para o Progressistas é um gesto de gratidão ao deputado federal Adriano do Baldy, uma vez que Mundo Novo foi agraciada com oito frentes de serviço à melhoria da vida da população local no mandato do então deputado federal e ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy, no governo do então presidente Michel Temer (MDB).

LINDOMAR NO PÁREO – Em recente evento em Mundo Novo, Lindomar Dias cumprimenta o prefeito Hélcio Oliveira: vereador está na lista dos ‘prefeitáveis’ do grupo da situação local  [Foto: Marcelo Silva/Midiaraguaia]

Por fim, a vereadora Marlene Lourenço (do Republicanos, antigo PRB) – filha do primeiro prefeito de Mundo Novo, Valentim Lourenço – também colocou seu nome à disposição do prefeito Hélcio Oliveira para tentar sucedê-lo.

Marlene pode se tornar a segunda mulher a administrar a cidade em que seu pai participou ativamente do processo de emancipação de Crixás, em junho de 1980.

A primeira mulher a governar Mundo Novo foi Bia Azambuja, irmã do atual prefeito, entre 2005 e 2008.

COMO SERÁ A DEFINIÇÃO? – Eles [Lindomar, Vagner e Marlene] já foram testados nas urnas e são três excelentes nomes [ao cargo de prefeito] por serem pessoas compromissadas com Mundo Novo. Eu me sinto feliz em saber que, após meus dois mandatos, termos essa gama favorável de possibilidades na nossa cidade. E o processo [de escolha] será democrático, como sempre foi dentro do nosso grupo político, através de pesquisas em que a comunidade irá nos indicar a melhor opção para que nós possamos abraçar. Porém, tenho a certeza de que, independentemente de quem for o escolhido, nosso grupo continuará forte e unido em torno desse projeto. A partir do momento em que eu firmar esse compromisso, meu único objetivo será andar de casa em casa para cumprir esse compromisso”, afirmou o prefeito de Mundo Novo.

Além de descartar qualquer possibilidade de ‘racha’ após a indicação do pré-candidato à sua sucessão, Hélcio Oliveira fez questão de ressaltar que o processo político é sempre muito bem compreendido pelo eleitor de Mundo Novo, quando consideradas suas próprias vitórias nas eleições municipais de 2012 e de 2016.

DEPOIS DO PAI, ELA QUER FAZER HISTÓRIA – Marlene Lourenço, também vereadora em Mundo Novo, também conta com a simpatia do prefeito Hélcio Oliveira para sucedê-lo [Foto: Marcelo Silva/Midiaraguaia]
“Nunca houve divisão no nosso grupo. É algo que já foi provado ao longo do tempo”, garantiu. Segundo Hélcio, o sucesso do próximo administrador da cidade será definido pela paixão a ser demonstrada no zelo do dinheiro público do Poder Executivo; e também em viver a cidade com toda a intensidade que ela merece, para que Mundo Novo possa continuar progredindo.

EM DEFESA DA CONTINUIDADE – “Eu, por exemplo, não faço outra atividade, a não ser planejar e executar as ações que a comunidade espera de nós, como gestor. Tenho o privilégio de, ao final do meu segundo mandato, pegar os meus dois Planos de Governo e não conseguir encontrar algum item que não foi honrado em favor do bem-estar dos nossos moradores. Então, o próximo prefeito de Mundo Novo precisa ter, acima de tudo, amor pela nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Apesar dos progressos que aponta ter conseguido nos últimos anos na área da Habitação, Hélcio Oliveira entende que a gestão 2021-2024 precisará dar sequência aos investimentos em moradias populares, já que a cidade ainda possui grande déficit de casas para que as famílias mais carentes realizem o sonho da casa própria e saiam do aluguel.

O RECORDISTA – Após seis mandatos como vereador, Vagner Dias [no microfone] aposta em sua trajetória política em Mundo Novo para conquistar apoio do prefeito Hélcio Oliveira  [Foto: Marcelo Silva/Midiaraguaia]

O QUE FOI FEITO – De acordo com o atual prefeito de Mundo Novo, seu sucessor no Poder Executivo encontrará uma administração bem equacionada, dada a implementação do Plano de Carreira do funcionalismo público municipal com as adequações salariais que se faziam necessárias; e com um concurso público em andamento ao preenchimento de vagas em setores estratégicos da Educação e da Saúde, por exemplo.

“Na área de infraestrutura urbana, hoje contamos com uma frota totalmente renovada em termos de veículos e máquinas. Nosso Hospital Municipal está muito bem equipado, com nove especialidades médicas dando atendimento à população. O próximo prefeito que der sequência ao trabalho que estamos executando, com certeza, será um gestor que terá muito sucesso”, comentou Hélcio Oliveira.

Em outras frentes de trabalho, para que a arrecadação de Mundo Novo supere a estimativa de R$ 18 milhões neste ano, o prefeito disse que buscou, de forma sistemática, o incremento de recuperação de receitas provenientes do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); captação de recursos do Governo Federal, especialmente para o custeio na área da Saúde, com o apoio da deputada federal Magda Mofatto (PL).

“Os recursos para o pagamento desses profissionais já estão na conta do nosso Fundo Municipal de Saúde (FMS), para que possamos honrar todos os nossos compromissos com os servidores desta área até o dia 31 de dezembro deste ano, quando terminará meu mandato. Por isso é que aproveito a oportunidade para agradecer o apoio da nossa Câmara Municipal, pois os nove vereadores trabalham juntos pela administração da cidade. Temos vereadores que, mesmo na oposição, conseguiram recursos para Mundo Novo”, garantiu o prefeito.

AVANÇOS EM MUNDO NOVO – Participativo e dono de habilidade ímpar em seus pronunciamentos, Hélcio Oliveira encerra segundo mandato no final deste ano: esperança é fazer o sucessor [Foto: Marcelo Silva/Midiaraguaia]
A RELAÇÃO COM CAIADO – Segundo o prefeito de Mundo Novo, governo municipal que preza pelo bem-estar de sua população não deve fazer oposição ao governo estadual, hoje personificado na figura do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Hélcio afirmou que, democraticamente, respeita a escolha feita pela comunidade em 2018 [Caiado teve 71,50% dos votos válidos de Mundo Novo, alcançando a confiança de 2.356 eleitores locais]; e que, justamente, por esse fato, pauta sua relação política com o Governo de Goiás da forma mais respeitosa e mais institucional possível.

“Eu sempre valorizo muito o cumprimento da palavra que o governador está tendo com os municípios, principalmente no que diz respeito ao repasse regular dos recursos da Saúde, que estão sendo pagos integralmente no mandato dele [Caiado]; e também nos repasses do transporte escolar, inclusive quitando valores atrasados [do governo anterior]. Esses fatos, para nós, fazem com que nossa relação com o governador seja muito profícua e proveitosa, à parte das questões partidárias. Tenho meu lado político, sou muito grato ao ex-governador Marconi [Perillo] – que mudou Mundo Novo da água para o vinho – mas não faço oposição ao atual governo”, relatou o prefeito de Mundo Novo, na entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias.

SENSIBILIDADE – “O próximo prefeito de Mundo Novo precisa ter, acima de tudo, amor pela nossa cidade”, afirmou Hélcio Oliveira, ao Portal Excelência Notícias [Foto: Marcelo Silva/Midiaraguaia]

Veja também

Botão Voltar ao topo