Eleições 2020Niquelândia

Reeleito com 9.135 votos, prefeito Fernando Carneiro conquista novo mandato em Niquelândia

Diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de 3.773 votos, em números absolutos: médico teve 46,09% dos votos e seu principal oponente - Jean Cintra (PROS), que também é médico, teve 27,06% dos votos da cidade

O prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro (PSD), foi reeleito na noite do domingo (15) para um novo mandato à frente da prefeitura da cidade do Norte do Estado. O médico-prefeito obteve 9.135 votos – 46,09% dos votos válidos – agora para um período integral de quatro anos.

Em números absolutos, o atual prefeito recebeu 3.773 votos a mais que o candidato que chegou em segundo lugar na preferência dos niquelandenses.

A divulgação do resultado oficial atrasou em todo o País, por força da lentidão nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que investiga a suposta invasão de hackers nos mecanismos de apuração.

Em Niquelândia, por conta disso, a totalização de 100% dos votos só foi oficialmente divulgada por volta das 22h20. Porém, às 20h30, o atual prefeito havia sido declarado reeleito pelo TSE quando já haviam sido apurados 94,19% dos votos: nesse momento, Fernando Carneiro já havia alcançado a confiança de 8.625 niquelandenses.

Com a euforia pela reeleição do prefeito Fernando Carneiro, correligionários esqueceram-se das normas de distanciamento social para prevenir a Covid-19 em Niquelândia: foram registradas aglomerações e muita gente sem máscara na Avenida Brasil, durante as comemorações [Foto: Elaine Alves]
JEAN, BOIADEIRO E TACIMAR – O médico-cirurgião Jean Cintra (PROS) obteve a segunda colocação no pleito com 5.362 votos – 27,06% dos votos válidos – nesta sua segunda tentativa de chegar à Prefeitura de Niquelândia após oito anos.

Jean havia sido candidato pela primeira vez em 2012, ocasião em que alcançou 1.241 votos, à época filiado ao PRP.

Empresário do ramo de compra e venda de gado, o candidato Ozeas Gomes de Morais, o popular Ozeas Boiadeiro (PRTB) terminou na terceira colocação, com apenas 288 votos a menos que Jean Cintra.

Estreante em eleições, Boiadeiro obteve 5.074 votos o que corresponde a 25,60% dos votos válidos dos eleitores niquelandenses.

O quarto e último colocado foi o candidato Tacimar Negão (PMN), que recebeu 247 votos (1,25% do total de válidos).

Na porta do comitê na Avenida Brasil, militância da coligação PSD-DEM compareceu em peso para parabenizar o prefeito reeleito Fernando Carneiro e o vice-prefeito eleito Carlos da Líder [Foto: Elaine Alves]
HISTÓRICO – Como se sabe, Fernando Carneiro fora eleito prefeito da cidade para um mandato-tampão de dois anos e meio em junho de 2018, mediante realização de um pleito suplementar.

O atual vice-prefeito, Saullo Adorno (MDB), deixa o cargo no final do ano. Como se sabe, o ex-vereador por dois mandatos rompeu politicamente com Fernando Carneiro em janeiro de 2019; e absteve-se completamente do dia a dia da Prefeitura de Niquelândia desde então.

NOVO VICE É ALIADO DE CAIADO – A partir de janeiro de 2021, o médico-prefeito terá a seu lado o empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (DEM), como o novo vice-prefeito na cidade onde moram cerca de 46 mil habitantes.

Aliás, a estreita relação politica e de amizade de duas décadas de Carlos da Líder com o governador Ronaldo Caiado (DEM) foi decisiva e fundamental para que o atual comandante do Estado outorgasse seu apoio à chapa formada pelo PSD e pelo DEM em Niquelândia.

TELÃO AMBULANTE – Imagens com os melhores momentos da vitoriosa campanha eleitoral em Niquelândia foram reproduzidas num telão-ambulante, por iniciativa do empresário Eduardo Moreira, da Niqturbo Telecom [Foto: Elaine Alves]
BRANCOS, NULOS E ABSTENÇÕES –  Do total de 26.827 eleitores aptos à votar em Niquelândia, 21.176 foram efetivamente às urnas, resultando num comparecimento de 78,94%. Foram contabilizadas 5.651 abstenções (21,06% do total).

Entre os 21.176 eleitores que compareceram, contabilizou-se um total de 19.818 votos válidos (93,59%). Os votos em branco foram 304 (1,44% dos total). Por fim, 1.054 pessoas (4,98%) anularam o voto no pleito ocorrido no último domingo (15).

Prefeito divulga nota em agradecimento pela reeleição

“A satisfação veio com o resultado recebido das eleições e com muita gratidão a Deus e a população, que acreditou em nós nestes dois anos. Sinto-me honrado em poder continuar na gestão por mais quatro anos, as apurações mostram que fizemos um bom trabalho e vamos continuar a fazer. Os 9.135 mil votos revelam a confiança de toda população em nosso plano de governo. A vitória nos mostra que fizemos tudo com muito amor e vamos nos empenhar ainda mais por cada pai e mãe de família que confiou seu voto no 55, e pelos jovens que foram as urnas pela primeira vez. Eu e o Carlos da Líder estamos honrados pela confiança depositada: foi uma luta acirrada, mas a população esteve conosco”.

Fernando Carneiro

Prefeito reeleito em Niquelândia

Veja também

Botão Voltar ao topo