Brasília/Niquelândia

Enterro noturno marca último adeus ao advogado e ex-candidato a prefeito José Aurélio Silva Rocha

Articulador político histórico em Niquelândia, José Aurélio estava com 54 anos e descobriu um câncer no estômago no final de 2017: morte ocorreu às 7 horas desta quarta/20 em Brasília e o sepultamento ocorreu às 22h30 do mesmo dia na cidade do Norte do Estado porque advogado não queria ser velado durante a madrugada

Um dos mais renomados advogados criminalistas do Estado de Goiás, José Aurélio Silva Rocha foi sepultado às 22h30 desta quarta-feira (20) no Cemitério Municipal São José, na Vila Mutirão, em Niquelândia.

Ele tinha 54 anos e morreu por volta das 7 horas da manhã no Hospital Daher, no Lago Sul, em Brasília, onde ficou internado durante 33 dias para tratar complicações decorrentes de um câncer no estômago.

Ex-presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Niquelândia, José Aurélio foi candidato a prefeito da cidade nas eleições municipais em 2016, quando recebeu 5.490 votos e terminou o pleito na terceira colocação.

Foi sua primeira e única candidatura a um cargo público, depois de notabilizar-se em Niquelândia como grande articulador político e braço direito do ex-prefeito Luiz Teixeira (PSD) nas três oportunidades em que o delegado aposentado da Polícia Civil administrou o município, de 45 mil habitantes.

José Aurélio – ou Zé Aurélio, como era popularmente conhecido na cidade do Norte do Estado – travava uma luta de um ano e dois meses contra a doença, que evoluiu negativamente com metástase para os ossos.

Nos dias que antecederam ao Natal de 2017, o advogado teve um importante sangramento digestivo e precisou ser socorrido às pressas para um hospital particular de Anápolis.

Com o quadro estabilizado e diante das suspeitas iniciais sobre a eventual gravidade da doença, Zé Aurélio foi transferido de Anápolis em uma aeronave UTI para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo/SP.

O advogado foi submetido a exames mais detalhados na capital paulista, quando ficou constatado o câncer.

Após ter alta no Sírio Libanês – um dos mais modernos complexos hospitalares do País – Zé Aurélio iniciou o difícil tratamento contra o tumor no estômago através de sessões de quimioterapia em Brasília.

Retornou a Niquelândia algum tempo depois, mas reduziu o número de aparições públicas para cuidar melhor da saúde.

Depois, Ze Aurélio reassumiu o comando de seu escritório de advocacia na região central do município com apoio de seu filho Marco Aurélio Brito Rocha, que seguiu os passos do pai na carreira jurídica.

Além de Marco Aurélio, Zé Aurélio tinha outros dois filhos – Luiz Henrique Brito Rocha e Caio Brito Rocha – filhos do seu primeiro casamento com a odontóloga Maria Divina Brito Rocha.

Mesmo nos 14 meses em que buscou melhoria em seu quadro clínico, Ze Aurélio seguiu exercendo forte influência nos bastidores da política local.

Em meados de 2018 – quando o câncer ainda estava sob controle – Zé Aurélio teve seu nome cogitado para disputar novamente a eleição para prefeito, mas recusou concorrer ao pleito suplementar vencido pelo atual prefeito Fernando Carneiro (PSD), apoiado à época pelo falecido advogado.

REPERCUSSÃO – As primeiras informações sobre o falecimento do advogado José Aurélio Silva Rocha começaram a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp de Niquelândia por volta das 8 horas desta quarta-feira/20, com um misto de incredulidade e dúvidas se o fato era real ou mera fake news de extremo mau-gosto.

Durante o período dessa última internação na capital federal, a família optou pela máxima discrição sobre o quadro de saúde de Zé Aurélio.

As pouquíssimas informações disponíveis nesse período, por amigos próximos em conversas informais com o Portal Excelência Notícias, relatavam que o advogado estava completamente lúcido e absolutamente consciente de que a derradeira despedida estava próxima de acontecer.

Para aplacar as dores fortíssimas decorrentes do tumor estomacal, José Aurélio era medicado com injeções de morfina em seus últimos dias de vida.

Ainda em Brasília, tão logo foi confirmada a morte, pessoas próximas de Zé Aurélio organizaram as providências burocráticas à liberação do corpo junto ao Hospital Daher no menor tempo possível.

A intenção inicial era que o enterro ocorresse às 18 horas em Niquelândia, mas houve demora na emissão do atestado de óbito em Brasília a fim de que o corpo fosse embalsamado em Ceilândia/DF e levado na sequência para uma funerária em Padre Bernardo, que foi a responsável pelo preparo e ornamentação da urna mortuária.

Só depois disso é que o caixão foi trasladado de Padre Bernardo pela funerária de Niquelândia, onde a família do advogado atendeu pedidos expressos que Ze Aurélio manifestou em vida, sobre o que deveria ser feito diante de seu eventual passamento.

Na última sexta-feira (15), de acordo com um amigo da família, Zé Aurélio reuniu-se com os filhos no Hospital Daher.

E o próprio advogado  – que era dono de uma personalidade forte e inconfundível – pediu que seu velório transcorresse por apenas duas horas no máximo, quando da chegada do corpo em Niquelândia (o que ocorreu às 19h30); que não fosse utilizado o plenário da Câmara Municipal de Niquelândia às últimas homenagens, por seu entendimento anterior que o prédio público não era adequado para homenagens póstumas; e que não houvesse velório durante a madrugada (como seria o usual, o que possibilitaria que o sepultamento ocorresse às 8 horas desta quinta/21).

Em função disso, o rápido velório ocorreu nas dependências de uma funerária na região central do município.

Os primeiros 15 minutos diante do corpo foram reservados à familiares e amigos próximos. Depois, a sala de velório foi aberta à multidão que compareceu ao local para o último adeus ao advogado.

O acesso à sala precisou ser controlado num primeiro momento. Para dar vazão ao enorme fluxo de pessoas, todos eram orientados a apenas passar rapidamente ao lado do caixão com o corpo do advogado para uma prece muito breve.

Para que o enterro ocorresse a noite, uma empresa da cidade instalou dois grandes refletores ligados por meio de geradores de energia na área ao redor do jazigo da família no Cemitério Municipal.

Um pouco antes disso – por volta das 22 horas – o padre Volney Alves de Oliveira pároco da Paróquia São Francisco de Assis.no Jardim Atlântico conduziu a Celebração das Exéquias diante do caixão do advogado José Aurélio, no interior da Paróquia e Igreja Matriz São José.

REPORTAGEM ESPECIAL NESTA QUINTA – Nesta quinta-feira (21), a partir de áudios gentilmente cedidos pela Rádio Mantiqueira 92,3 FM através do seu diretor-presidente, Márcio Rocha – que era primo do advogado falecido – o Portal Excelência Notícias trará a repercussão da morte de José Aurélio Silva Rocha junto às personalidades políticas de Niquelândia.

Gravados pelo radialista Gilmar Alves, as entrevistas serão alvo de reportagem especial do jornalista e proprietário do Excelência Notícias, Euclides Oliveira, que estava em Goiânia na manhã desta quarta-feira/20 quando a morte foi anunciada.

Ao saber do falecimento de José Aurélio, o jornalista cancelou todos os seus compromissos na capital e seguiu viagem para Niquelândia no início da tarde onde chegou por volta das 19h30 para participar dos funerais do advogado, a quem havia entrevistado em decisivos momentos da política niquelandense nos últimos 13 anos.

Veja também

Botão Voltar ao topo