Hochschild Mining estimula economia de Mara Rosa com programa de apoio e fortalecimento de fornecedores locais
Coordenador de Suprimentos da mineradora, Rodrigo Silva ministrou palestra com o tema “Como Vender para a Hochschild”, marcando assim o início das ações efetivas do Proapoio, que deverá prosseguir em 2026
Responsável pela operação de exploração e beneficiamento de minério de ouro em Mara Rosa, a mineradora Hochschild Mining realizou recentemente o lançamento oficial de seu Programa de Apoio e Fortalecimento Municipal (Proapoio), que deve se estender ao longo de 2026.
Com a participação de produtores rurais, representantes de cooperativas, fornecedores de produtos e serviços, além de outras lideranças regionais a iniciativa foi apresentada em evento na sede da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Mara Rosa (Aciamar), na terça-feira/9.
Já na quarta-feira/10, também na sede da entidade classista, a palestra “Como vender para a Hochschild” – ministrada pelo coordenador de Suprimentos da Unidade Mara Rosa, Rodrigo Silva – marcou o início das ações efetivas do programa.
Na ocasião, Rodrigo abordou o processo de compras da mineradora, incluindo critérios, etapas, boas práticas, documentação e os caminhos para cadastro e comunicação com a empresa.
O Proapoio é uma iniciativa realizada pela Hochschilld em parceria técnica com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás). Responsável pela integração entre empresas e universidades, o IEL foi criado em 1970 pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).
Em linhas gerais, o Proapoio é um programa composto por três frentes distintas: O PDF (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores), o PCMOL (Programa de Capacitação de Mão de Obra Local) e o PEDEM (Programa de Desenvolvimento Econômico Municipal).
“Nosso objetivo é ampliar as oportunidades para os moradores e empreendedores de Mara Rosa, oferecendo ações de desenvolvimento empresarial, qualificação profissional e fortalecimento econômico. Para que todos possamos crescer juntos”, afirma Ediney Drummond, Country Manager da Hochschild Brasil.
Entre as atividades previstas no Proapoio estão diagnósticos, capacitações, orientações técnicas, encontros e palestras, ações estruturantes de desenvolvimento econômico e outros estímulos ao crescimento dos negócios.
No lançamento do programa também foram apresentados os resultados gerais do Diagnóstico do PDF 2025, incluindo o perfil dos fornecedores, grau de maturidade empresarial, principais pontos de atenção e a trilha de capacitações para 2026.
“Por meio de mais esta iniciativa, a Hochschild reafirma seu compromisso em apoiar o desenvolvimento de Mara Rosa, encontrando oportunidades de potencializar a economia local, aproveitando ao máximo os benefícios trazidos pela instalação do empreendimento de mineração”, afirmou o gerente geral da mineradora em Mara Rosa, Thiago Monteiro. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Hochschild Mining em São Paulo/SP]




