Mara Rosa

Hochschild Mining gera empregos e promove ações de fomento à economia em Mara Rosa

Mineradora investe no município promovendo ações de desenvolvimento através da oferta de cursos, capacitações para moradores e comerciantes e ações em prol da comunidade, em diferentes áreas: produção de ouro na Mina de Posse começa em 2024

A Hochschild Mining está construindo sua futura operação de ouro em Mara Rosa, no Norte do Estado. Até o início da produção, prevista para 2024, a companhia planeja uma série de ações em prol do desenvolvimento econômico e social do município, que completou 59 anos na última sexta-feira (2).

Entre as atividades em desenvolvimento estão uma agenda intensa de cursos e treinamentos para profissionalização da mão de obra local e capacitação de empresas em Mara Rosa e região.

O objetivo é gerar negócios e receita aos municípios por meio dos impostos e do fomento ao comércio local.

Para que as atividades aconteçam, a companhia conta, atualmente, com o apoio de 80 colaboradores diretos, 70 deles trabalhando diretamente em Mara Rosa.

Outros 400 profissionais terceiros e 23 empresas parceiras auxiliam nas mais diferentes atividades para a construção do projeto que vai atingir um total de 1.350 empregos diretos nesta fase e 810 empregos em sua fase de operação.

Edson Del Moro, Country Manager da Hochschild, explicou que Goiás tem um excelente histórico na mineração e que, por isso, a multinacional quer aproveitar o potencial de Mara Rosa, contratando fornecedores e profissionais locais e regionais.

“Dessa forma, reforçamos o time do projeto com uma equipe qualificada, ao mesmo tempo em que apoiamos o município e sua população com oportunidades, geração de emprego e renda”, ressaltou Del Moro.

Para qualificar os moradores da região norte do estado para as futuras vagas de emprego no projeto Mara Rosa e outras empresas, a Hochschild oferece treinamentos, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Somente no primeiro semestre de 2022, foram 20 cursos realizados, mais que o dobro durante todo o ano anterior.

Para os empresários locais, a Hochschild contratou a empresa DVF Consultoria e implantou o Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), que realiza diagnósticos, palestras, capacitação em gestão e encontros de negócios.

Tudo isso, evidentemente, para gerar oportunidade de crescimento para dezenas de empresas da região.

Segundo Rayane Paiva, consultora da DVF, das 50 empresas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, 29 são de Mara Rosa e atendem à Hochschild.

Outras 131 também são parceiras da companhia, mesmo não fazendo parte do programa de certificação. “Dos 24 participantes do PROCEM, 23 são de Mara Rosa e atuam na fabricação, montagem e manutenção industrial, construção civil, engenharia de projetos, serviços, indústria e comércio em geral”, detalhou a consultora.

Alunos dos cursos profissionalizantes do Senar e do Senai poderão atuar nas empresas de Mara Rosa e região, dada a preocupação da Hochschild em capacitar a mão de obra do entorno de suas futuras operações em Goiás [Foto: Divulgação]
GERAÇÃO DE IMPOSTOS – Além de oportunidades para empresas e pessoas, os impostos pagos pela Hochschild Mining são fonte de recursos para investimentos em diversas áreas de Mara Rosa.

Atualmente, a mineradora, além do IPTU e do IPVA, recolhe valores do Imposto Sobre Serviço (ISS), que em julho ultrapassou R$ 374 mil, e tem expectativa de crescimento com a continuidade das obras.

“Após o início da operação, ainda teremos a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) sobre a venda do ouro. Direta ou indiretamente, a Hochschild fomenta a arrecadação de diversos impostos, taxas e contribuições, fazendo a cidade crescer”, explicoou Edson Del Moro.

SOBRE A HOCHSCHILD MINING – A Hochschild Mining é uma empresa peruana de mineração de ouro e prata, listada na Bolsa de Valores de Londres, com operações na América do Norte e do Sul. No Brasil, tem como ativo o projeto Mara Rosa, que adquiriu da antiga Amarillo Gold, um open pit (mineração a céu aberto) localizado no município de Mara Rosa.

Com foco em pesquisa e desenvolvimento de projetos, a empresa conta com 66 mil hectares em requerimento de lavra, sendo desse total 2,4 mil hectares já com portaria de lavra.

Em 2021, recebeu a primeira Licença de Instalação e segue rumo à etapa de construção, com expectativa de produção comercial para o primeiro semestre de 2024 e previsão de produzir 102 mil onças de ouro/ano nos 4 primeiros anos da operação. [Informações da Assessoria de Imprensa da Hochschild Mining, em São Paulo/SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo