Mara Rosa

Projeto de educação ambiental da Hochschild Mining em Mara Rosa comemora 1.000 visitas em um ano celebrando o Dia da Árvore neste mês de setembro

Trilha do Conhecimento já recebeu estudantes, autoridades e até Dona Mara Rosa, que dá nome à cidade do Norte do Estado onde a iniciativa foi implantada pela multinacional de origem peruana, em 2022: em 13 estações temáticas, são contadas a história da cidade, da mineração e da cultura local

Referência em educação ambiental e patrimonial no Norte do Estado através da Hochschild Mining, a Trilha do Conhecimento completou um ano de sua inauguração neste mês de setembro em Mara Rosa, por iniciativa da equipe de Sustentabilidade da multinacional de origem peruana.

Como se sabe, a empresa caminha para a reta final de implementação do Projeto Mina de Posse, para a  exploração de uma mina de ouro a céu aberto no município às margens da rodovia BR-153, ainda em 2024.

A Trilha do Conhecimento traz 13 estações temáticas, que contam a história de Mara Rosa, da mineração e cultura locais, entre outros aspectos, em um espaço acessível e inclusivo, situado no meio da cidade. O acesso é totalmente gratuito, mediante agendamento prévio.

Em seu mês de aniversário, o projeto alcançou a marca de 1.000 visitantes, de diferentes gêneros e idades, além de pessoas com deficiência (PCDs), vindas de mais de uma dezena de cidades, incluindo capitais como Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Goiânia e São Paulo.

Além disso, moradores de Porangatu, Uruaçu, Campinorte, Nova Iguaçu de Goiás e Amaralina, dentre outras da própria região, foram atendidas por essa ação de conscientização ambiental da Hochschild Mining.

“Os retornos positivos que ouvimos das pessoas desde que inauguramos a Trilha mostram que ela está cumprindo bem o seu papel. Além de possibilitar que a população, inclusive de fora de Goiás, conheça a história e a cultura de Mara Rosa, ela traz informações importantes para o despertar da consciência ambiental, o que nos deixa muito orgulhosos em promover uma ação tão rica”, afirmou a gerente de Sustentabilidade da Hochschild Mining Brasil, Thelma Groque.

A executiva da multinacional acrescentou, ainda, que a acessibilidade e a inclusão proporcionadas pelo projeto permitiram que a diversidade se tornasse sua marca registrada neste primeiro ano.

Nesses 12 meses, algumas das visitas tiveram um tom ainda mais especial. Exemplo disso foi a presença da Dona Mara Rosa que, junto com sua família, conheceu o projeto que conta um pouco da história da cidade que leva o seu nome.

Além dela, cerca de 100 pioneiros, descendentes dos primeiros moradores do secular povoado de Amaro Leite, também percorreram a Trilha em junho, durante o “1º Encontro dos Filhos de Amaro Leite”, evento de resgate à memória e à rica história local.

“Recebemos, ainda, alunos e professores de escolas da região, universidades, bombeiros mirins, idosos do asilo municipal, servidores e autoridades públicas municipais, estaduais e federais, além da ONG Patrulha Ambiental, da cidade de Porangatu. Todos auxiliando a Hochschild Mining a promover conhecimento, cultura e consciência ambiental”, acrescenta Marco Emílio Meireles, consultor de Meio Ambiente da Hochschild.

CELEBRAÇÃO DO DIA DA ÁRVORE – Entre as ações desenvolvidas no projeto ambiental da Hochschild está a produção de mudas no viveiro da Trilha do Conhecimento.

A iniciativa que se encontra em fase de implantação e, após concluída, terá a capacidade de gerar até 50 mil unidades por ano para serem utilizadas na área da mina e na restauração/proteção de nascentes nos municípios de Mara Rosa e Amaralina.

As mudas produzidas neste local foram utilizadas na manhã do dia 21 de setembro, Dia da Árvore, quando a Hochschild convidou seus empregados a participarem da campanha “Ao plantar uma árvore, eu…”.

Com o intuito de deixar uma marca verde no Projeto Mara Rosa, cada membro da equipe plantou sua própria muda na área próxima ao novo escritório administrativo, ao lado do Reservatório Pequi.

Estimulando o cuidado com o meio ambiente, cada muda ganhou, ao seu lado, uma placa de identificação com o nome e setor do empregado responsável pelo plantio, junto de uma frase autoral e a data de realização da iniciativa.

“Se queremos deixar o melhor de nós para as futuras gerações, então por que não começar pelo meio ambiente?”, indagou Thelma Groque, como forma de estimular a reflexão sobre as marcas que deixamos pelos locais por onde passamos. [Informações da Assessoria de Imprensa da Hochschild Mining em São Paulo/SP, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Embaixadores ambientais e líderes da Hochschild Brasil em ação realizada no Dia da Árvore, em Mara Rosa [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo