Mara Rosa

Assassinato de ex-prefeito rende 14 anos de prisão para mulher que era primeira-dama de Estrela do Norte em 2015

Elaine Cristina Vaz, no entanto, poderá recorrer da sentença em liberdade pela participação na morte de Curica: político fora flagrado em motel de Mara Rosa com cunhada do então prefeito de Estrela, que segue foragido até hoje

Elaine Cristina Vaz – ex-primeira-dama de Estrela do Norte – foi condenada pelo Poder Judiciário de Mara Rosa a 14 anos e meio de prisão na última terça-feira/26 por seu envolvimento no assassinato do ex-prefeito Geraldo Nicolau Filho, o popular Curica, em 1º de outubro de 2015.

De acordo a denúncia do Ministério Público (MP), Elaine delatou ao esposo e então prefeito Wellington José de Almeida, o Eltinho, que Anésia Xavier Peres mantinha uma relação extraconjugal com Curica, que administrou a cidade entre 2001 e 2008.

Anésia era esposa do então secretário de Saúde de Estrela do Norte, Trajano José de Almeida, irmão de Eltinho. Eles moravam na mesma casa que Eltinho e Elaine.

Trajano e Anésia, no entanto, eram amigos de longa data de Curica e de sua esposa, a também ex-primeira-dama Lucivânia Lúcia de Andrade Nicolau, que se suicidou em 2021.

No dia do crime, Anésia foi vista pelo filho adolescente do então prefeito Eltinho entrando no carro de Curica.

O “casal” seguiu para um motel na zona rural de Mara Rosa, a 32 quilômetros de Estrela.

Por conta disso, Elaine – a então primeira-dama de Estrela – pediu que Renata Pereira Rezende – tesoureira do Poder Executivo à época – fosse até o motel para confirmar a informação.

Com a certeza dada pela então primeira-dama, Eltinho e um outro irmão – Waldivino José de Almeida – se dirigiram ao motel.

Na ocasião, a Polícia Civil apurou que Renata, Eltinho e Waldivino alugaram um quarto no motel, próximo da suíte onde Anésia estava com Curica.

Os amantes, então, foram surpreendidos pelo então prefeito, por seu irmão e pela então primeira-dama, condenada no julgamento da última terça-feira.

Eltinho e Waldivino estavam armados, enquanto Elaine estava afastada para filmar o adultério entre Anésia e Curica.

Waldivino teria entrado em luta corporal com o ex-prefeito: Curica foi imobilizado e acabou sendo baleado à queima roupa pelo então prefeito de Estrela do Norte.

Waldivino também efetuou disparos e Curica teve morte instantânea, no estacionamento do motel.

AÇÃO PENAL FOI DESMEMBRADA – A ex-primeira dama de Estrela do Norte foi a segunda pessoa a ser condenada na ação penal movida pelo MP em desfavor dos acusados.

Waldivino foi condenado a 20 anos de prisão, em 2021. Renata e Eltinho ainda aguardam julgamento: o ex-prefeito está foragido há quase 8 anos, desde o cometimento do crime.

A defesa de Elaine requereu, no julgamento que ela fosse absolvida por falta de provas.

Todavia, o MP de Mara Rosa sustentou a acusação de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe [a vingança pelo adultério praticado por Anésia com Curica]; e pelo fato de o assassinato ter sido cometido mediante recurso que impossibilitou a vítima de se defender.

Apesar da pena aplicada, o Poder Judiciário concedeu à ex-primeira-dama de Estrela do Norte o direito de recorrer da sentença em liberdade. [Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo