Niquelândia

Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas do Sindicato Rural de Niquelândia garante integração entre produtores de grãos do município

Diego Coelho, que preside a entidade, afirma que comissão identificou problemas em comum entre os produtores e já avança no caminho de encontrar soluções para a cidade, maior produtora de grãos do Norte do Estado

A Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas do Sindicato Rural de Niquelândia cumpre papel de destaque na interação dos produtores de grãos do município do Norte do Estado, bem como na discussão de problemas e soluções como a infraestrutura da extensa zona rural da cidade.

Segundo o presidente da entidade, Diego Coelho, os produtores de grãos no município estão investindo para que a produção tenha qualidade e eficiência produtiva.

Porém, a grande dificuldade era ter interação apenas com os vizinhos da própria região onde estão inseridos, principalmente no entorno das rodovias BR-414 e GO-237, principais acessos do município.

“Felizmente, isso está mudando. Com essa comissão nós começamos um processo de interação municipal e intermunicipal com produtores de Niquelândia, de Uruaçu, de Campinorte e de outros municípios circunvizinhos”, afirmou o presidente do sindicato rural.

Além disso, a comissão identificou problemas em comum entre os produtores e já avança no caminho de encontrar soluções, garantindo assim que a comissão tivesse um debate muito interessante até o presente momento.

Maior produtor de grãos do Norte do Estado de Goiás, Niquelândia produz soja, milho, milheto, sorgo, trigo, feijão, arroz e várias outras culturas. Algumas delas em maior volume, outras em menor quantidade.

PARCERIA DA ANGLO AMERICAN – Na ata de implantação da Comissão, o engenheiro agrônomo Eduardo Castro defendeu necessidade de maior integração com a Anglo American na questão da infraestrutura rural.

A ideia é seguir as orientações da mineradora sobre os cuidados que a empresa disponibiliza para acesso entre o Balneário Bucaina e a região do Aranha – a 45 quilômetros da área urbana de Niquelândia – utilizando tal metodologia para beneficiar outras regiões do município.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, a região mencionada é muito bem assistida pela mineradora em função de sua atividade de silvicultura com a produção de eucalipto, para abastecimento de seus fornos para o beneficiamento de níquel.

“Diante desse cuidado que a Anglo American tem com esse eixo rodoviário municipal – e de todas as questões viárias do município – os próprios produtores rurais destacaram a importância da empresa ao assumir a responsabilidade de conservar a estrada, pontes e acessos. Ela foi considerada pelos produtores um exemplo a ser seguido”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia.

MAIS DEBATES NO FUTURO – Animado com o trabalho desenvolvido até agora pela comissão – mas sabedor de que os produtores ainda estão muito contrariados com várias questões – Diego Coelho afirmou que o colegiado terá importantes temas a debater nos próximos meses.

Ele destacou a necessária obtenção de financiamentos para melhoria das condições de armazenagem – outro problema destacado pelos produtores rurais – a fim de diminuir o custo de produção até a efetiva comercialização dos grãos e oleaginosas da cidade como um todo, ao longo dos próximos anos.

“Como eu já disse, somos o maior produtor de grãos do Norte do Estado de Goiás. Porém, essas safras precisam ser escoadas com maior segurança, com menor custo de produção e maior rentabilidade, principalmente. No cenário atual, todas as atividades rurais estão com margem de lucro a cada dia mais estreitas, impactadas pelo custo de produção e posicionamento do mercado”, concluiu o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia.

Veja também

Botão Voltar ao topo