Economia

Anglo American está entre as 100 empresas mais abertas à inovação no Brasil na área de Mineração e Metais

Resultado do Ranking Top 100 Open Corps 2023 foi anunciado na última semana no Rio de Janeiro: mineradora já havia conquistado, ainda neste mês, premiação da União Brasileira da Qualidade/UBQ em Belo Horizonte

O Ranking TOP 100 Open Corps 2023 colocou a Anglo American, pela quarta vez consecutiva, entre as 100 empresas que mais investem e entre as 10 que mais acreditam em inovação aberta com startups no país na categoria Mineração e Metais.

O resultado foi divulgado na noite da última quarta-feira (18/10) em um evento realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ).

Presente ao anúncio, a diretora de TI das Américas da Anglo American, Siham Hassan, destacou que a atuação da multinacional de origem inglesa em inovação aberta segue em conjunto com o ecossistema de startups e hubs de inovação.

Desde o início de 2023, a Anglo American vem conquistando diversas premiações ligadas a iniciativas em várias frentes de atuação do negócio.

Neste mês de outubro, a Anglo American conquistou o primeiro lugar na categoria Métodos Ágeis no Grande Encontro UBQ 2023 – Equipes de Alta Performance.

O evento é realizado anualmente pela União Brasileira de Qualidade/UBQ em Belo Horizonte/MG.

Cerca de 700 pessoas presentes – de diversas empresas e segmentos – prestigiaram o anúncio do Legal Brain como projeto vencedor, fruto de uma inciativa da mineradora para mitigação de passivos financeiros em processos trabalhistas.

O encontro possui o objetivo de proporcionar destaque e reconhecimento às melhores práticas de melhoria e inovação implementadas pelas organizações brasileiras.

Em setembro, a mineradora foi escolhida como uma das Empresas do Ano do Setor Mineral 2023, na categoria Inovação e Tecnologia.

A premiação, promovida pela Revista Brasil Mineral, é realizada há quatro décadas e representa o principal reconhecimento público às empresas que atuam no setor mineral brasileiro.

Em setembro, a diretora Siham Hassan fora eleita Executiva de TI 2023 – CIOs, categoria Siderurgia, Metalurgia e Mineração.

Realizada pela IT Mídia desde 2001, a premiação ocorreu durante a abertura do IT Forum Salvador, objetivando reconhecer C-levels que lideraram os projetos mais inovadores, disruptivos e com os melhores resultados para as companhias na área de tecnologia ao longo do último ano.

Em agosto, a empresa conquistou a 2ª colocação do setor mineral e a 100ª posição geral entre as 1.000 maiores companhias do Brasil no Anuário Valor 1.000.

O ranking é uma publicação promovida pelo jornal Valor Econômico, Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre os critérios de escolha, são usados indicadores contábeis, como receita líquida, margem Ebitda e rentabilidade do patrimônio, além de dados ligados a práticas em ESG, que representam sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.

Em julho, a diretora jurídica da empresa no Brasil, Carolina Lobato, foi reconhecida internacionalmente pela Association of Corporate Counsel (ACC) por ter se destacado na gestão do contencioso trabalhista da Anglo American, gestão de riscos, além de parcerias com o compliance na realização de avaliações de requisitos legais nas minas.

A ACC é uma entidade profissional que atende aos interesses comerciais de advogados que atuam nos departamentos jurídicos do setor privado em todo o mundo.

Lobato entrou na lista “ACC Top 10 30-Somethings 2023”, que pode ser traduzida como os top 10 advogados corporativos da ACC na faixa dos 30 anos.

A empresa também foi reconhecida por seus esforços por mais diversidade no ambiente de trabalho.

Em junho, a mineradora foi destaque na categoria prata setorial mineração, em diversidade, equidade e inclusão.

O reconhecimento foi feito pelo Instituto Ethos, pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, o Movimento Mulher 360, a Rede Empresarial de Inclusão Social e a Época Negócios.

A conquista da medalha de prata é fruto das práticas adotadas pela empresa na inclusão de pessoas com deficiência, na promoção da equidade de gênero, equidade racial, dos direitos LGBT+ e da equidade geracional.

No âmbito da sustentabilidade, a Anglo American conquistou, em março, o Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade na categoria “Melhor Exemplo de Empresa Parceira”.

Trata-se de um reconhecimento à produção e lançamento do livro “Biodiversidade no Espinhaço Meridional: Biomas e Áreas Protegidas”.

A publicação foi uma realização da Anglo American, com produção executiva da Nitro Histórias Visuais e produção técnica da Agroflor Engenharia e Meio Ambiente.

A 13ª edição da premiação buscou reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases e ações, bem como destacar corporações, governos, ONGs, cidadãos e personalidades que mais se dedicam à causa da proteção ambiental.

Em março, ainda em sustentabilidade, a Anglo American foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por seu projeto de recuperação de nascentes localizadas na cabeceira do Rio Santo Antônio, em Conceição do Mato Dentro (MG).

Realizada em parceria com o Instituto Espinhaço, a iniciativa será incluída como projeto demonstrativo de Ecohidrologia e poderá ser acessada por diversos parceiros da Unesco em todo o mundo.

O projeto está recuperando 23 nascentes degradadas na cabeceira do Rio Santo Antônio (importante curso de água do Estado que pertence à bacia do Rio Doce) e de cerca de 8 mil metros lineares de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Com apoio de proprietários rurais, a ação inclui cercamento de terrenos, plantio de mudas nativas e monitoramento da vegetação para assegurar a recuperação das áreas.

O projeto também prevê o desenvolvimento de uma rede para engajar lideranças locais e treinamentos de educação ambiental, que visam incentivar atividades espontâneas favoráveis ao meio ambiente.

Com o projeto de Nova Governança Trabalhista, a Anglo American a primeira empresa do setor de mineração no Brasil que conquistou o Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, pelo instituto Intelijur.

O projeto vencedor busca estabelecer maior integração e colaboração conjunta das áreas Jurídica e de Recursos Humanos. [Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo