Economia

Brasil criou 339 mil novas empresas em julho, revela indicador da Serasa Experian

Na visão regional, apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste marcaram crescimento: Sociedades Limitadas registraram a maior representatividade

Em julho deste ano, um total de 339.560 empresas foram inauguradas no País de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, número que representa uma alta de 1,9% em comparação ao mesmo período de 2022.

Na análise por regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste foram as únicas a marcarem aumento em relação ao ano anterior. Veja os números nos gráficos a seguir:

 

“No atual momento em que vivemos, com redução na taxa de desemprego, podemos atribuir o nascimento de empresas mais a vocação do que a necessidade. Uma parte dos brasileiros ainda sonha em ser dono do seu próprio negócio, seja para ter flexibilidade e independência, realização pessoal ou criar um legado”, comenta Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Segundo ele, o protagonismo do agronegócio é uma das razões pelas quais as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste continuam a crescer”.

Quanto ao campo de atuação desses novos empreendimentos, 71,3% estão no setor de “Serviços”, 21,0% no “Comércio”, 6,4% no de “Indústria”, e 1,3% em “Demais”, segmento que considera empresas Primárias, Financeiras e do Terceiro Setor.

VARIAÇÃO ANUAL REVELA AUMENTO DE ABERTURAS NAS SOCIEDADES LIMITADAS – Em relação a natureza jurídica dos CNPJs criados em julho, a categoria “Sociedades Limitadas” teve a maior representatividade na comparação anual (13,9%), seguida por “Demais” (12,5%).

Com percentuais negativos, ficaram “MEIs” (-0,9%) e “Empresa Individual” (-8,2%). Confira os dados completos na tabela abaixo:

SUL E SUDESTE LIDERARAM RANKING NACIONAL – Ainda segundo o levantamento, com exceção do Espírito Santo, todas as Unidades Federativas (UFs) das regiões Sul e Sudeste ocuparam o topo do ranking nacional, com as maiores quantidades de aberturas de empresas em julho. Confira o detalhamento completo no gráfico a seguir:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

GUIA DO EMPREENDEDOR INICIANTE: CONTEÚDO DA SERASA EXPERIAN PARA AJUDAR NA SAÚDE FINANCEIRA DOS NEGÓCIOS

Para ajudar os negócios recém-criados na jornada do empreendedorismo, a Serasa Experian lançou o “Guia do Empreendedor Iniciante”, um material gratuito, disponível no site oficial da companhia.

Para ter acesso completo ao material, basta fazer um breve cadastro de nome e e-mail para destravar os oito níveis que reúnem muitas dicas e orientações sobre como encontrar uma oportunidade, definir o perfil do cliente, fazer plano de negócios e muito mais. Clique aqui e saiba mais!

METODOLOGIA – Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian. [Informações da Assessoria de Imprensa da Serasa Experian, em São Paulo/SP]

Botão Voltar ao topo