Barro Alto/Niquelândia

Brasileira que atua na Anglo American em Londres vai assumir presidência da mineradora no Brasil

Transição no comando da empresa em nível nacional se dará em seis meses, quando Wilfred Bruijn será sucedido por Ana Sanches: antes do cargo na sede global, futura presidente da Anglo American Brasil foi CFO das operações de minério de ferro e níquel no país entre 2015 e 2021

A Anglo American Global anunciou, na última semana, mudanças em sua alta gestão, com foco na próxima fase de entrega de valor de seus negócios.

No Brasil, após cinco anos à frente da presidência da Anglo American, o executivo Wilfred Bruijn, mais conhecido como Bill, anuncia um plano de transição para um novo ciclo profissional, em dezembro deste ano.

Ele será sucedido por Ana Sanches, brasileira que atualmente ocupa a posição de CFO (Chief Financial Officer) das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da empresa, em Londres.

Bill vem consolidando a operação da empresa no país e fortaleceu a agenda de Sustentabilidade, por meio de sua representatividade em diversos fóruns.

Desde maio de 2022 está à frente da presidência do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), dentre diversas atuações importantes para a companhia.

Dizendo-se ser uma pessoa apaixonada pelo trabalho que desempenha – especialmente durante este atual ciclo na Anglo American – Bill destacou ter sido muito bem acolhido pela mineradora que o garantiu a oportunidade de realizar projetos incríveis, nas palavras do atual presidente da Anglo American no Brasil.

“Sou extremamente grato por essa oportunidade. Seguiremos firmes com segurança e comprometimento nesta etapa até o final do ano, quando passo o bastão em definitivo à minha colega Ana Sanches, uma profissional excepcional por suas entregas com muita tranquilidade, qualidade e competência”, ressalta Bill.

Ana Sanches é brasileira e está há 11 anos na Anglo American. Trabalhou por nove anos no Brasil, tendo atuado na área Financeira como CFO.  Há dois anos fixou residência na Inglaterra, onde fica a sede mundial da mineradora.

A executiva retorna ao Brasil no segundo semestre para dar sequência ao plano de transição da sucessão entre ela e Bill, destacando a maneira responsável e atenciosa do atual presidente na condução dos negócios da empresa em solo nacional.

“Ele sempre me inspirou. Sucedê-lo é uma grande responsabilidade, compromisso que assumo com muita alegria, disposição e entusiasmo, com o firme objetivo de dar sequência ao legado que o Bill vem realizando, alinhado ao planejamento estratégico da empresa global e no país”, afirmou a futura presidente da Anglo American no Brasil.

Ana Sanches, por ocasião do anúncio da transição, reafirmou o compromisso a Anglo American em estar focada no propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Ela ainda afirmou que a empresa, sob seu comando, seguirá entregando seus compromissos com a segurança, com resultados sustentáveis.

“Estaremos ancorados também no Plano de Mineração Sustentável da companhia, com a dedicação e o empenho de todos os nossos empregados no Brasil”, afirmou a executiva da multinacional.

Ruben Fernandes, diretor regional das Américas, reforça a importância do Brasil dentro do portfólio da Anglo American globalmente.

Na avaliação dele, os negócios de minério de ferro e níquel no Brasil ocupam um papel estratégico na empresa, tanto operacionalmente quanto financeiramente.

Segundo Ruben, a liderança da Anglo American nesse segmento foi fortalecida pela atuação muito bem-sucedida do atual CEO à frente da presidência local.

“A Ana retornará ao Brasil dentro de uma nova posição e tenho certeza de que, com muito foco, essa transição será muito tranquila. Ou seja, temos a convicção de que seguiremos entregando nossos resultados e nosso propósito de maneira consistente a toda a sociedade”, reitera Fernandes.

O PERFIL DA FUTURA PRESIDENTE DA ANGLO AMERICAN NO BRASIL

Graduada em Economia e Ciências Contábeis, Ana Sanches é mineira e possui 26 anos de experiência em Finanças, Auditoria e Controladoria.

Tem MBA em Finanças e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics.

Ingressou na Anglo American em 2012 durante a implementação do projeto Minas-Rio.

Posteriormente, entre 2015 a 2021, atuou como foi CFO das operações de minério de ferro e níquel no Brasil.

Além de seu cargo de CFO da empresa na sede global, acumulou também em 2022 o papel de chefe interina de Projetos de Capital do grupo.

Em suas experiências prévias à Anglo American, trabalhou por oito anos como auditora externa na Arthur Andersen e na Deloitte, como responsável por projetos de auditoria em grandes empresas brasileiras e multinacionais.

De 2006 a 2012, trabalhou na Holcim (indústria suíça de cimento) como controller das operações no Brasil.

Ativamente engajada e apaixonada pela agenda de diversidade e inclusão, Ana encabeçou as discussões sobre o tema no Brasil por quatro anos; e também na sede global por um ano.

[Com informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American em Belo Horizonte/MG, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo