Barro Alto/Niquelândia

Chuvas atípicas amenizam queimadas, mas Anglo American recomenda manutenção de ações preventivas em Niquelândia e Barro Alto

Multinacional de origem inglesa realiza monitoramento constante nas áreas e no entorno das suas operações nas duas cidades da região: equipes estruturadas para combater possíveis focos de incêndio fazem parte do propósito da Anglo American em reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas

Um estudo conduzido pela MapBiomas – rede que monitora a superfície terrestre do Brasil – revela que a área queimada no país entre os anos de 1985 e 2022 foi de 185,7 milhões de hectares, o que corresponde a 21,8% do território nacional.

Esse número equivale à soma territorial da Colômbia com o Chile. Já a média anual de queimadas alcança 16 milhões de hectares/ano (1,9% do território do Brasil), o que representa o tamanho do Suriname.

A pesquisa ainda mostra que o Cerrado e a Amazônia são os biomas mais afetados pelo fogo, concentrando cerca de 86% da área queimada do Brasil.

O Cerrado queima em média 7,9 milhões de hectares/ano, e, no caso da Amazônia, a média é de 6,8 milhões de hectares/ano.

Já na análise das áreas dos biomas, a liderança é do Pantanal, com 51% de seu território consumido pelo fogo no período do estudo.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mais de 90% dos incêndios florestais ocorrem pela ação humana – crime que prejudica a saúde da população e destrói o meio ambiente.

Diante dos dados alarmantes, é preciso lembrar que, com o período de estiagem, o número de incêndios florestais tende a aumentar bastante.

De acordo com a MapBiomas, os meses entre julho e outubro concentram 79% das queimadas no Brasil. Desse modo, os cuidados devem ser redobrados.

         PARA EVITAR QUEIMADAS, ADOTE AS SEGUINTES CAUTELAS:
·        Faça a destinação correta do seu lixo, por meio dos sistemas de coleta;
·        Descarte cigarros, fósforos e outros materiais inflamáveis em local apropriado;
·        Mantenha lotes limpos, sem o uso de fogo para isso;
·        Não solte fogos de artifícios nem faça fogueiras;
·        Caso tenha propriedade rural, mantenha limpos os aceiros;
·        Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193;
·        Em caso de incêndio nas áreas da Anglo American, entre em contato pelo Fale Conosco da empresa: 0800 941 7100;

“Como reflexo direto das queimadas, temos graves problemas respiratórios, uma vez que os incêndios em vegetação vão poluir a atmosfera e trazer consequências, sobretudo, para crianças e idosos. Temos agravados, por exemplo, os casos de bronquite e asma, dentre outras doenças respiratórias”, detalhou o coordenador de Saúde Ocupacional da Anglo American,  Murilo Dias.

Com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a Anglo American organiza campanhas de conscientização contra as queimadas.

Além disso, a empresa realiza monitoramento constante nas áreas e no entorno das suas operações em Niquelândia e em Barro Alto, mantendo equipes treinadas com estrutura para combater possíveis focos de incêndio.

Fontes das informações:
https://mapbiomas.org/brasil-queimou-area-equivalente-a-colombia-e-chile-juntos–entre-1985-e-2022
https://www.una.br/noticias/queimadas-trazem-riscos-para-a-saude-do-homem-e-para-o-meio-ambiente/
https://unifesspa.edu.br/noticias/4759-pesquisadores-da-unifesspa-alertam-para-os-riscos-e-danos-das-queimadas-ilegais-na-regiao
https://ecoa.org.br/queimadas-urbanas-afetam-a-saude-da-populacao/
http://www.inpe.br/faq/index.php?pai=9

[Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

Veja também

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo