Barro Alto/Niquelândia

Anglo American reforça engajamento com a ONU pela paz no uso dos recursos hídricos neste Dia Mundial da Água

Multinacional de origem inglesa realiza ações constantes em seus empreendimentos em Niquelândia e em Barro Alto para ampliar a oferta da qualidade da água às comunidades das duas cidades, dentro de seu Plano de Mineração Sustentável

“Aproveitar a Água para a Paz” é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) neste ano para o enfrentamento da crise hídrica global por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março de 2024.

A exemplo da ONU, a Anglo American reconhece que a conscientização sobre os 2,2 bilhões de pessoas que vivem sem acesso à água potável trata-se de um assunto essencial para a vida no planeta.

Nossa empresa preocupa-se, igualmente, com a estimativa da própria ONU de que cerca de 5 bilhões de pessoas possam ser afetadas, até 2050, pela falta de cooperação entre as comunidades e os países sobre esse precioso recurso partilhado.

Tudo por conta da má-gestão dos recursos hídricos; do crescimento populacional desordenado; da poluição das águas por falta de saneamento básico; e das mudanças climáticas cada vez mais rigorosas, em função do aquecimento global.

Ou seja, ao passo que a água pode ser uma ferramenta para a paz – como um catalisador para um mundo mais pacífico – também pode desencadear e intensificar conflitos.

Destinação e reaproveitamento de recursos hídricos é uma preocupação nas operações da Anglo American em Barro Alto e em Niquelândia, em Goiás [Foto: Divulgação]
Por isso, a Anglo American jamais eximiu-se de sua responsabilidade de monitorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos em suas operações no Brasil

Neste Dia Mundial da Água, reforçamos a necessidade de trabalharmos juntos para equilibrar as necessidades de todos, com a dedicação para garantir que ninguém seja deixado para trás.

Para tanto, apresentamos, com frequência, os resultados auferidos em nossas plantas de extração e beneficiamento de minério aos órgãos de controle, de forma a garantir o comprometimento legal da empresa com as políticas ambientais em vigor.

Um claro exemplo disso é a barragem de rejeitos do Sistema Minas-Rio, que funciona também como um reservatório de água de recirculação:  ao permitir a reutilização desse recurso, a Anglo American reduz a captação de água em outras fontes como rios e aquíferos.

O mecanismo de recirculação de água é também utilizado nas operações de Barro Alto, onde parcela da água é utilizada para resfriar os fornos metalúrgicos.

Em parceria com o Porto de Açu em São João da Barra/RJ a Anglo American avança nos estudos para aprimorar as operações de filtragem para reutilização da água usada para o transporte do minério, via mineroduto.

A iniciativa visa reutilizar até 1.000 metros cúbicos de água por hora com a expectativa de se tornar um dos maiores projetos de reaproveitamento de água do Brasil.

A Anglo American segue atuante na recuperação e conservação de nascentes com projetos de plantio e compensação florestal, em mais de 22.000 hectares em áreas protegidas.

Nesse sentido, o Projeto Juntos pelo Araguaia – em parceria com os governos do Mato Grosso e Goiás – fomenta ações de recomposição de áreas florestais, preservação de nascentes e conservação do solo e da água na Bacia do Rio Araguaia, além de implantar ações de saneamento em cidades da região.

Em Conceição do Mato Dentro/MG, destacam-se os investimentos na recuperação de nascentes degradadas do Rio Santo Antonio, um dos principais mananciais de água daquela região.

Por meio destas e outras ações – sempre em busca de melhorias – a Anglo American visa sempre empreendimentos que possam ampliar a oferta da qualidade da água no entorno das comunidades onde atua, colocando em prática o seu Plano de Mineração Sustentável.

Diante da grande importância da água para as nossas atividades diárias e o funcionamento do nosso corpo, é fundamental economizá-la nas nossas atividades do dia a dia; e que façamos a nossa parte para evitarmos a contaminação dos ambientes aquáticos, por exemplo, não lançando lixo nesses ambientes.

Veja também

Botão Voltar ao topo