CoronavírusNiquelândia/Barro Alto

COVID-19 – Anglo American realiza testagem em massa de seus empregados em Niquelândia, Barro Alto e Goianésia

Objetivando a constante atualização dessas informações, mineradora adquiriu testes rápidos (IgM /IgG) e exames laboratoriais (PCRs), considerados o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19: parte dos testes adquiridos pela multinacional foi doada às prefeituras das três cidades

Com foco no combate e prevenção ao novo coronavírus em suas operações, a Anglo American está realizando a testagem regular de seus empregados que trabalham nas plantas de extração e beneficiamento de liga de ferroníquel em Barro Alto e em Niquelândia.

O trabalho foi iniciado há duas semanas, com as equipes de saúde e segurança.

As testagens terão a cobertura gradualmente ampliada até cobrirem 100% dos trabalhadores – o que deverá ocorrer em julho – por meio de testes rápidos [repetidos a cada sete a dez dias] e de exames laboratoriais.

Para que essas informações sejam constantemente atualizadas, a mineradora adquiriu 9 mil testes rápidos (IgM /IgG) e 3.750 exames laboratoriais (PCRs) – considerados o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19 – para suas operações de níquel.

Além disso, a empresa efetivou a doação de 20% dos testes adquiridos para as prefeituras de Niquelândia e de Barro Alto, para que os prefeitos Fernando Carneiro (PSD) e Luciano Lucena (PSDB) pudessem testar suas equipes de saúde e segurança pública.

Caso algum empregado tenha resultado positivo de anticorpo IgM para Covid-19 [indicando infecção em curso] no teste rápido, será imediatamente colocado em quarentena.

Feito com apenas uma gota de sangue, o resultado do teste rápido é liberado em cerca de uma hora.

Em caso de resultado positivo, todos farão também farão o exame PCR, para resultado confirmatório.

Nos casos positivos, os trabalhadores serão acompanhados regularmente pela equipe de saúde da Anglo American.

A comunicação dos casos positivos aos dois municípios e à Secretaria Estadual de Saúde de Goiás é realizada pelos próprios laboratórios contratados pela Anglo ao processamento dos testes.

Com isso, as prefeituras estarão sempre informadas da evolução dos números de casos, juntamente com a própria empresa.

As testagens serão aplicadas, ainda, aos terceirizados, garantindo um ambiente de trabalho totalmente mapeado.

Segundo o diretor de Assuntos Corporativos da Anglo American, Ivan Simões, a multinacional mantém apenas funções essenciais em suas plantas em Goiás desde março, em sintonia com as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

No Estado, foi reduzido em cerca de 1.000 pessoas o fluxo de colaboradores nas áreas industriais e entre os municípios de Niquelândia, de Barro Alto; e também de Goianésia [cuja prefeitura foi igualmente contemplada com a doação dos testes rápidos e de exames PCR].

A Anglo American também apoiou as três prefeituras com a doação de equipamentos como respiradores; máscaras cirúrgicas; óculos de segurança de ampla visão; luvas de procedimento; bombas de infusão; entre outros itens de utilizados no tratamento de pacientes ou na proteção à segurança individual dos profissionais de saúde.

A empresa também contratou os serviços de costureiras dos municípios onde atua para a produção de máscaras caseiras de proteção.

SAÚDE, UM VALOR INEGOCIÁVEL – “A prioridade neste momento é a segurança e a saúde das pessoas. Este é um valor inegociável para a Anglo American. Por isso, estamos iniciando mais uma ação que permitirá à empresa e aos municípios onde atuamos conhecerem melhor o cenário local da pandemia. Assim será possível planejar de forma adequada e eficiente as ações de combate, visando a saúde da população. Neste momento, a informação é uma ferramenta essencial”, afirmou o diretor de Assuntos Corporativos. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo