Barro Alto/Niquelândia

Anglo American conquista diversas premiações por iniciativas em várias áreas durante 2023

Companhia é destaque em sustentabilidade e preservação ambiental, inovação e tecnologia, saúde e segurança do trabalho, inclusão e diversidade, gestão de pessoas, governança, jurídico, entre outros temas

Ao longo do ano de 2023, a Anglo American conquistou importantes premiações ligadas às iniciativas em prol da sustentabilidade e da preservação ambiental, inovação e tecnologia, saúde e segurança do trabalho, inclusão e diversidade, gestão de pessoas, governança, jurídico, entre outras ações, a saber

SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade”, na categoria Melhor Exemplo de Empresa Parceira”, em reconhecimento à produção e lançamento do livro Biodiversidade no Espinhaço Meridional: Biomas e Áreas Protegidas.

O livro premiado, produzido em parceria com o Instituto Espinhaço, reúne textos e fotos que apresentam a rica biodiversidade do Espinhaço Meridional, com informações gerais do patrimônio natural, passando por seus biomas, até chegar às áreas protegidas pela Anglo American na Serra do Espinhaço (MG).

RECONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO) sobre o projeto de recuperação de nascentes localizadas na cabeceira do Rio Santo Antônio, no município de Conceição do Mato Dentro (MG).

Com esse destaque, a iniciativa, que é realizada em parceria com o Instituto Espinhaço, será incluída como projeto demonstrativo de Ecohidrologia e poderá ser acessada por diversos parceiros da Unesco em todo o mundo.

“SELO OURO DO PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL (PBGHG)” – É a certificação mais alta do programa, concedida a empresas que atendam a critérios como relevância, transparência e exatidão nas informações públicas anuais de seus inventários completos de gases de efeito estufa (GEE), verificados por empresa certificadora.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA Empresas do Ano do Setor Mineral 2023”, reconhecimento da revista Brasil Mineral, na categoria de Inovação e Tecnologia”.

O projeto premiado, feito em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), tem o objetivo de desenvolver uma rota híbrida inédita no negócio de níquel, que combina o atual processo de pirometalurgia com um processo de tratamento de minérios marginais e ferruginosos, por meio de uma rota hidrometalúrgica.

Esta combinação permitirá o emprego destes minérios para incrementar a produção de ferroníquel, além da possibilidade de gerar subprodutos, como concentrados de cobre, cobalto e manganês.

O ranking TOP 100 Open Corps 2023 colocou a companhia entre as dez que mais acreditam na inovação, na categoria Mineração e Metais”.

Pela quarta vez consecutiva, a Anglo American ficou entre as 100 empresas que mais investem em inovação aberta com startups no país.

Primeiro lugar na categoria Métodos Ágeis no “Grande Encontro UBQ 2023: Equipes de Alta Performance”.

O projeto vencedor foi o Legal Brain”, uma iniciativa da mineradora para mitigação de passivos financeiros em processos trabalhistas. 

 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO  – “Prêmio Julieta Rodríguez Guzmán”, no “XVIII Congresso Latinoamericano de Salud Ocupacional, realizado no Chile, reconheceu o “Programa de Manejo da Fadiga”, que implementou medidas preventivas para aumento da predição em fadiga e para reduzir a exposição de empregados ao risco de fatalidades associadas em nossas operações.

No último ano, a Anglo American teve uma redução de 50% no número de alertas de fadiga em suas unidades no Brasil, com redução dos incidentes associados.

“Prêmio Proteção Brasil 2023”, distinção ouro na categoria “Sistemas de Gestão”, e capacete de ouro, como o melhor case da Região Centro-Oeste, com o projeto: Monitoramento Digital de Controles Críticos (DCM)”, em Barro Alto.

Realizada pela revista Proteção, a premiação é destinada às empresas que promovem as boas práticas na área de saúde e segurança do trabalho.

INCLUSÃO E DIVERSIDADE – “Prata Setorial Mineração”, em diversidade, equidade e inclusão. O reconhecimento foi feito pelo Instituto Ethos, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, o Movimento Mulher 360, a Rede Empresarial de Inclusão Social e a Época Negócios.

A conquista da medalha de prata é um reconhecimento às iniciativas e práticas adotadas pela empresa na inclusão de pessoas com deficiência, na promoção da equidade de gênero, equidade racial, dos direitos LGBT+ e da equidade geracional.

GESTÃO DE PESSOAS, GOVERNANÇA E JURÍDICO Prêmio Ser Humano”, na categoria Excelência Organizacional”, com o projeto “Gestão de Pessoas Orientada Também a Dados: A Jornada da Anglo American no Brasil na Adoção de People Analytics”.

Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG), o prêmio reconhece profissionais e empresas públicas e privadas, que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de gestão de pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações.

Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos”, do instituto Intelijur, com o projeto de “Nova Governança Trabalhista”. A Anglo American foi a primeira empresa do setor de mineração no Brasil a receber este reconhecimento. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer maior integração e colaboração conjunta das áreas jurídica e de recursos humanos.

Certificação Jurídico 4.0”, da Associação Brasileira de Law Techs e Legal Techs (AB2L), pelo preenchimento dos requisitos “Inovação Jurídica”, “Gestão de Pessoas”, “Eficiência Jurídica” e “Parceiro de Negócios”.

MAIS RECONHECIMENTO  – A Anglo American foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com o Certificado de Reconhecimento pela Colaboração e Comprometimento Exemplares”, durante o evento Mineira-GO, que reuniu mineradoras do estado, instituições e universidades parceiras.

O encontro também tratou da celebração do Plano Estadual de Recursos Minerais (Perm-GO). A iniciativa evidencia a importância da mineração para o desenvolvimento regional sustentável.

“PRÊMIO MÉRITO EMPRESARIAL 2023”, promovido pela Associação Comercial de Conceição do Mato Dentro (MG). Por votação popular online divulgada à comunidade, a mineradora foi reconhecida por sua notável atuação nas áreas de compras locais, inovação, sustentabilidade, geração de emprego e responsabilidade social

2ª colocação do “Setor Mineral e 100ª posição geral entre as 1000 maiores Companhias do Brasil no anuário Valor 1000”. O ranking é uma publicação promovida pelo jornal Valor Econômico, Serasa Experian e Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre os critérios de escolha, são usados indicadores contábeis, como receita líquida, margem Ebitda e rentabilidade do patrimônio, além de dados ligados a práticas em ESG, que representam sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.

A Anglo American ainda foi listada entre as Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, na categoria “Mineração”. Mais de 25 mil profissionais de imprensa de todas as regiões do Brasil participaram da votação.

O prêmio é realizado pela plataforma Negócios da Comunicação e pelo Centro de Estudos da Comunicação (Cecom).

Internamente, o Minas-Rio conquistou dois prêmios P101 Awards”, programa global de excelência operacional do próprio Grupo Anglo American, nas categorias “Melhor Frota Primária”, que reconhece a operação que possui a melhor combinação de carga e transporte, resultando em maior produtividade e eficiência do sistema como um todo; eMelhor Frota de Caminhões”,  determinada pela análise da utilização efetiva que representa a fila improdutiva de caminhões, em conjunto com o desempenho da carga útil e disponibilidade física da frota.

Ou seja, quanto melhor for o processo de manutenção, da otimização da frota de caminhões e gerenciamento da carga, maior será a eficiência operacional que resultará em um menor custo produtivo, maior produção e sustentabilidade da operação.

EXECUTIVOS PREMIADOS – O ex-presidente da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn, foi eleito o CEO do ano no Amcham Awards 2023”.

Promovido pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil de Belo Horizonte (Amcham-BH), o prêmio tem o objetivo de reconhecer os executivos de Minas Gerais que foram destaque em suas respectivas áreas.

A diretora de TI Américas da Anglo American, Siham Hassan, foi eleita Executiva de TI 2023: CIOs, na categoria “Siderurgia, Metalurgia e Mineração”.

A premiação, realizada pela IT Mídia, tem como objetivo reconhecer os C-levels que lideraram os projetos mais inovadores, disruptivos e com os melhores resultados para as companhias na área de tecnologia ao longo do último ano.

A diretora Jurídica da Anglo American no Brasil, Carolina Lobato, foi reconhecida internacionalmente pela Association of Corporate Counsel (ACC), entidade profissional que atende aos interesses comerciais de advogados que atuam nos departamentos jurídicos do setor privado em todo o mundo.

Lobato entrou na lista “ACC Top 10 30-Somethings 2023”, que pode ser traduzida como os top 10 advogados corporativos da ACC na faixa dos 30 anos.

O reconhecimento se deu pelo trabalho realizado na Anglo American, com destaques em gestão do contencioso trabalhista, gestão de riscos, além de parcerias com o compliance na realização de avaliações de requisitos legais nas minas. [Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo