Barro Alto/Niquelândia

Anglo American inova em modelo diferenciado do Acordo Coletivo de Trabalho para seus empregados no Brasil

Para superar escrita complexa e termos técnicos de difícil entendimento, novo acordo substitui o tradicional formato por um documento com estrutura mais visual e linguagem simplificada

De forma inovadora, a Anglo American substituiu o tradicional formato do seu Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por um documento com estrutura mais visual, intuitiva, didática e de linguagem simplificada.

O modelo já está contemplado no acordo vigente da companhia e disponível para todos os empregados diretos do Brasil – o que inclui os colaboradores das plantas de níquel em Niquelândia e em Barro Alto – totalizando aproximadamente 4 mil profissionais.

A inovação usa a metodologia legal visual (visual law) que representa a união entre o design, o direito e a tecnologia.

O objetivo de aperfeiçoar a relação entre empregado e empresa, proporcionando uma melhor experiência e aprendizado em temas trabalhistas e sindicais.

O acordo coletivo em formato visual facilita, por exemplo, a localização de informações sobre reajuste salarial, jornada de trabalho, férias, banco de horas, benefícios, direitos e deveres dos profissionais.

“Este é um movimento que iniciamos no ano passado com o contrato visual de trabalho, uma parceria com a área jurídica. Desde então, temos buscado outras oportunidades na Anglo American para que possamos disponibilizar documentos mais acessíveis, garantindo os termos jurídicos, porém de fácil interpretação”, ressalta Sara Murssa, diretora de Recursos Humanos da companhia.

O acordo coletivo é um instrumento de caráter normativo, resultado de negociação entre empresas e entidade sindical de trabalhadores.

O novo modelo da Anglo American incorpora figuras e ícones ilustrativos para explicar as cláusulas, que são apresentadas em tópicos, com títulos curtos e letras de tamanho legível, além de linguagem simplificada e intuitiva, facilitando a localização de informações.

Os pontos relevantes dos tópicos e observações necessárias são destacados em caixas retangulares para chamar a atenção e garantir total transparência entre as partes.

“Este documento, inovador entre as empresas de mineração, reforça o nosso compromisso de tornar o assunto mais didático para todos os envolvidos, alavancando uma relação de ainda mais confiança com os nossos empregados, assim como os sindicatos, que são partes essenciais em todo o processo de negociação e formalização do Acordo Coletivo de Trabalho”, destacou Ronaro Marinho, gerente de Recursos Humanos da Anglo American.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Barro Alto (Sitieb), Cícero Joventino de Oliveira, o novo modelo visual fará com que a categoria tenha mais entendimento sobre os seus direitos e deveres, de forma clara e objetiva, uma vez que as ilustrações ajudam no entendimento das cláusulas.

“A Anglo American está de parabéns com essa iniciativa, que será boa para a própria empresa, para o nosso sindicato e para os trabalhadores. Se já temos o melhor acordo coletivo do Brasil, agora teremos também o mais moderno”, afirmou o presidente do Sitieb, um dos sindicatos que representa empregados da companhia em Goiás e no Brasil.

INOVAÇÃO CONTÍNUA – Em 2022, a Anglo American já havia inovado com o lançamento do contrato visual de trabalho para os seus empregados próprios.

Este documento, que foi implantado de forma definitiva, eliminou cerca de três mil palavras e os termos técnicos foram trocados por palavras mais conhecidas.

Ainda no ano passado, a inovação foi replicada na assinatura de documentos com startups, contratos de baixa complexidade da área de suprimentos, questões fundiárias e de investimentos institucionais da companhia.

Além disso, a iniciativa está em estudo para aplicação em todo o Grupo Anglo American no mundo. [Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

Veja também

Botão Voltar ao topo