Niquelãndia/Quebra-Linha

Sem água por defeito em bomba há 20 dias, moradores de povoado enfrentam transtornos em Niquelândia

Equipamento entrou em pane no Quebra Linha e população sofre com a falta de água para coisas simples, como lavar louças: prefeitura disse que equipamento novo já foi comprado

Moradores do Povoado Quebra Linha, em Niquelândia, estão tendo que pagar 40 reais por 500 litros de água retirados de poços artesianos da região distante 70 quilômetros da área urbana do município, enquanto aguardam há 20 dias que a prefeitura da cidade providencie a instalação de uma nova bomba de captação de água potável no local [veja vídeo no final desta reportagem].

“Isso é uma tremenda desonestidade com as pessoas. Ninguém aguenta mais um ‘inferno’ desses. Enquanto isso, a gente tem que ficar ‘mendigando’ água e tomando banho na casa dos outros. Não temos um pingo de água para lavar um prato, para cozinhar, para lavar uma roupa”, desabafou uma moradora do povoado, em áudio divulgado nas redes sociais.

Essas e outras manifestações de revolta, gravadas no grupo “Água do Quebra Linha” foram enviadas ao Portal Excelência Notícias na manhã desta terça-feira/19 pela comerciante Renata da Silva Reis, de 32 anos, que mora no povoado.

Segundo ela, o Quebra Linha possui cerca de 500 habitantes fixos na região que fica às margens da rodovia BR-414 onde não há fornecimento de água por parte da concessionária do serviço no Estado, a Saneago.

SEM RESPOSTAS – “Temos que ficar carregando água nas costas, com baldes, das casas que possuem poço. Nossa situação está muito complicada, porque está impossível abastecer o Quebra Linha sem essa bomba. A gente procura vereador; pede auxílio; e sempre nos dizem que ‘já está sendo providenciada’ [a bomba]. Mas estamos há 20 dias sem água e ninguém nos dá uma satisfação, um parecer. O Quebra-Linha está abandonado”, comentou a comerciante.

Renata enviou dois vídeos que demonstram a situação de moradores do povoado que, de improviso, bombeavam para dentro da residência cerca de 500 litros do produto pelo qual pagaram e transportaram dentro de uma caixa d’água na caçamba de uma pequena picape. “E quem não tem carro, como é que faz?”, indagou uma moradora, no vídeo.

OUTRO LADO – O secretário municipal de Urbanismo, Wendel Vitor de Morais, informou que a pasta sob seu comando tem total conhecimento do transtorno vivenciado pela população do Quebra-Linha; e que uma nova bomba já foi comprada pelo Poder Executivo numa empresa de produtos agropecuários da cidade, que venceu a licitação para esse fim.

Segundo ele, a bomba que estava em uso no povoado começou a apresentar problemas técnicos há cerca de um mês. Por isso, informou o secretário, o município iniciou os trâmites burocráticos para a substituição do equipamento.

“Mas há cerca de 15, 20 dias, a bomba realmente parou de funcionar, de vez. A loja que venceu a licitação já fez a solicitação da bomba. Só que, por tratar-se de uma bomba que movimenta cerca de 16.000 litros de água por hora, fomos informados de que não havia esse equipamento para pronta-entrega, em Goiânia. Nos pediram um prazo de 10 dias para essa entrega e, assim, resolvermos essa pendência”, detalhou o secretário de Urbanismo de Niquelândia.

Ainda de acordo com o secretário, o prazo de 10 dias esgota-se nesta quarta-feira/20, véspera do feriado prolongado de Tiradentes. Wendel Vitor garantiu que, se o equipamento realmente chegar até amanhã, a instalação poderá ocorrer ainda nesta semana. n

Assista ao vídeo com a reclamação dos moradores do Quebra-Linha, abaixo:

Veja também

Botão Voltar ao topo