Porangatu

Vanuza Valadares decreta luto oficial em Porangatu pela morte do ex-prefeito e ex-deputado estadual Júlio da Retífica

Júlio estava internado havia 60 dias num hospital da capital federal: suspeita inicial era de Covid-19 mas exames confirmaram que a principal liderança política do Norte Goiano contraiu pneumonia, o que provocou seu falecimento aos 66 anos na manhã deste domingo.

A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (Podemos), decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito e ex-deputado estadual Júlio Sérgio de Melo, o Júlio da Retífica (PTB), ocorrida na manhã deste domingo (30) em Brasília.

Conhecido como Leão do Norte por sua incansável defesa das causas da região junto às lideranças estaduais e federais de Goiás – tendo sido o Hospital Regional de Uruaçu como a maior delas, nos últimos 20 anos – Júlio da Retífica morreu aos 66 anos num hospital da capital federal onde estava internado havia 60 dias tratando-se de uma pneumonia.

No documento, a atual chefe do Executivo destacou que a notícia da morte do ex-prefeito deixou a população porangatuense bastante consternada pela “perda de um cidadão exemplar, respeitável líder político e chefe de família, de ilibado espírito público”.

Vanuza Valadares afirmou, ainda, que era um dever, da sua pessoa, render justa homenagem para Júlio, que tanto contribuiu para o bem-estar da coletividade de Porangatu nas duas vezes consecutivas em que foi prefeito da cidade, entre 1997 e 2004.

Vanuza Valadares decretou luto oficial em Porangatu pela morte de Júlio da Retífica [Foto: Reprodução/Facebook]
NÃO ERA COVID – Quando de sua internação, o próprio Júlio da Retífica divulgou que buscou auxílio médico porque estava com tosse, falta de ar e saturação baixa, sintomas característicos da Covid-19.

Porém, a existência dessa doença essa foi descartada após a realização de exames. Segundo a família, ele chegou a ser curado da primeira pneumonia, mas contraiu a doença pela segunda vez, já internado, em decorrência de um fungo.

Por volta das 11h30, o Portal Excelência Notícias conversou pelo WhatsApp com o cunhado de Júlio, o ex-prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes (PP).

Naquele momento, ele havia acabado de chegar à Brasília para as providências burocráticas à liberação do corpo para os funerais na cidade do Norte do Estado.

“Durante a internação, infelizmente, houve algumas complicações durante seu tratamento em seu quadro clínico e ele (Júlio) acabou vindo a óbito no dia de hoje. Infelizmente, perdemos grande líder, um companheiro e um amigo”, afirmou Pedro Fernandes, com a voz bastante embargada.

Segundo ele, o sepultamento está previsto para ocorrer em Porangatu, em horário e locais ainda não definidos pelos quatro filhos (Júlio Sérgio de Melo Júnior, Fernanda Maísa de Melo, Mônica Cristina de Melo e Ricardo Augusto de Melo) e pela ex-primeira-dama da cidade, Gláucia Melo.

REPERCUSSÃO – “Ele participou de algumas reuniões do LIDER Norte conosco; e era uma autêntica liderança de nossa mesorregião. Ao partir, Julio deixa serviços prestados e muitas saudades por parte de lideranças da nossa região. Era, também companheiro leal de seus aliados. E, nos tempos em que adversários políticos se transformavam em inimigos pessoais, Júlio e outras lideranças políticas de Porangatu nos davam mostras de civilidade no trato pessoal”, comentou Paulo Helder Martins, de Niquelândia, um dos coordenadores do  Programa Líder Norte do Sebrae na região.

Júlio da Retífica completaria 67 anos no próximo dia 22 de junho [Foto: Reprodução/Facebook]
EX-GOVERNADOR MARCONI PERILLO LAMENTA MORTE“Júlio da Retífica, meu querido amigo de longa data, dono de um legado profissional e político ímpar, ainda mais quando foi prefeito de Porangatu e atuou com maestria como deputado estadual, sob a legenda do PSDB. Júlio, eu e Jovair caminhamos juntos desde 1994. Nossas parcerias levaram benefícios a toda gente de Porangatu, ao Norte Goiano e a todo o Estado.

Toda uma vida baseada em estender a mão, agir com sabedoria, sorrir sempre e superar. Esses são seus ensinamentos que vão ficar conosco, em nossos corações, a partir de agora. Pensar em um amigo e companheiro leal, solidário, grato e coerente, este era o Júlio da Retífica, fazedor de amigos por sua capacidade de servir e seu grande carisma.

Muito dolorido ver mais um grande companheiro partir. Valéria e eu, sentidos e pesarosos, manifestamos nossa integral solidariedade aos queridos amigos, Gláucia, filhos e familiares. Que Deus conforte os corações de todos nós”, afirmou, em nota, o ex-governador do Estado, Marconi Perillo.

Morte de Júlio da Retífica repercutiu bastante entre as principais lideranças políticas do Estado, como o ex-governador Marconi Perillo [Foto: Divulugação]

JÚLIO DA RETÍFICA – A TRAJETÓRIA DE UM LÍDER

Nascido em Araguari, Júlio Sérgio de Melo transferiu-se de Goiânia para Porangatu em 1980, após trancar matrícula no último período do curso de Ciências Econômicas da UCG, para montar a sua primeira retífica de motores.  Júlio fixou residência em Porangatu e ingressou na política em 1996, quando disputou seu primeiro cargo eletivo, elegendo-se prefeito da cidade.

Sócio de três retíficas, Júlio Sérgio encontrou em Porangatu espaço para o crescimento profissional, tendo sido presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciap)

Júlio Sérgio de Melo foi prefeito de Porangatu por dois mandatos: 1997/2000 e 2001/2004.

Ainda no primeiro mandato como prefeito, foi escolhido como o melhor prefeito de Goiás em pesquisa Isto É/Brasmarket, figurando entre os 30 melhores do ranking nacional.

Aplicou, na Prefeitura de Porangatu, preceitos administrativos da iniciativa privada, mudando o perfil socioeconômico e cultural do município.

Por isso, Júlio conquistou premiações como “Prefeito Empreendedor” pelo Sebrae; e “Destaque Cultural do Conselho Estadual de Cultura” pelo projeto de restauração da antiga Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade,  na Avenida Federal, a principal do município.

Como prefeito, Júlio restaurou o Centro Histórico da cidade; e implantou programas sociais de alto impacto, focados nas crianças e adolescentes, dentre outras soluções administrativas pioneiras no Norte Goiano.

OS MANDATOS COMO DEPUTADO ESTADUAL – Júlio da Retífica foi eleito deputado estadual em 2006 como terceiro suplente com 22.816 votos.

O político assumiu a Assembleia Legislativa pela primeira vez, como suplente do deputado Daniel Messac (PSDB) no dia 28 de agosto de 2007, já que Daniel fora convidado para ocupar um cargo de secretário estadual no governo de Alcides Rodrigues.

Nas eleições de 2010, Júlio da Retífica alcançou a quarta suplência do PSDB à deputado estadual, com 20.066 votos.

Em razão das eleições municipais de 2012 – quando deputados estaduais aliados do então governador Marconi Perillo (PSDB) foram eleitos prefeitos em suas respectivas cidades – Júlio da Retífica assumiu a cadeira como mandatário-titular na Assembleia Legislativa de Goiás no dia 1º de Janeiro de 2013.

Na eleição de 2014, Júlio alcança a primeira suplência de deputado estadual com 27.664 votos; e assume pela terceira vez uma cadeira no Poder Legislativo de Goiás em 03 de fevereiro de 2015 como suplente da deputada Lêda Borges (PSDB), alçada ao cargo de secretária estadual durante o quarto mandato de Marconi Perillo.

Depois, em outro período da mesma legislatura, Júlio assumiu como titular após o deputado Valcenôr Braz (PTB) ser indicado ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em dezembro de 2016.

CARGOS PÚBLICOS

– Presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Porangatu – Biênio 1996/1997

– Presidente da Associação dos Municípios do Norte (Amunorte) em 1998 e em 2002.

–  Diretor Comercial da CELG (2005 a 2006)

– Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do Norte (02/2011 a 12/2012).

[Com informações do site https://juliodaretifica.blogspot.com/p/goias.html]

Veja também

Botão Voltar ao topo