Porangatu

Mostra de Teatro Nacional começa hoje e vai até domingo em Porangatu com 14 espetáculos nacionais e regionais

Tradicional evento da cidade do Norte do Estado, o 18º TeNpo ainda oferece oficinas e workshop: programação gratuita da Secult é correalizada com a Secretaria da Retomada e UFG, com apoio do Goiás Social, Prefeitura de Porangatu e Academia Esparta

Porangatu recebe a 18ª edição da Mostra de Teatro Nacional (TeNpo), a partir desta quinta (1º) até o próximo domingo, dia 4.

O evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) – com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) –  por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE)

o TeNpo 2023 terá a programação aberta hoje com a performance da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo (DF), apresentando seu novo espetáculo, a comédia stand-up “Contando ninguém acredita”.

A comédia também é veículo para as discussões de gênero propostas pela atriz Monique Alfradique, do Rio de Janeiro, no monólogo “Quase normal”.

Apresentadora e atriz, Monique começou a carreira com teatro infantil e campanhas publicitárias nos anos 1990.

Foi paquita da Xuxa entre 1999 a 2002, quando fez sua estreia na televisão. Após algumas participações em novelas, fez sua estreia com um papel fixo em A Lua Me Disse (2005), na Globo.

No monólogo encenado por Monique, o público porangatuense tem um encontro marcado com uma mulher cheia de dilemas, depois de atravessar a pandemia da Covid-19, colecionando decepções amorosas, fracassos profissionais e experiências nada convencionais no mundo virtual.

Apesar do potencial para a tragédia, situações hilárias escritas por Monique e Rafael Primot se revelam na busca desta mulher pelo autoconhecimento e pela determinação em realizar seus desejos.

Outros 12 espetáculos cênicos produzidos em Goiás estão pautados, com destaque para a Cia de Teatro Nu Escuro, Circo Lahetô, Giro8 Companhia de Dança, Cia. Teatral Martim Cererê, entre outros.

A partir da parceria entre o Governo de Goiás e a UFG, a curadoria do TeNpo propõe uma programação que fomenta a formação de público e o fortalecimento de redes produtivas entre grupos e artistas nacionais e regionais.

FORMAÇÃO – A qualificação profissional na cadeia produtiva das artes cênicas também tem força na Mostra de Teatro Nacional de Porangatu, com workshop conduzido pela atriz Vanessa Gerbelli (RJ).

Na novela “Mulheres Apaixonadas”, exibida pela Globo em 2003, Vanessa protagonizou uma cena histórica em que sua personagem, Fernanda, morreu vítima de uma bala perdida durante situação de violência urbana no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro.

Haverão, ainda, oficinas ministradas pela atriz Nay Fernandes (SP), pelo cineasta e diretor de arte Benedito Ferreira (GO), pelo ator Leonardo Miggiorin (SP) e pela atriz e arte educadora Juliana Mado (GO).

Leonardo Miggiorin foi, juntamente com a atriz Mel Lisboa, uma das principais estrelas da minissérie “Presença de Anita”, sucesso da Globo em 2001.

“A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu é uma ação de política pública estadual para a Cultura, concebida com base na descentralização das atividades das artes cênicas em Goiás”, ressalta a Secretária Estadual de Cultura, Yara Nunes.

Segundo ela, o TeNpo provoca um deslocamento de eixo e instala no Norte do Estado um espaço e um tempo favoráveis à troca de experiências, ao mesmo tempo em que estimula a qualificação da produção local e regional e forma público”, completa.

Para a reitora da UFG, Angelita de Lima, a mostra é muito especial, pois cumpre com eficiência o papel de democratizar o acesso a ações culturais, levando oficinas cênicas e espetáculos cuidadosamente selecionados para Porangatu e comunidades vizinhas.

Nesta edição de 2023, o festival ainda conta com a parceria da Secretaria da Retomada, Goiás Social, Prefeitura de Porangatu e Academia Esparta.

Confira a programação completa nos seguintes link: https://mostratenpo.cultura.go.gov.br/programacao/

https://agenciacoradenoticias.go.gov.br/82280-tenpo-2023-tera-12-espetaculos-regionais

[Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) em Goiânia]

 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo