Porangatu

Secretaria Estadual de Cultura abre inscrições para oficinas gratuitas da TeNpo 2024 em Porangatu

19ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2024) será realizada de 4 a 7 de abril pelo Governo de Goiás através da Secult: cursos serão ministrados no Centro Cultural de Porangatu

A 19ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo 2024) está com inscrições abertas para cinco oficinas gratuitas voltadas às artes cênicas. Interessados devem se inscrever no site oficial do evento, até o próximo dia 26.

O TeNpo será realizado de 4 a 7 de abril, pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria da Retomada e correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O evento conta ainda com a Prefeitura de Porangatu e Sesc Goiás como parceiros.

Na 19ª edição, o TeNpo abre espaço para as produções regionais e nacionais levando ao Centro-Oeste um painel das artes cênicas.

A iniciativa é responsável por movimentar a cultura goiana, o turismo e a economia local, além de criar oportunidade de popularizar as artes cênicas e a formação artística, incentivando os artistas de Porangatu, da Região Norte goiana e de todo o Estado de Goiás.

Os cursos serão ministrados no Centro Cultural de Porangatu, que fica na Praça Ângelo Rosa de Moura (Av. Pedro Pereira de Cunha, Setor Central).

A idade mínima para participar é de 13 anos e a duração total é de 21 horas, divididas nos dias 04, 05, 06 e 07.

OFICINAS – Os oficineiros foram selecionados via edital público. Ao todo, as cinco oficinas oferecerão 112 vagas, com uma média de 20 a 25 participantes por curso.

Todas as informações sobre as oficinas e currículo dos oficineiros podem ser conferidas aqui.

OFICINA 1Formas Animadas Para o Audiovisual (professora Izabela Nascente)

Izabela Nascente [Foto: Divulgação]
Esta oficina vai apresentar as formas animadas como um elemento artístico poderoso no contexto audiovisual.

A proposta é trabalhar com bonecos do tipo fantoches, criando personagens por meio de espuma, inspirados em estéticas de programas nacionais, como “Cocoricó”, “TV Colosso”, “Nas Garras da Patrulha”, “Mamakoosa” e “Vila Mariote”, assim como de programas internacionais, “31 Minutos”, “The Muppet Show” e “Sesame Street” (Vila Sésamo).

Cada participante construirá seu próprio personagem e aprenderá técnicas de animação para vídeo.

Ao final, cada um criará e executará um roteiro de até 3 (três) minutos, tanto individual quanto em grupo.

Todos os vídeos produzidos estarão disponíveis para os participantes e para a produção do evento para compartilhamento em redes sociais.

Público-alvo: Artistas, professores, criadores de conteúdo e entusiastas interessados em formas animadas.

– Idade mínima: 13 anos

– Quantidade de vagas: 22

OFICINA 2 – Jogos Teatrais (professora Rosane Christina de Oliveira)

Rosane Christina de Oliveira [Foto: Divulgação]
A proposta da oficina é a de possibilitar a construção de um repertório expressivo de jogos dramáticos e/ou teatrais, que permita uma intervenção significativa no processo educativo do ensino de Teatro, envolvendo as várias linguagens e enfocando a realidade brasileira, mais especificamente, o papel do profissional de Artes Cênicas, no ensino formal e/ou informal.

Para isso, serão trabalhados os seguintes conteúdos: o jogo em suas relações com a filosofia, a sociologia, a antropologia, a psicologia e várias possibilidades de estudos; o jogo teatral e o jogo dramático; a improvisação como metodologia de jogo; o treinamento para o ator por meio do jogo; o jogo para o desenvolvimento de técnicas teatrais.

Público-alvo: Atores, professores e não atores.

– Idade mínima: 16 anos

– Quantidade de vagas: 20

OFICINA 3Dança – A Roda Como Produtora de Alegrias (professor Kleber Damaso)

Kleber Damaso [Foto: Divulgação]
A proposta da oficina é a de trabalhar integralizações do pensar com o mover no ato de sambar; estimular a educação do sensível e dos sentidos (sensório-motores) nos circuitos autopoiéticos das rodas de samba, e produzir corporeidades múltiplas como potência vital em processos ininterruptos de criação e de performatização.

Público-alvo: Artistas do corpo (atores, bailarinos, “performers” e artistas circenses) estudantes, professores, pesquisadores e amadores em diferentes estágios de formação.

Interessados e curiosos em estudar e ampliar as possibilidades de se mover e de criar performances por meio dos estudos do movimento dançante.

– Idade mínima: 14 anos

– Quantidade de vagas: 20

Oficina 4 – O Ofício do Ator (professora Cláudia Ohana)

Cláudia Ohana [Foto: Reprodução/Internet]
A oficina irá abordar a construção e a formação de conhecimentos teóricos e práticos, de maneira ativa e reflexiva.

Será um espaço que promoverá o aprendizado por meio da reflexão de uma artista com mais de quatro décadas de carreira.

Para isso, serão trabalhados: construção da personagem; exercícios de corpo e voz; leitura e decupagem de texto, e debate sobre a cena.

Público-alvo: Atores, professores e não atores.

– Idade mínima: 16 anos

– Quantidade de vagas: 25

OFICINA 5O Corpo no Teatro Musical (professora Clara da Costa)

Clara da Costa [Foto: Divulgação]
Esta oficina é voltada para todas as pessoas que pretendem desenvolver suas habilidades corporais, aprimorando-as para um corpo mais consciente e inteligente.

As aulas permitirão uma compreensão profunda do corpo.

Ao obter controle da sua aparelhagem física e vocal, os participantes da oficina desenvolverão as habilidades necessárias para suas trajetórias performáticas por meio da autonomia e da confiança.

Público-alvo: Atores, professores e não atores.

– Idade mínima: 14 anos

– Quantidade de vagas: 25

Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Cultura/Secult)

Centro Cultural de Porangatu estará movimentado para a 19ª edição do TeNpo 2024 [Foto: Facebook/Sec.Cultura de Porangatu/2022]

Veja também

Botão Voltar ao topo