Eleições 2020Porangatu

‘Pinga-fogo’ de Márcio Luís e Sheillismar arrasta multidão em ruas e avenidas de vários bairros em Porangatu

Portal Excelência Notícias esteve na cidade do Norte na sexta-feira/23 para acompanhar a movimentação eleitoral da Coligação Chegou a Hora da Mudança: advogado e jornalista buscam romper com a 'velha política' em Porangatu, onde dois grupos políticos tradicionais rivalizam o poder há 24 anos

A Coligação Chegou a Hora da Mudança realizou entre a tarde e o início da noite da sexta-feira (23), em Porangatu, importante movimentação política em prol das candidaturas do advogado Márcio Luís da Silva (MDB) e da jornalista Sheilismar Ribeiro (PDT) aos cargos de prefeito e vice-prefeita da cidade do Norte do Estado, nas eleições municipais deste ano.

A concentração da militância teve início na Avenida Federal, na porta de uma loja de pneus. Empunhando bandeiras com o número do candidato, uma entusiasmada militância cantarolava os jingles de apoio à inédita candidatura ao Poder Executivo do ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Porangatu (Aciap).

Justiça Eleitoral em Porangatu não impôs regras rígidas para conter o avanço da Covid-19 na cidade do Norte: militância aglomerou-se durante ‘adesivaço’ do MDB na cidade [Foto: Excelência Notícias]
A exemplo de Márcio Luís, a vice da chapa também é novata na disputa por cargos públicos em Porangatu. Sem grandes restrições da Justiça Eleitoral da cidade frente à pandemia da Covid-19, os entusiastas do candidato do MDB realizaram um grande ‘adesivaço’ no principal corredor comercial da cidade.

Comunicador nato e homem de grande presença de espírito, o candidato a prefeito de Porangatu estava visivelmente ‘elétrico’ e bastante contagiado com o crescimento da aceitação do seu nome, confirmada em recente pesquisa registrada e publicada pelo Portal Excelência Notícias, que aponta Márcio Luís à frente da disputa com 35% das intenções de voto.

ESFORÇO – Márcio Luís, candidato a prefeito de Porangatu, adesiva carro com sua imagem e da candidata a vice Sheillismar, na Avenida Federal: boas expectativas [Foto: Excelência Notícias]
Ao lado da esposa e pretensa primeira-dama de Porangatu, Michele Miranda da Silva, o candidato Márcio Luís adesivou carros, tirou fotos com apoiadores e até mesmo ensaiou passos de forró com ela em pleno asfalto da Avenida Federal.

Depois do ‘adesivaço’, a Coligação Chegou a Hora da Mudança realizou uma grande carreata por vários bairros de Porangatu. Na cidade, a concentração de carros e motos em torno das três principais candidaturas à prefeitura recebeu o curioso nome de ‘Pinga-Fogo’.

FORÇA FEMININA – Michele Miranda, esposa do candidato Márcio Luís; e Sheillismar Ribeiro, que disputa a vice-prefeitura na chapa do advogado, no adesivaço: empenho à vitória [Foto: Excelência Notícias]

Cumprido em pouco mais de 1h30 de duração, o ‘Pinga-Fogo’ de Márcio Luís, Michelle e Sheillismar – com os três em cima da caçamba de uma picape Strada – passou por vários bairros da cidade. Um dos mais antigos, o Setor Grupiara, ainda possui inúmeras ruas sem asfalto como resultado de promessas não-cumpridas pela atual gestão municipal.

Problemas esses que o candidato a prefeito do MDB – que representa a terceira via na rivalidade política entre duas famílias que estão ou estiveram à frente do Executivo – poderá tentar resolver a partir de janeiro de 2021, caso seja eleito.

Sheillismar, Márcio e Luís e Michele, durante ‘pinga-fogo’ em Porangatu: adesões à candidatura que prega renovação na política local cresce a cada dia na cidade ´[Foto: Excelência Notícias]

Como se sabe, o prefeito Pedro Fernandes (PP) busca a reeleição para um novo mandato; e a ex-primeira-dama e ex-deputada estadual Vanusa Valadares (Podemos) busca eleger-se prefeita para reencarnar o esposo e ex-prefeito Eronildo Valadares no comando da Prefeitura de Porangatu.

De acordo com Márcio Luís, são 24 anos consecutivos sem uma verdadeira alternância no comando do município, conjuntura essa que ele busca romper nas urnas, no próximo mês.

O desgaste dos dois grupos políticos é tamanho que até mesmo o empresário e atual vice-prefeito de Porangatu, Moacir Ciriaco Dias Junior – o popular Junin do Bomsucesso/PTB – rompeu politicamente com Pedro Fernandes no último mês de julho, para reforçar o palanque do candidato do MDB.

Carreata da Coligação Chegou a Hora da Mudança passou também pelas ruas sem asfalto do Setor Grupiara, em Porangatu: moradores aguardam pelo benefício e pelo fim da poeira há 24 anos [Foto: Excelência Notícias]

Segundo o candidato a prefeito, como Porangatu possui hoje cerca de 50 mil habitantes – em franco desenvolvimento econômico – há a necessidade de que a política local respire novos ares e busque novos horizontes para uma pacificação da classe política do município.

DIALÓGO E DESCENTRALILZAÇÃO – “Essa ‘divisão’ na nossa cidade, hoje, traz muito mais problemas do que soluções. Nesse sentido é que eu e a Sheillismar – dois filhos da terra, que já mostraram competência e capacidade de trabalho – assumimos essas candidaturas para trazer um novo horizonte e novas possibilidades para o futuro de Porangatu. Nesse sentido, nós entendemos que o diálogo é fundamental com todos os segmentos da cidade, mas com foco também em gestão. Uma prefeitura, não apenas a nossa, tem de lidar com diversos interesses e diversos tipos de pessoas; e é necessário saber administrar tudo isso. Trata-se de uma estrutura muito grande onde, se não houver técnicas de descentralização e controle, a administração municipal não fluirá da maneira que se espera”, afirmou o candidato a prefeito, em entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias.

Ainda de acordo com Márcio Luís, tudo indica que em 2021 o Brasil sofrerá uma nova pandemia com a iminente fragilidade da economia do País – principalmente com o encerramento da oferta do benefício do auxilio-emergencial do governo federal – o que aumentará os impactos decorrentes da crise provocada pela Covid-19.

RACIONALIDADE – “Uma prefeitura, não apenas a nossa, tem de lidar com diversos interesses e diversos tipos de pessoas; e é necessário saber administrar tudo isso, com diálogo e com foco na gestão”, afirmou o candidato a prefeito Márcio Luís, na entrevista ao jornalista Euclides Oliveira em Porangatu [Foto: Divulgação/Assessoria do Candidato]
OPORTUNIDADE EXTRAORDINÁRIA – “Eu e minha vice Sheillismar amamos o que fazemos. Acho que cada um tem o seu dom. Eu tenho o dom de lidar com pessoas.  Ela também. Nós nos sentimos preparados [para assumir a prefeitura]; estamos num bom momento de nossas vidas; e isso [a eventual vitória, no dia 15 de novembro] será também uma realização pessoal extraordinária pela oportunidade de ajudar a melhorar a vida do nosso povo”, comentou Márcio, que entrou no MDB com grande respaldo do presidente estadual da legenda, o ex-deputado federal Daniel Vilela.

O candidato do MDB à Prefeitura de Porangatu disse, ainda, que a escolha de Sheillismar como sua candidata a vice-prefeita não poderia ter sido melhor por tratar-se de uma pessoa humilde, carismática, dinâmica e habilidosa. E o melhor, segundo ele: sem vícios políticos e com muita vontade de auxiliá-lo a governar a cidade.

JORNALISTA NA ‘BRIGA’ PARA SER VICE-PREFEITA – Sheillismar Ribeiro, do PDT, disputa um cargo público em Porangatu pela primeira vez: em 2019, nome da comunicadora apareceu em pesquisa do Jornal Opção com 6% das intenções de voto à prefeitura da cidade [Foto: Divulgação/Assessoria do Candidato]
SHELLISMAR ESTÁ CONFIANTE – “Realmente, todos sabem que eu nunca pensei em ingressar na política. Mas fui motivada pela necessidade de Porangatu em mudar uma história política de ‘familiocracia’, com dois grupos ‘brigando’ entre si há 24 anos. Essa rivalidade, infelizmente, está fazendo com que Porangatu perca o status de polo regional do Norte, fazendo que instituições importantes deixem a cidade; e que questões simples, antes resolvidas aqui, tenham que ser tratadas em Uruaçu ou São Miguel do Araguaia, por exemplo. Se um grupo político atrapalha o outro durante a gestão – numa briga política que nunca acaba após as eleições – ambos os grupos estão atrapalhando o desenvolvimento de Porangatu. Aceitei o convite do Márcio para ser candidata a vice-prefeita e encarei esse desafio porque percebi nele uma grande capacidade de gestão e de diálogo, para darmos nova opção ao povo de Porangatu”, comentou a candidata a vice-prefeita, também entrevistada pelo Excelência Notícias durante o ‘adesivaço’.

Vale ressaltar que Shellismar Ribeiro poderá ser a primeira mulher a ocupar o segundo cargo público mais importante da cidade a partir do próximo ano, após dez anos de excelentes serviços prestados à população de Porangatu em seus trabalhos como jornalista e radialista-defensora de causas populares no município.

ACEITAÇÃO POPULAR – Do alto do carro de som da coligação era possível ver a imensa fila de veículos e de motocicletas que acompanharam o Pinga-Fogo de Márcio Luís e Sheillismar por diversos bairros em Porangatu [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo