Porangatu

Dois anos após sua morte, ex-deputado Júlio da Retífica terá nome eternizado em auditório da Assembleia Legislativa de Goiás

Ex-prefeito de Porangatu, que morreu em maio de 2021, ocupou cadeira de deputado estadual em três ocasiões distintas em função das excelentes votações que lhe permitiram ser suplente da Alego nas eleições de 2006, 2010 e 2014

Júlio da Retífica – ex-deputado estadual e ex-prefeito de Porangatu – será para sempre lembrado com a denominação do Auditório das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa de Goiás – onde tanto lutou pelos interesses do Norte do Estado – por iniciativa do deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB).

Isso porque, na sessão ordinária da última terça-feira/23, a Alego aprovou por unanimidade o projeto de resolução nº 088/23 de Virmondes para a homenagem póstuma ao político e empresário Júlio Sérgio de Melo, que faleceu no dia 30 de maio de 2021 aos 66 anos, vitimado por uma pneumonia.

Nascido em Araguari/MG, Júlio da Retífica foi casado com Gláucia Aparecida Fernandes Maisa de Melo, com quem teve quatro filhos.

Em 2012 – na condição de ex-primeira-dama da cidade e dada a força do legado político do esposo – Glaucia Melo disputou a Prefeitura de Porangatu, sem sucesso.

Júlio fixou residência em Porangatu no início dos anos 80, por força de sua atividade profissional à frente da Retífica Bandeirantes que, anos mais tarde, abriu filiais em Gurupi/TO e Palmas/TO.

Segundo Virmondes, o ex-deputado prestou relevantes serviços ao Estado deixando um enorme legado para a sociedade goiana.

Sua relevância na política da cidade onde prosperou economicamente ficou bastante evidente em 1996 quando Júlio era presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (Aciap).

Na ocasião, afastou-se da entidade e venceu as eleições para a prefeitura da cidade naquele mesmo ano, tendo sido reeleito em 2000.

Após oito anos como prefeito de Porangatu – período em que também foi presidente da Associação dos Municípios do Norte (Amunorte) – Júlio da Retífica foi diretor comercial da Celg entre 2005 e 2006.

Como deputado estadual, Júlio da Retífica participou de três Legislaturas na Alego.

A primeira delas foi em agosto de 2007 quando Júlio era terceiro suplente do então deputado Daniel Messac, nomeado à época para compor o secretariado do então governador Alcides Rodrigues.

Eleito quarto suplente em 2010, Júlio da Retífica assumiu o mandato em definitivo em janeiro de 2013.

Sua segunda passagem pela Alego foi possível por força da eleição de três outros deputados às prefeituras de suas cidades em 2012.

Em fevereiro de 2015, Júlio da Retífica tornou-se deputado estadual pela terceira vez.

Ele era o primeiro suplente da então deputada estadual Lêda Borges (PSDB) – hoje na Câmara Federal – que se tornou secretária do primeiro escalão do então governador Marconi Perillo (PSDB)

Durante o período em que esteve na Alego, Júlio assumiu várias funções de destaque, inclusive como presidente de algumas comissões permanentes, tendo também ocupado a 2ª vice-presidência do parlamento goiano por alguns meses, em 2015, sendo assim justamente homenageado agora com a denominação “Auditório Júlio da Retífica”.

[Com informações da Agência Assembleia de Notícias, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo