Coronavírus

URGENTE: Para conter avanço do Covid/19, Caiado suspende aulas em escolas estaduais, municipais e particulares

Medida foi anunciada neste domingo/15 pela Secretaria Estadual de Saúde e valerá inicialmente por 15 dias: governador, que é médico, entrou em conflito com manifestantes pró-Bolsonaro na Praça Cívica, por desrespeito ao decreto que proíbe aglomerações de pessoas em Goiás

Para que o número de casos do novo coronavírus não cresça de forma vertiginosa em Goiás, o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, determinou na tarde deste domingo (15) a paralisação, por 15 dias, das aulas em todas as universidades públicas e privadas; em escolas da rede estadual; da rede municipal, sob responsabilidade das prefeituras; e da rede particular de ensino.

No documento, o titular da SES-GO informa que a interrupção das atividades deve começar preferencialmente a partir desta segunda-feira (16). Porém, estipulou um prazo máximo de 48 horas à adequação de toda a cadeia de ensino goiano, até a próxima quarta-feira (18).

De acordo com o Governo de Goiás, a decisão está diretamente vinculada à decretação da situação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o crescimento dos níveis de infecção pelo novo coronavírus, na quarta-feira (11); pela Lei Federal 13.979, assinada pela presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (6), que versa sobre as medidas de enfrentamento à proliferação do Covid-19; e pelo decreto assinado na sexta-feira (13) pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), que formalizou situação de emergência na saúde pública no Estado.

Ainda de acordo com o documento assinado por Ismael Alexandrino, a interrupção das aulas deve ocorrer, preferencialmente, pela antecipação das férias escolares. A medida poderá ser prorrogada conforme avaliação da autoridade sanitária do Estado.

EXCEÇÕES – Ficam excluídos, do decreto de suspensão das aulas, todos os alunos-universitários dos cursos da área de saúde.  Porém, as aulas terão de ser dadas para grupos reduzidos – com até 10 pessoas, para evitar aglomerações – preferencialmente em salas com janelas e ventilação corrente natural, com cautela no uso de aparelhos de ar-condicionado.

A determinação versa para que em todas as disciplinas – em todos os períodos – sejam ministradas aulas alinhadas às orientações técnicas dos protocolos do Ministério da Saúde e da SES-GO, para o novo coronavírus.

A orientação também reforça necessidade de conteúdos programáticos sobre características epidemiológicas; diagnósticas; clínicas; e terapêuticas observadas não apenas na Covid-19; como também sobre as demais Síndromes Respiratórias Agudas Graves, com foco no indivíduo e na coletividade.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, todos os universitários da saúde deverão se comportar como aliados no combate à pandemia da Covid-19 como propagadores de informações técnicas, fidedignas e responsáveis.

“A qualquer tempo, o Poder Público poderá convocar todos os graduandos da saúde a ajudarem nas unidades de saúde atuais ou que venham a ser montadas com a finalidade de combater a pandemia e outras implicações ao sistema de saúde relacionadas à Covid-19”, diz o documento assinado pelo secretário Ismael Alexandrino. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde de Goiás]

Veja também

Botão Voltar ao topo