Niquelândia/Muquém

Homem de 48 anos morre após colisão frontal entre picape e carro na Rodovia da Fé/GO-237

David Moreira de Souza dirigia um Monza e, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), teria invadido a faixa contrária e batido de frente na S-10 que era dirigida pelo professor Vivaldo Ferreira França: airbags salvaram a vida do educador do Muquém

A base do 3º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (3º BPMRV) em Uruaçu registrou, por volta das 20h30 da quarta-feira (16) um gravíssimo acidente entre uma picape e um carro de passeio, que culminou com a morte de um homem de 48 anos, no quilômetro 145 da Rodovia da Fé (GO-237), entre Niquelândia e o Povoado do Muquém.

De acordo com o Registro de Atendimento Integrado (RAI) formalizado pelos policiais rodoviários na Delegacia da Polícia Civil em Niquelândia, o professor e diretor da Escola Municipal Nossa Senhora da Abadia, Vivaldo Ferreira França – de 48 anos, morador no Muqué – trafegava pela rodovia estadual na direção da área urbana de Niquelândia, guiando sua caminhonete S-10, ano 2005, branca.

Batida foi tão violenta que a dianteira do Monza afundou na direção de David, deixando-o preso às ferragens e sem possibilidade de socorro [Foto: Divulgação/3º BPMRV]
Em dado momento do trajeto, faltando 10 quilômetros para chegar à Niquelândia, o educador foi surpreendido com a repentina aparição do Monza, ano 1993, cor cinza, que era guiado por David Moreira de Souza, de 48 anos, morador no Parque Santo Antonio.

A colisão frontal foi inevitável e os dois veículos ficaram completamente destruídos. David ficou preso às ferragens do Monza e, apesar dos rápidos esforços da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) da cidade do Norte do Estado em socorrê-lo, o motorista do Monza morreu no local.

Foi necessário, inclusive, que os bombeiros utilizassem o desencarcerador – uma espécie de alicate hidráulico – para cortar a lataria do carro afim de que o corpo de David pudesse ser retirado dos destroços; e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Uruaçu às providências de praxe.

A Polícia Técnico-Científica, também sediada em Uruaçu, esteve no local do acidente para colher vestígios que auxiliem nas investigações sobre o que poderia ter provocado a forte batida, para que a Polícia Civil de Niquelândia possa deliberar sobre as responsabilidades do acidente.

Frente do Monza acidentado ficou irreconhecível após a violenta colisão na Rodovia da Fé, em Niquelândia [Foto: Divulgação/3º BPMRV]
ACIDENTE OCORREU NUMA RETA – “Infelizmente, houve essa colisão entre dois carros de cidadãos niquelandenses, sendo que um deles (David) acabou entrando em óbito. No ponto onde ocorreu o acidente – que era plano e retilíneo – o trecho permitia a realização de ultrapassagens. Porém, aparentemente – não se sabe por qual causa, ainda é precoce falarmos sobre isso – o condutor do Monza invadiu a pista alheia. Ambos os veículos estavam em situação regular – no que diz respeito à documentação legal exigida pelo órgão de trânsito – e foram liberados para os familiares dos dois condutores ainda no local do acidente, após a perícia”, detalhou o tenente Eduardo Martins Ferreira, da Polícia Rodoviária Estadual, em áudio enviado ao WhatsApp do Excelência Notícias às 9h15 desta quinta-feira/17.

Até a chegada das equipes de Uruaçu, militares lotados na Polícia Militar (PM) de Niquelândia preservaram a cena do acidente, no sentido de evitar a aglomeração de curiosos – sobretudo daqueles que insistem em tirar fotos inoportunas com seus celulares, em situações tão trágicas – e também para evitar novos acidentes na GO-237/Niquelândia-Muquém.

Nas fotos do acidente, extraídas pelo Excelência Notícias do RAI da ocorrência, percebe-se que os airbags (bolsas infláveis) de proteção veicular, existentes na picape S-10, foram acionados no momento da batida, fato esse que garantiu que Vivaldo escapasse praticamente ileso do acidente.

Os airbags se tornaram equipamentos obrigatórios em todos os carros novos fabricados no Brasil a partir de janeiro de 2014. Porém, em carros de maior valor à época de sua fabricação – como era o caso da S-10 do educador, fabricada em 2005 – tais equipamentos eram vendidos apenas como opcionais pelas montadoras instaladas no País.

SALVO PELO AIRBAG – Vivaldo Ferreira França, diretor de escola municipal no Muquém, sobreviveu à colisão pelo ‘estouro’ da bolsa de ar frontal, que evitou que o educador chocasse o rosto e demais partes do seu corpo na caminhonete, que sofreu danos consideráveis também [Foto: Divulgação/3º BPMRV]

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