Niquelândia/Muquém

Projeto Meio Ambiente nas Escolas da Prefeitura de Niquelândia distribui 6.000 kits com sacos de lixo para coleta seletiva no Muquém

Iniciativa conjunta das pastas comandadas pelos secretários André Aguiar e Wesley Campos fomenta conscientização ambiental entre as crianças e separação correta do lixo reciclável e não reciclável durante os 10 dias do festejo de Nossa Senhora da Abadia

A Prefeitura de Niquelândia, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira/10, a distribuição de 6.000 kits com sacos de lixo de cores diferentes para estimular a correta separação dos dejetos orgânicos e dos materiais recicláveis nas áreas de camping do Santuário de Nossa Senhora da Abadia do Muquém.

De acordo com o secretário André Rosa de Aguiar, titular da pasta na gestão do prefeito Fernando Carneiro (PSD), o Projeto Meio Ambiente nas Escolas é desenvolvido desde o ano passado de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Educação.

Wesley Campos, secretário de Educação de Niquelândia, conversa com crianças no Muquém antes do trabalho de visitação às barracas das famílias acampadas [Foto: SUPERCOM/Divulgação]
Para tanto, professores das unidades de ensino subordinadas ao secretário Wesley Campos introduziram, em sua grade curricular, ensinamentos direcionados à Educação Ambiental das crianças niquelandenses.

A participação das unidades escolares é no projeto é facultativa, no entanto.  Porém, quando há adesão, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente monta, nas áreas comuns das escolas, os pontos de coleta voluntária dos materiais que poderão ser reciclados e reaproveitados pela indústria de transformação.

Divididas em pequenos grupos, crianças de duas escolas de Niquelândia realizam trabalho de conscientização ambiental no Muquém: ação começou em sala de aula [Foto: SUPERCOM/Divulgação]

“Trabalhamos, principalmente, conceitos sobre o uso correto  e racional da água; prevenção às queimadas; combate ao desmatamento irregular; e a coleta seletiva, que foi o trabalho realizado hoje no Muquém. Ou seja, a Secretaria Municipal de Educação entrou com a parte teórica e nós, do Meio Ambiente, com o suporte a esse projeto, na parte técnica”, detalhou André.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Niquelândia, um total de 60 crianças matriculadas em duas colégios municipais – Padre Valentim Rodrigues (do Jardim Atlântico) e São José (do Bairro Maracanã) –  visitaram as barracas das famílias acampadas na área pertencente à Diocese de Uruaçu no Muquém, hoje cedo.

Multiplicadoras dos conceitos aprendidos em sala de aula, crianças foram orientadas pelos professores sobre a abordagem aos romeiros do Muquém para o trabalho de conscientização ambiental [Foto: SUPERCOM/Divulgação]

Na oportunidade, houve a  distribuição de 6.000 sacos de lixo pretos (com resíduos de comida e demais materiais orgânicos contaminantes), 6.000 sacos azuis (para os materiais recicláveis, como latinhas de alumínio, embalagens de plástico, de papel ou de metal, sem contaminação) e 6.000 sacos transparentes (para garrafas e vidros, em geral), totalizando assim 18.000 sacos.

“Nessa visita às barracas as crianças mostram, às pessoas, qual é o objetivo da diferença de coloração entre essas embalagens; e a importância da reciclagem; inclusive no sentido de diminuir as quantidades de lixo recolhidas diariamente no Muquém pelo caminhão compactador ao nosso aterro sanitário. Isso sem contar que, também, os materiais recicláveis ainda poderão gerar renda extra à Associação [Quilombola Vargem Grande] do Muquém”, comentou o titular da pasta do Meio Ambiente em Niquelândia.

Crianças entregam kit com sacos de lixos de cores diferentes para idosa em acampamento familiar no Muquém, repetindo ação iniciada pela prefeitura em 2022 [Foto: SUPERCOM/Divulgação]

Sempre de acordo com André Aguiar, os bons resultados obtidos na ação realizada em 2022 apontam que o trabalho este ano será ‘muito melhor’, uma vez que as famílias acampadas este ano já foram conscientizadas ano passado sobre a existência dos pontos de coleta de recicláveis na área ao redor do Santuário do Muquém.

Por ocasião da entrevista ao Excelência Notícias, o secretário recomendou às pessoas em geral – não apenas acampadas no Muquém – que evitem o consumo de bebidas em garrafas de vidro descartáveis pelo baixíssimo valor que tal material possui para ser reciclado e revendido.

Alunos de duas escolas da rede municipal de ensino de Niquelândia foram à campo nesta quinta-feira no Muquém para trabalho de conscientização ambiental [Foto: SUPERCOM/Divulgação]
Se for inevitável, no entanto, a utilização de garrafas de vidro, André pede que seja dada preferência aos vasilhames retornáveis.

“Ou seja, quem é apaixonado pelas cervejas long neck, o melhor é que aprenda a saboreá-las em latas, que podem tanto serem doadas ao nosso projeto ou recicladas pelas próprios acampados. Ambientalmente, essa é a decisão mais correta”, comentou ele.

André Rosa de Aguiar é o atual secretário municipal de Meio Ambiente de Niquelândia [Foto: SUPERCOM/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo