Com trabalho no Machadinho, “Assistência Vai Até Você” intensifica ações em povoados distantes da Zona Rural
Povoado dista 120 quilômetros da área urbana da cidade do Norte e foi contemplado esta semana com serviços das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, sob coordenação da primeira-dama Juliana Campos e apoio do prefeito Fernando Carneiro

Encabeçado pela primeira-dama Juliana Campos, o programa “Assistência Vai Até Você” da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania cumpriu uma verdadeira maratona de esforços para que os serviços da própria pasta e também da Secretaria de Saúde fossem oferecidos nesta semana no Povoado Machadinho, distante 110 quilômetros da área urbana do município.
O prefeito Fernando Carneiro/PSD e demais secretários rodaram quase 70 quilômetros de asfalto pela rodovia BR-414 até as proximidades do Povoado Quebra-Linha para a iniciativa da Prefeitura de Niquelândia.

SERVIÇOS – Dentre as ações ofertadas aos moradores do povoado podem ser citados exames; vacinas; aferições de pressão arterial; consultas médicas (inclusive com o próprio prefeito, que é médico); e cortes de cabelo gratuitos. Para as crianças, diversão garantida no pula-pula e no paladar, com muito algodão-doce.

De acordo com a primeira-dama e titular da pasta da Assistência Social, ambos os serviços compõem a rede de proteção social do Governo Federal no âmbito dos municípios brasileiros, como é caso de Niquelândia. Cras e Creas, de acordo com Juliana, destacam-se como as principais unidades da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O município recebe recursos federais à manutenção dos trabalhos do Cras e do Creas.

Por outro, o Creas tenta minimizar as consequências dos problema, quando já existentes, sobretudo nos bairros mais carentes da cidade do Norte do Estado, que possui cerca de 45 mil habitantes.

O Povoado de Indaianópolis será o próximo local de trabalho da ação “Assistência Vai Até Você”, em Niquelândia.
(com informações da Supercom/Niquelândia)
