PARCERIA INÉDITA – Prefeitura e Sindicato Rural abrem 22ª Exponíquel e 3ª Agroníquel nesta quarta-feira em Niquelândia
Realização conjunta da 22ª Exponíquel com a 3ª Agroníquel é resultado de uma parceria construída entre as atuais administrações da municipalidade e da entidade classista, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura: Trio Parada Dura se apresenta na inauguração da festança
Terá início na noite desta quarta-feira/24, com grande show do Trio Parada Dura, a 22ª Exposição Agropecuária de Niquelândia (Exponíquel), que será realizada pela Prefeitura de Niquelândia no Parque Agropecuário Wilson da Silva Rocha Vidal até o próximo domingo/28.
Como é de se esperar, o local será palco de uma das maiores festas da região, com grandes montarias, atrações de renome nacional e momentos de lazer e diversão para toda a família.
Neste ano, em parceria inédita celebrada pela atual administração municipal com o Sindicato Rural de Niquelândia, a 3ª Feira Moderna do Agronegócio de Niquelândia (3ª Agroníquel) será realizada de forma simultânea com a ‘pecuária’, unindo o lado festivo ao de negócios.
Segundo o secretário municipal de Agricultura de Niquelândia, Zoze Rosado Filho, a realização conjunta da 22ª Agroníquel com a 3ª Agroníquel é resultado de uma parceria construída com respaldo do prefeito Eduardo Moreira (MDB).
Ainda de acordo com Zoze, o atual chefe do Executivo defende que as entidades classistas assumam, cada vez mais, o protagonismo na organização de eventos secundários a diversos sectores da economia, contando com o apoio do Poder Público.

“A prefeitura cedeu o espaço para unirmos as datas e nos deu total apoio estrutural. Além disso, serão realizados os shows e os rodeios. A expectativa é de que a iniciativa seja um grande sucesso este ano e esperamos que se consolide como um projeto permanente, com continuidade nos próximos anos”, afirmou o secretário de Agricultura de Niquelândia.

“Não é fácil fazer uma feira tão importante como essa – ainda mais no cenário econômico que estamos vivendo hoje – pois atrair expositores à feira está sendo um desafio, mas vai dar tudo certo. O evento contará também com uma feira gastronômica com o nome ‘Sabor e Prosa’, organizada pelo nosso sindicato dentro do recinto da exposição para promover o comércio local. Então, convidamos todos os produtores rurais a se filiarem e conhecerem o portfólio de cursos técnicos disponíveis para o setor”, ressaltou o presidente.

Ele afirmou que seu principal objetivo é fortalecer o turismo em Niquelândia e contribuir para o crescimento do município. Reneval sempre trabalhou em defesa do setor e considera que a oportunidade que lhe foi concedida pelo prefeito Eduardo Moreira será um dos maiores desafios de sua trajetória profissional.
Para ele, o desenvolvimento do turismo depende da união entre o poder público, entidades parceiras e a comunidade, e que o trabalho conjunto será fundamental para consolidar Niquelândia como um destino turístico cada vez mais atrativo.
“A Secretaria de Turismo foi responsável pela contratação das atrações musicais da Exposição Agropecuária e nossa expectativa é movimentar a economia local e atrair visitantes de toda a região”, destacou o secretário de Turismo.
O secretário ainda explicou que a escolha dos shows para a pecuária deste ano levou em consideração a disponibilidade financeira da administração municipal e a agenda de alguns artistas, o que impossibilitou a contratação de algumas bandas. Apesar disso, ele demonstra otimismo com a realização da festa.
“Acreditamos que esta Exposição Agropecuária será um grande sucesso. Para o próximo ano, vamos trabalhar ainda mais para realizar um evento melhor do que o deste ano”, afirmou Reneval.

CONFIRA AS MELHORIAS REALIZADAS NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE NIQUELÂNDIA
PAra a exposição deste ano, foram feitas grandes ampliações e adequações nas reformas do Parque Agropecuário de Niquelândia que estão praticamente concluídas para melhor recepção do público.
O design visual será diferente – com um arranjo estrutural mais organizado – permitindo que os visitantes passem primeiro pela área de exposição de gado, seguindo pelas máquinas que estarão à disposição durante a 3ª Agroníquel, antes de chegarem à área de diversão e shows da 22ª Exponíquel
Uma das principais melhorias visíveis no Parque Agropecuário foi a instalação de uma rede de esgoto completa, garantindo pontos individuais de água e esgoto para todas as barracas comerciais.
Todos os banheiros do parque foram reformados. As obras incluíram também o sanitário próximo à arena, que estava abandonado. Também serão instalados mais 20 banheiros químicos para atender os visitantes que passarem pelo local durante os quatro dias da festa.
Para melhorar o conforto e a higiene, foi aplicada brita em áreas que antes eram de terra batida, como o parquinho, a área dos expositores e o fundo das barracas comerciais.
As baias para equinos foram readequadas e ampliadas para oferecer mais espaço e conforto aos animais de exposição que participarão do evento.
A arena de rodeio contará com uma estrutura de 150 metros de arquibancada totalmente coberta, uma novidade logística para o evento deste ano, proporcionando mais conforto e segurança para o público acompanhar cada emoção na arena.
O palco foi reposicionado de forma transversal para criar uma praça de eventos maior e sem obstáculos, facilitando a circulação do público entre as barracas.
Haverá restrição total de veículos dentro do parque a partir das 18h, sendo permitida apenas a entrada de ambulâncias e das forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE SHOWS
Quarta/24 de junho – Trio Parada Dura e DJ Nego Lima (entrada: 1 kg de alimento).

Quinta/25 de junho – Abertura Oficial do Rodeio, Categoria de Base, Gaby Had, Cátia Ribeiro, Gabriel Araújo e Banda Realce (entrada franca).
Sexta/26 de junho – Clayton & Romário, DJ Dropster, Nilson Freire e participação especial de Fabrício e Eduardo (entrada franca).
Sábado/27 de junho – Grande final do rodeio, Pedro Paulo e Matheus, Sandro & Ronaldo e DJ Eddu Maia (entrada: 1 kg de alimento).

Domingo/28 de junho – Show infantil com Grupo Kid Mais e apresentação infantil (entrada franca).




