Eleições 2018

PSDB faz comício em Uruaçu para alavancar reeleição de José Eliton

Na cidade do Norte do Estado, governador-candidato foi recepcionado pelo prefeito tucano Valmir Pedro, que relacionou dezenas de obras e benefícios conseguidos junto ao Governo de Goiás após assumir a prefeitura em janeiro de 2017: esperança na virada e ida ao 2º turno

O governador e candidato a reeleição pela “Coligação Goiás Avança Mais”, José Eliton Júnior (PSDB) participou de comício em Uruaçu na noite da quinta-feira (6), onde foi recepcionado pelo prefeito Valmir Pedro (PSDB); pelo vice-prefeito Juarez Lourindo (PSB); vereadores da base de apoio do chefe do Executivo; e demais lideranças políticas da cidade do Norte do Estado.

Naquele dia, José Eliton solidarizou-se com o ataque a faca sofrido horas antes pelo candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), durante ato de campanha em Juiz de Fora/MG. Há dois anos, na eleição municipal de 2016, o então vice-governador foi baleado no abdômen em Itumbiara em atentado que tirou a vida do ex-prefeito José Gomes da Rocha, em campanha para reassumir a prefeitura da cidade do Sul do Estado.

O Portal Excelência Notícias esteve na cidade na ocasião, quando José Eliton discursou para elencar os feitos administrativos do ex-governador e agora candidato ao Senado, Marconi Perillo (PSDB), de quem o atual candidato ao Governo de Goiás foi vice-governador entre janeiro de 2011 e 7 de abril deste ano.

No palanque armado pelo ninho tucano na Rua Paraná, José Eliton se fez acompanhar pela ex-secretária estadual de Educação e candidata a vice-governadora na chapa, Raquel Teixeira (PSDB); pela senadora Lúcia Vânia (PSB), que pleiteia novo mandato em Brasília; e por Marconi Ferreira Perillo, pai do ex-governador goiano.

A deputada estadual Eliane Pinheiro (PSDB) – que hoje mora em Uruaçu e conta com apoio ferrenho de Valmir – também teve lugar de destaque no evento político em que também pediu votos para um novo mandato na Assembleia Legislativa em Goiânia.

“Valmir é um prefeito muito respeitado e querido por todo o staff do governo estadual. É muito importante que eu seja reeleita para continuar ajudando o Valmir em Uruaçu, mas também é importantíssima a reeleição do nosso governador José Eliton; da nossa senadora Lúcia Vânia; e a eleição do nosso futuro senador Marconi”, afirmou Eliane Pinheiro.

A deputada estadual Eliane Pinheiro (PSDB), durante discurso em Uruaçu, ao lado da candidata a vice-governadora Raquel Teixeira e da senadora Lúcia Vânia, que busca a reeleição: apoiada por Valmir, Eliane mudou-se para Uruaçu e busca seu segundo mandato consecutivo (Foto: Euclides Oliveira)

Apoiador incondicional do deputado federal Thiago Peixoto (PSD) – que desistiu de tentar a reeleição este ano – o prefeito de Uruaçu também confirmou seu alinhamento político com o jovem deputado federal Lucas Vergílio (SD), que busca um segundo mandato no Congresso Nacional.

Num discurso extremamente populista em que quase perdeu a voz pelo tom enérgico que usou, o prefeito Valmir Pedro destacou que José Eliton será, se eleito, a exemplo de Marconi, um governador municipalista com foco voltado à melhoria dos 246 municípios goianos.

Valmir nominou várias ruas e avenidas em vários bairros de Uruaçu que, segundo ele, estavam “só o buraco” em janeiro de 2017 quando ele assumiu o Poder Executivo. As vias públicas da cidade, de acordo com o prefeito, foram recuperadas com o apoio do Governo do Estado através de recursos do Programa Goiás na Frente.

Valmir Pedro também destacou aprimoramentos em equipamentos; em veículos do tipo ambulância (que “batiam lata”, segundo ele); e no número de profissionais em serviço na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Vila Primavera, também com recursos advindos dos cofres públicos estaduais como reforço de caixa à Prefeitura de Uruaçu.

O prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (à direita, no microfone) fez ampla defesa em discurso populista pela reeleição do governador José Eliton, quando relacionou obras e benefícios que a cidade alcançou do Governo do Estado após ele assumir o Poder Executivo em janeiro de 2017 (Foto: Euclides Oliveira)

O transporte de pacientes renais crônicos para hemodiálise em Goianésia também foi modernizado com um ônibus mais confortável, de acordo com o gestor uruaçuense. Emendas da deputada Eliane Pinheiro que, de acordo com o prefeito, foram devidamente liberadas por Marconi e José Eliton. O Estádio Cajuzão e o Ginásio de Esportes também foram devolvidos ao uso da coletividade uruaçuense, segundo Valmir, por seu alinhamento de longa data com os líderes do PSDB em Goiás.

E,  claro, o Hospital Regional de Urgências de Uruaçu, obra que era acalentada há duas décadas pelos prefeitos do Norte do Estado, que recebeu R$ 23 milhões em equipamentos. Porém, ainda no aguardo pela Secretaria Estadual da Saúde, da definição de qual Organização Social (O.S.) irá administrar o complexo.

“Nosso governo é um governo que se preocupa com o cidadão e com o ser humano. Estamos fazendo tudo isso porque temos um governador-parceiro da cidade de Uruaçu.  Nós precisamos continuar nesse ritmo de progresso; de desenvolvimento; e de promoção da qualidade de vida. E, por isso, preciso do voto de confiança de vocês para o Zé Eliton continuar sendo nosso governador e para que Uruaçu encontre sempre aberta a porta do Palácio das Esmeraldas para buscarmos mais recursos. Nós já viramos (os números das pesquisas) em Uruaçu e tenho a certeza de que vamos conseguir a virada em Goiás nessa eleição, contra aqueles que nunca fizeram política para o povo”, discursou Valmir, sempre ladeado por sua esposa e primeira-dama Anne Lígia Tereza.

Na oportunidade, a senadora Lúcia Vânia destacou que Valmir Pedro foi vitorioso à prefeitura na eleição de 2016 porque nunca desistiu do sonho – acalentado quando adolescente – de administrar a cidade onde nasceu.

Em plena campanha por um novo mandato de oito anos em Brasília, a senadora Lúcia Vânia (PSB) fez um discurso aguerrido em Uruaçu, no Norte do Estado (Foto: Euclides Oliveira)

José Eliton foca discurso de reeleição em Educação e na manutenção dos programas sociais

No comício em Uruaçu, o candidato a reeleição ao governo do Estado, José Eliton Júnior, disse que sua maior razão em atuar na política é poder atender às famílias simples de Goiás, relembrando a vida humilde quando criança em Posse, cidade do Nordeste do Estado onde foi criado. A oportunidade de estudar em Goiânia e se formar em Direito, para José Eliton, foi um importante marco divisório em sua trajetória pessoal e profissional.  Ele destacou que seu precursor Marconi Perillo – ainda muito jovem, em 1998 – venceu as eleições para o Governo de Goiás pela primeira vez quando pesquisas o colocavam em situação de inferioridade percentual.  Segundo José Eliton, o Estado avançou nesses 20 anos porque o agora ex-governador teve sensibilidade para implantar as transformações que eram necessárias, na época.

“E os amigos meus de Posse, que ficaram para trás em matéria de conhecimento, começaram a estudar e fazer um curso superior com a criação da Universidade Estadual de Goiás, a UEG. E por isso que agora, se eu for eleito, quero levar ao menos um curso superior para todos os 246 municípios goianos. Esse mês teremos o primeiro vestibular para 10.000 vagas de Ensino à Distância (EaD). Lembro-me bem do Valmir e da deputada Eliane que, toda semana, procuravam o Marconi para trazer o curso de Direito aqui para a UEG em Uruaçu.  E hoje esse curso está funcionando, gratuitamente. Estou com o coração alegre e feliz hoje, por esse novo Estado de Goiás, que hoje é líder em Educação. Mas precisamos e queremos avançar mais, implantando o ‘Programa Professor Mestre’ para darmos Mestrado para todos os educadores da rede estadual, de tal modo que as famílias possam sonhar com um futuro melhor para nossos estudantes”, discursou José Eliton.

Ainda em Uruaçu, ele também garantiu que, se for reeleito, seu governo dará continuidade em todos os programas sociais de transferência de renda e riqueza do Estado, citando o Renda Cidadã como prioritário às famílias que necessitam desse complemento no orçamento doméstico; e outros como Bolsa-Universitária; Cheque-Moradia; e Cheque-Reforma; além de ações voltadas ao primeiro emprego, caso do Programa Jovem Cidadão, que abriu 500 vagas especialmente para deficientes físicos em abril deste ano. “Essa é a agenda política que me motiva, que me inspira para fazer um governo moderno”, discursou o governador-candidato no evento político do PSDB em Uruaçu.

José Eliton discursa em Uruaçu, observado atentatamente pelo vice-prefeito Juarez Lourindo (PSB) e pelo prefeito Valmir Pedro (PSDB): luta incansável para evitar que a eleição para o governo seja definida ainda no primeiro turno (Foto: Euclides Oliveira)

Veja também

Botão Voltar ao topo