UBS do Quebra-Linha é reaberta em prazo recorde após Saúde de Niquelândia firmar compromisso de melhorias estruturais com o Cremego
Povoado ficaria sem atendimento por 60 dias em função da interdição ocorrida no dia 31 de janeiro, mas administração do prefeito Eduardo Moreira agiu rápido e garantiu retomada do trabalho com apenas duas semanas de tratativas com entidade que representa a classe médica em Goiás
![](/wp-content/uploads/2025/02/foto-ubs-do-quebra-linha-foi-reaberta-ao-publico-em-niquelandia-nesta-quarta-feira-12-e1739385723116-780x470.jpg)
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado de Quebra-Linha, em Niquelândia, recebeu autorização do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) para retomar os atendimentos médicos a partir desta quarta-feira/12.
A liberação ocorreu após a Secretaria Municipal de Saúde firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), comprometendo-se a sanar as irregularidades que culminaram com a interdição ética da unidade localizada às margens da rodovia BR-414, distante 70 quilômetros da área urbana da cidade
Na oportunidade, o prefeito Eduardo Moreira (Novo) explicou à comunidade que o Cremego vistoriou a UBS duas vezes ainda durante a administração anterior – em 09/01/2023 e 29/07/2024 – sem que nenhuma providência tivesse sido tomada para sanar as irregularidades no funcionamento da unidade.
Em novembro de 2024, a situação continuava da mesma forma com infiltrações, fiação elétrica exposta, degradação do forro das salas e a ausência de sabonete líquido, toalhas de papel, alvará dos Bombeiros e inscrição junto ao próprio Cremego.
A interdição havia sido determinada no dia 31 de janeiro, por um prazo de 60 dias. Com a assinatura do TAC, de acordo com a secretária Bruna Rodrigues, a pasta sob seu comando assume a responsabilidade de regularizar as pendências e garantir um ambiente adequado para os atendimentos.
O Cremego acompanhará a implementação das melhorias, mantendo a fiscalização para assegurar o cumprimento do acordo.
O QUE DISSE O PREFEITO – “Desde o primeiro momento, quando fomos comunicados da interdição, nossa gestão trabalhou incansavelmente para ganharmos um novo prazo do Cremego e solucionar, de vez, todas as pendências da UBS do Quebra-Linha. Este é um compromisso com a população que confiou em nosso projeto, garantindo que todos tenham acesso a um atendimento digno e de qualidade, para que o serviço público de saúde seja sempre uma prioridade em nosso município”, afirmou o prefeito Eduardo Moreira por telefone, de Brasília, onde participava do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas.
O Ministério Público (MP) e a Vigilância Sanitária Estadual também foram informados sobre as medidas adotadas para garantir a segurança na unidade.
O Auto de Desinterdição para a reabertura da UBS do Quebra-Linha foi assinada pela presidente do Cremego, Sheila Soares Ferro Lustosa Victor, na segunda-feira/10 como resultado da sessão extraordinária realizada pela entidade na quinta-feira/6, onde foram discutidos diversos assuntos. [Com informações da Assessoria de Imprensa do Cremego, em Goiânia]