Niquelândia

Pré-candidato do PL, Ozeas Boiadeiro lidera Pesquisa Igape para a Prefeitura de Niquelândia nas eleições de outubro

Empresário do ramo de compra e venda de gado articula pré-campanha dia e noite à disputa pelo cargo de prefeito da cidade pela segunda vez consecutiva: com 36% das intenções de voto e baixo índice de rejeição entre os eleitores locais, Boiadeiro conta com apoio do deputado estadual Júlio Pina e do senador Wilder Morais, presidente do PL em Goiás

Pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás pelo Instituto Gazeta de Pesquisas (Igape), de Goiânia, aponta que o pré-candidato Ozeas Gomes de Morais – o popular Ozeas Boiadeiro (PL) – aparece à frente dos demais possíveis postulantes ao cargo de prefeito de Niquelândia, nas eleições municipais de outubro deste ano, a qual deverá ser sua segunda disputa consecutiva na cidade.

O empresário de compra e venda e gado, como se sabe, terminou a eleição municipal de 2020 pelo PRTB em terceiro lugar com 5.074 votos (25,6% do total apurado) sem nunca ter disputado cargos públicos, porém com o apoio do deputado estadual Júlio Pina e outras lideranças locais.

Na oportunidade, o atual prefeito Fernando Carneiro (PSD) foi reeleito com 9.135 votos (46,09%) e o médico Jean Cintra, à época no PROS, ficou em segundo lugar com 5.362 votos (27,06%). Atual presidente municipal do PSB, Jean Cintra está na base de apoio do Poder Executivo e não será candidato este ano.

FONTE: Igape/Instituto Gazeta de Pesquisas/Goiânia. REPRODUÇÃO/CAPTURA DE TELA: Portal Excelência Notícias/Niquelândia

OS NÚMEROS DA PESQUISA – O levantamento do Igape fez simulações de preferência espontânea (quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados ao eleitor) e de preferência estimulada (com a apresentação dos nomes) para extrair um recorte do cenário eleitoral na cidade no presente momento.

Nos dois cenários, quatro pré-candidaturas aparecem consolidadas: Ozeas Boiadeiro é o 1º colocado, com 36% (na estimulada) e 30,3% (na espontânea). Como se sabe, ele migrou no ano passado para o PL, obtendo assim o apoio formal do senador Wilder Morais, presidente da legenda em Goiás.

Na sequência, em 2º lugar, aparece o nome do ex-prefeito e pré-candidato Ronan Rosa Batista (do PRD, que governou a cidade por dois mandatos entre 2006 e 2012) com 17,1% (na estimulada) e 13,1% (na espontânea).

Já o empresário e pré-candidato Eduardo Moreira (Novo), do ramo de telecomunicações e internet, aparece em 3º lugar na estimulada (13,1% das intenções) e em 4º lugar na espontânea (8,6% das intenções).

Em condição inversa ao pré-candidato do Novo, o advogado e ex-assessor especial de gabinete da Prefeitura de Niquelândia, Sandro Rocha – mais conhecido como Dr. Sandro (MDB) – aparece em 4º lugar na estimulada (12% das intenções) e em 3º lugar na espontânea (9,7% das intenções).

Recém filiado ao MDB, Dr. Sandro conta com significativos apoios na esfera política estadual, caso do vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela; e do deputado estadual Bruno Peixoto (UB), atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás .

Ainda de acordo com o levantamento estimulado, os eleitores que disseram “não votar em nenhum desses nomes” somam 8,6%.

Aqueles que anulariam o voto ou votariam em branco perfazem 1,4%. Por fim, os que não sabem ou não quiseram responder – ou seja, os indecisos – são 11,7%.

Na pesquisa espontânea, os quatro principais pré-candidatos somaram, juntos, 61,7% das intenções de votos. Somados, outros 7 nomes citados receberam 4,3% das intenções.

O que chama a atenção, no entanto, é o número de pessoas que não souberam informar sua preferência, de bate-e-pronto: 34%.

FONTE: Igape/Instituto Gazeta de Pesquisas/Goiânia. REPRODUÇÃO/CAPTURA DE TELA: Portal Excelência Notícias/Niquelândia

ALINHAMENTO POLÍTICO INFLUENCIA VOTO – O Igape também fez simulações de preferência de voto do eleitorado de Niquelândia tendo, como critério de avaliação, o alinhamento político de cada pré-candidato à prefeitura com lideranças nacionais, estaduais e municipais.

Por esse viés, os números apontam que 65,1% da amostra pesquisada em Niquelândia não votaria num candidato apoiado pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outros 27,4% disseram que votariam sim para um nome que tenha apoio do petista na cidade. Por fim, 7,4% não souberam responderem ao questionamento.

FONTE: Igape/Instituto Gazeta de Pesquisas/Goiânia. REPRODUÇÃO/CAPTURA DE TELA: Portal Excelência Notícias/Niquelândia

A situação, no entanto, é inversa sobre a intenção de voto em Niquelândia para um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): 50,9% dariam seu voto para um nome alinhado com o bolsonarismo, como é o caso de Ozeas Boiadeiro.

Outros 39,1% rejeitariam um nome apoiado pelo ex-presidente no município. Um total de 10% não soube informar.

FONTE: Igape/Instituto Gazeta de Pesquisas/Goiânia. REPRODUÇÃO/CAPTURA DE TELA: Portal Excelência Notícias/Niquelândia

O Igape apontou, ainda, que o excelente desempenho do governador Ronaldo Caiado (UB) à frente do Estado de Goiás teria impacto bastante relevante nas eleições municipais em Niquelândia.

61,7% das pessoas ouvidas votariam num candidato apoiado por Caiado na cidade, enquanto apenas 24,7% rejeitariam um nome endossado pelo governador. O percentual dos que não souberam opinar é de 13,7%.

FONTE: Igape/Instituto Gazeta de Pesquisas/Goiânia. REPRODUÇÃO/CAPTURA DE TELA: Portal Excelência Notícias/Niquelândia

No plano municipal, a pesquisa do Igape faz uma constatação delicada: 63,1% disseram que não votariam num candidato apoiado pelo atual prefeito de Niquelândia, enquanto apenas 20,3% dariam seu apoio para um nome oriundo da base política de Fernando Carneiro.

Essa conjuntura talvez possa ser explicada pelos 52,3% dos eleitores que declararam, numa outra parte da pesquisa, que a área de infraestrutura/obras caracteriza-se como o pior serviço oferecido pela Prefeitura de Niquelândia aos munícipes, na atual gestão.

FONTE: Igape/Instituto Gazeta de Pesquisas/Goiânia. REPRODUÇÃO/CAPTURA DE TELA: Portal Excelência Notícias/Niquelândia

REJEIÇÃO – A pesquisa do Igape também aferiu qual dos quatro pré-candidatos ao cargo de prefeito de Niquelândia teria a maior rejeição – ou seja, o nome que o eleitor local “não votaria de jeito nenhum” se as eleições fossem hoje.

Por esse critério, Dr. Sandro aparece como o mais rejeitado, tendo sido mencionado por 30,3% da amostra pesquisada em 1º lugar, por esse critério. Em 2º lugar no levantamento, o ex-prefeito Ronan Batista canaliza 29,4% de rejeição.

Ozeas Boiadeiro seria rejeitado por 9,4% do eleitorado local, em 3º lugar. Já o pré-candidato menos rejeitado é Eduardo Moreira: apenas 4,3% disseram que não o escolheriam para ser prefeito da cidade.

FONTE: Igape/Instituto Gazeta de Pesquisas/Goiânia. REPRODUÇÃO/CAPTURA DE TELA: Portal Excelência Notícias/Niquelândia

DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 22/04/2024 com o número GO-06722/2024, o levantamento sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Niquelândia foi realizado pela empresa Portal Goiás Maior LTDA (razão social do Igape/Instituto Gazeta de Pesquisas, que também edita e veicula o jornal “Gazeta do Estado”) inscrita no CNPJ 04.851.508/0001-54.

Uma vez que a contratante e a empresa que realizou a pesquisa foram as mesmas ficou dispensada a emissão obrigatória da nota fiscal dos serviços prestados, de acordo com as exigências legais estabelecidas pela Lei 9.504/97 e Resolução TSE nº 23.600/2019, complementada pela Resolução TSE nº 23.676/2021.

Em 2022, de acordo com o TRE-GO, o município do Norte do Estado possuía 27.499 eleitores registrados na 41ª Zona Eleitoral de Niquelândia, a única do município.

Para a composição do referido levantamento, o Instituto Gazeta de Pesquisas ouviu 350 eleitores de Niquelândia, sendo 177 mulheres (50,6%) e 173 homens (49,4%), entre os dias 24/04/2024 e 26/04/2024, nos seguintes bairros/distritos, a saber

Jardim Atlântico, Jardim Ipanema, Jardim Aurora, Setor Bela Vista, Setor JK, Bairro Alvorada, Distrito de Tupiraçaba (Traíras), Vila Canaã, Jardim Águas Claras, Setor Evereste, Conjunto Habitacional Codemin, Bairro Boa Vista, Vila Nossa Senhora da Abadia, Jardim Industrial, Setor Belo Horizonte, Vila Mutirão, Bairro Santa Efigênia; Distrito de Vila Taveira (Faz Tudo); Setor Planalto e Vila Lajeado.

A margem máxima de erro da pesquisa é de 5,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.  O nível de confiança do trabalho realizado pelo Igape, sob responsabilidade do estatístico Filipe Moreira Martini, é de 95%.

Veja também

Botão Voltar ao topo