Niquelândia

1ª AGRONÍQUEL – Sindicato Rural de Niquelândia realiza Feira Moderna do Agronegócio para marcar 41º aniversário da entidade

Chácara da Gamboa abrigou, na quinta-feira/4, estandes de parceiros institucionais do sindicato e empresas da iniciativa privada, que expuseram ações técnicas e equipamentos voltados à melhoria da agropecuária na cidade: sindicato também inaugurou galeria de ex-presidentes e homenageou pioneiros da atividade rural em Niquelândia

Realizada pelo Sindicato Rural de Niquelândia, a 1ª Agroníquel – Feira Moderna do Agronegócio – evidenciou o crescimento e as reais potencialidades de expansão do segmento na cidade do Norte do Estado entre a manhã e a noite da quinta-feira/4.

A iniciativa da feira foi da diretoria executiva da entidade que completou seu 41º aniversário de fundação neste ano, atualmente sob a presidência de Edimar da Costa Cintra.

Embrapa Cerrado (DF) também montou seu estande na 1ª Agroníquel realizada pelo Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
O evento contou com o apoio institucional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), da Faeg Jovem, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Goiás; e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrado) que tem sede em Brasília.

Para tanto, nas dependências da Chácara da Gamboa – às margens da rodovia BR-414 – foi montada uma grande estrutura com estandes dos parceiros mencionados; de empresas da iniciativa privada (para exposição/comercialização de máquinas e implementos agrícolas, caminhonetes, prestadores de serviços de assistência técnica nas áreas de irrigação, plantio, colheita, nutrição e genética, dentre outros); e de duas importantes cooperativas de crédito (Sicredi e Sicoob, ambas com atuação local permanente), para atendimento aos produtores rurais niquelandenses.

Parceiro de longa data do Sindicato Rural de Niquelândia, Senar Goiás também compôs o rol de expositores da 1ª Agroníquel [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

De acordo com Edimar, o Sindicato Rural de Niquelândia buscou inspiração – mantidas as devidas proporções – para realizar um evento similar às feiras de agronegócio conhecidas nacionalmente como a Agrishow (de Ribeirão Preto/SP) e a Tecnoshow Comigo (de Rio Verde), por exemplo a partir de visitas às mesmas em diversas oportunidades.

“Nós sempre víamos, nessas feiras, o encontro dos produtores com a grande tecnologia e ciência, para o campo. Aqui, no Norte de Goiás, Niquelândia era uma cidade fora desse contexto (de eventos do segmento rural) pois, embora nós tivéssemos todas as condições de sermos grandes produtores e nos tornarmos uma potência do agronegócio, ainda nos faltavam ferramentas para tecnificar nosso trabalho”, explicou o presidente da entidade.

AS “BRUTAS” – Uma tradicional fabricante de caminhonetes, de origem japonesa, também apresentou dois modelos vendidos na concessionária localizada em Anápolis aos produtores rurais de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Para corrigir esse problema, o sindicato buscou, nos últimos anos, o apoio do Senar através da oferta de inúmeros cursos de qualificação aos produtores locais garantindo assim, nas palavras de Edimar Cintra, mais “intimidade’’ com a modernização dos processos no campo, hoje disponíveis no mercado.

Segundo ele, tal avanço fez com que o Sindicato Rural de Niquelândia se tornasse referência em todo o Estado de Goiás a partir do recebimento, do governador Ronaldo Caiado (UB), de uma comenda referendando a entidade classista por ter se consagrado entre as que realizaram cursos através do Senar em 2023.

Outra importante fabricante de picapes médias, atualmente importadas da Argentina para o Brasil, apresentou em Niquelândia duas unidades com a mais recente atualização do modelo [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
PALESTRAS – No período da tarde, também na Chácara da Gamboa, a 1ª Agroníquel ofertou palestras segmentadas sobre as perspectivas dos mercados da pecuária de corte e de leite o Brasil neste ano de 2024 no Brasil; os desafios à obtenção de crédito agrícola para expansão das atividades dos produtores rurais; e os avanços do agronegócio no país nas últimas quatro décadas, através de especialistas de cada setor que expuseram seus conhecimentos a pedido do Sindicato Rural de Niquelândia.

EXPANSÃO E RENTABILIDADE DO AGRO NO NORTE – Nos últimos 20 anos, como se sabe, diversas cidades do Norte Goiano – caso de Niquelândia, Uruaçu e Porangatu, por exemplo – tornaram-se alternativas mais viáveis economicamente ao plantio de soja e outros cultivos para a aquisição e manejo de extensas áreas, na comparação com a consolidada região do Sudoeste Goiano. Antes que isso ocorresse, segundo Edimar, uma série de dificuldades precisou ser superada pelos produtores nortistas e niquelandenses, em especial.

Durante a tarde, na Chácara da Gamboa, foram ofertadas diversas palestras ao participantes da 1ª Agroníquel em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
“A tecnologia veio de encontro às nossas necessidades pois nós tínhamos um solo altamente ácido, em que era impossível produzir. Descobrimos, então, que o calcário e o gesso eram excelentes (insumos) para corrigir o pH (índice de acidez) e condicionar o solo, respectivamente. Quando começamos esse processo chegamos ao nível de produção que temos hoje, o que ocorreu também através da chegada da energia elétrica, do acesso à internet e da possibilidade da compra de tratores e máquinas, de uma forma geral, o que nos garantiu grande aparato para melhorar essa produtividade. Hoje, nós competimos em pé de igualdade com o pessoal do Sudoeste e do Sul Goiano”, explicou o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia.

Sebrae Goiás também montou seu estande no recinto da 1ª Agroníquel, em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Edimar Cintra também apresentou um dado surpreendente: segundo ele, as lavouras de soja de Niquelândia e da região como um todo estão produzindo, por hectare plantado, cerca de 10 a 12 sacas a mais do que nas localidades da região de Rio Verde.

“Que ninguém se assuste pois nós estamos trabalhando para fazer com que Niquelândia esteja, num prazo de 8 a 10 anos, na condição de vedete do agronegócio do Estado de Goiás”, disse Edimar.

Uma conhecida fabricante de tratores, colheitadeiras e implementos agrícolas de ponta apresentou parte de sua linha de equipamentos para os produtores de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

GALERIA DE FOTOS DOS EX-PRESIDENTES DO SINDICATO – No contexto das atividades da 1ª Agroníquel houve também, porém na sede do Sindicato Rural de Niquelândia, a inauguração da Galeria de Fotos dos ex-presidentes da entidade ao longo de quatro décadas, com a presença de várias dessas personalidades. Um resgate histórico que, segundo Edimar, já deveria ter sido realizado pelo sindicato.

“Estar à frente de um sindicato como esse exige muito do presidente e de suas famílias. Às vezes, quem está de fora não entende isso. Porém, essas pessoas que passaram por aqui estavam no esquecimento e, de certo, foram grandes merecedoras dessa nossa homenagem”, afirmou ele.

Prestigiado por vários ex-presidentes do Sindicato Rural de Niquelândia, Edimar Cintra inaugurou a galeria com as imagens de todos os presidentes da entidade ao longo de quatro décadas [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
DIPLOMA DO MÉRITO PRODUTIVO – Pelo segundo ano consecutivo, o Sindicato Rural de Niquelândia também realizou, à noite, a cerimônia solene em comemoração ao aniversário da entidade, marcada pela entrega do Diploma do Mérito Produtivo às personalidades locais que, durante toda a vida, contribuíram decisivamente para o pleno desenvolvimento da agricultura e da pecuária niquelandenses.

“Eles são verdadeiros heróis. Hoje, o grão de soja produzido aqui em Niquelândia conta com a mesma tecnologia utilizada à fabricação de um smartphone e dos medicamentos mais modernos do Brasil. Então, esses fazendeiros já deveriam ter sido lembrados há bastante tempo do que ano passado para o momento atual. Conheço Niquelândia a fundo e passei por todas as agruras que eles passaram para acreditar, mesmo sem as ferramentas adequadas, no trabalho que aqui iniciaram”, comentou o presidente.

O reconhecimento público do Sindicato Rural de Niquelândia, através do Diploma do Mérito Produtivo, também foi estendido ao Batalhão Rural da Polícia Militar do Estado de Goiás, para o Senar Goiás e para a Embrapa Cerrado no encerramento do evento da 1ª Agroníquel na Chácara da Gamboa.

Edimar da Costa Cintra, presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, durante entrevista exclusiva ao Excelência Notícias no recinto da 1ª Agroníquel [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Confira a lista dos homenageados com o Diploma do Mérito Produtivo Rural 2024 em Niquelândia (por ordem alfabética)

  • Antônio Braz da Silva
  • Alcides Nunes dos Santos (in memoriam)
  • Altamiro de Souza Medeiros
  • Arlindo Joaquim de Souza
  • Carlos Roberto Sorgi
  • Damiana Ferreira de Souza
  • Deocleciano Pereira de Souza (in memoriam)
  • Dilermando de Paiva, in memoriam
  • Emerson Eurípedes de Souza
  • Elias José Asmar
  • Elielton Taveira Soares
  • Elierson Xavier da Silva
  • Francisco José Adorno
  • Geraldo Moreira Rodrigues
  • Geraldo de Souza Bittencourt
  • José Teixeira Chaves (in memoriam)
  • José Francisco de Oliveira
  • José Ferreira França
  • José Fernandes Miranda (in memoriam)
  • João Rufino de Lima
  • João Rodrigues Rosa (in memoriam)
  • Joel Abílio de Souza
  • Manoel Xavier da Silva
  • Moacir Vieira Guimarães
  • Marcos Ribeiro Magalhães
  • Maria Serrano Ferreira
  • Oscar Lopes de Faria (in memoriam)
  • Paulo Rodrigues Moura
  • Paulo Antônio Cavalcante de Morais
  • Salvador Maria de Godoi (in memoriam)
  • Sebastião Lopes da Silva (in memoriam)
  • Sebastião Joaquim da Silva (in memoriam)
  • Silvio Francisco Dias (ausente, representado por sua filha)
  • Valdecy Pereira Salgado
  • Zenadio Jerônimo Pereira
  • Walter de Paula Curado (in memoriam)
  • Waldir Moreira Borges
  • Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás
  • Embrapa Cerrado
  • Senar Goiás

 GALERIA DE IMAGENS 

Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Rogério da Mota Silva (c), mobilizador do Sindicato Rural de Niquelândia, foi agraciado pelo Senar Goiás com uma viagem técnica de 5 dias para conhecer as particularidades do agronegócio do interior de Santa Catarina, em reconhecimento pelo seu trabalho na entidade classista, por ocasião da cerimônia de entrega do Diploma do Mérito Produtivo 2024 [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
VERDADEIROS HERÓIS – “Esses fazendeiros já deveriam ter sido lembrados há mais tempo: passei por todas as agruras que eles passaram para acreditar, mesmo sem as ferramentas adequadas, no trabalho que aqui iniciaram”, afirmou Edimar Cintra, presidente do Sindicato Rural de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo