Barro Alto

Pré-candidato a reeleição, Professor Álvaro lidera 1ª pesquisa SMS/Direct para a Prefeitura de Barro Alto em outubro

350 eleitores da cidade foram consultados entre os dias 26 e 27 de janeiro sobre os prováveis pré-candidatos à chefia do Poder Executivo barro altense a partir de janeiro de 2025: gestão do emedebista é bem avaliada e possui baixo índice de rejeição

Levantamento estatístico realizado pela SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda, sediado em Goiânia, aponta que o atual prefeito de Barro Alto e pré-candidato a reeleição Álvaro Machado de Freitas – o Professor Álvaro, do MDB – teria ampla vantagem na intenção de voto dos moradores da cidade às eleições marcadas para 6 de outubro deste ano, se a disputa nas urnas fosse hoje.

PESQUISA ESTIMULADA – Na pesquisa estimulada – com a apresentação, ao eleitor, das possíveis opções de nomes com chances de concorrer ao pleito – o atual chefe do Executivo barro altense possui 60,3% da preferência do eleitorado da cidade do Vale do São Patrício.

No município, de acordo com dados de 2022 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, estão inscritos 9.616 eleitores.

Pela escolha estimulada, a ex-primeira-dama Ceila Lucena ficou na 2ª colocação: em caso de eventual candidatura, ela teria 17,8% das intenções da população barro altense, numa eventual tentativa ser a primeira mulher a galgar o cargo de prefeita da cidade.

Marcus Filho ficou em 3º lugar: ele receberia 4,6% dos votantes de Barro Alto. Outro possível pré-candidato na cidade é o ex-prefeito Geraldo Martins (PSB). Ele, que governou Barro Alto entre 2013 e 2016, foi lembrado por 3,5% dos eleitores, na 4ª posição.

O rol de descontentes com a política local representaria 3,1% do total do eleitorado, dada a disposição de anular o voto nas próximas eleições em Barro Alto.

Porém, os eleitores que declararam não saber ou que não quiseram opinar representam 10,7% do levantamento estimulado.

Fonte: SMS/Direct Pesquisas [Imagem: Reprodução/Excelência Notícias]
PESQUISA ESPONTÂNEA – A pesquisa espontânea é aquela feita sem a apresentação, ao eleitor, das possíveis opções de nomes com chances de concorrer ao pleito.

Por esse critério, a vantagem do atual prefeito de Barro Alto se mantem: 48,3% declararam que votariam novamente em Professor Álvaro, caso realmente ele decida concorrer a um segundo mandato.

Na sequência da pesquisa, quem aparece novamente em 2º lugar como pré-candidata ao cargo de prefeita é a ex-primeira-dama da cidade, Ceila Lucena, com 13,7% das intenções.

O 3º nome mais bem cotado é Marcus Filho, que foi citado como pré-candidato a prefeito por 3,8% da população de Barro Alto caso as eleições fossem hoje.

O ex-prefeito Geraldo Martins teria 2,4% dos votantes da cidade no pleito marcado para o segundo semestre, na 4ª posição.

Dono de três mandatos na cidade – o último deles, entre 2017 e 2020, quando foi derrotado por Professor Álvaro – o ex-prefeito Luciano Lucena foi apontado como pré-candidato ideal ao cargo por 2,3% dos eleitores de Barro Alto, pontuando apenas na 5ª colocação.

OUTROS NOMES – As demais posições foram assim ocupadas: Eliene Cabral (6ª posição) foi citada por 1,1% dos eleitores pesquisados; Adriana do Grimaldi, ex-vice-prefeita dos mandatos de Luciano Lucena e Geraldo Martins, receberia 0,9% das intenções de voto caso o pleito ocorresse hoje.

Adriana aparece, portanto, na 7ª colocação da pesquisa em situação de empate com o atual vice-prefeito Edson Caetano, também apontado por 0,9% dos eleitores ouvidos pelo levantamento sobre os rumos do Poder Executivo de Barro Alto a partir de janeiro de 2025. Aqueles que votariam em “outros nomes” representaram 1,6%.

Fora isso, outros 2,4% dos eleitores ouvidos afirmaram intenção de anular o voto nas próximas eleições.  Porém, os eleitores que declararam “não saber dizer” [ou seja, aqueles ainda indecisos, o que é natural pois os nomes aventados até o presente momento são apenas de possíveis pré-candidatos] mostra-se bastante significativo: 22,1% do total pesquisado.

Fonte: SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda [Imagem: Reprodução/Excelência Notícias]
GESTÃO DE PROFESSOR ÁLVARO BEM AVALIADA EM BARRO ALTO – A liderança folgada de Professor Álvaro – tanto na pesquisa espontânea (48,8%) como na estimulada (60,3%) – para uma provável tentativa de reeleição à Prefeitura de Barro Alto é explicada pela pesquisa pelos indicadores apurados pela SMS Direct Pesquisas sobre a avaliação da gestão iniciada em janeiro de 2021 pelo emedebista.

Sempre de acordo com o levantamento, o atual prefeito recebeu 74,8% de aprovação popular na somatória dos eleitores pesquisados que consideram a gestão como sendo “boa” por 55,2% do público consultado e “excelente” por 19,6% das pessoas abrangidas pela coleta de informações.

No outro extremo da pesquisa, a atual administração do Executivo de Barro Alto foi considerada “ruim” por 15,6% da população ouvida e “péssima” por 7,5% dos eleitores pesquisados.  Os eleitores que “não sabem/não quiseram opinar” representaram 2,1% da amostra, por seu turno.

Fonte: SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda [Imagem: Reprodução/Excelência Notícias]
REJEIÇÃO – A SMS/Direct Pesquisas também fez, em Barro Alto, o levantamento estimulado (com a apresentação dos nomes aos eleitores) para avaliar a rejeição dos principais pré-candidatos ao cargo de prefeito da cidade.

Por esse viés, o nome mais rejeitado na 1ª posição é o da ex-primeira-dama Ceila Lucena: 20,2% das pessoas consultadas afirmaram que não votariam na esposa do ex-prefeito Luciano Lucena.

O 2º colocado pelo aspecto “rejeição” é o ex-prefeito Geraldo Martins, já que 16,7% dos eleitores ouvidos disseram que não o escolheriam para um eventual retorno ao cargo.

Na 3ª posição, entre os pré-candidatos ao Executivo de Barro Alto, aparece Marcus Filho: 13,2% não votariam nele em outubro, se as eleições fossem hoje.

O pré-candidato que figurou com menor índice de rejeição no levantamento é o atual prefeito: Professor Álvaro ficou em 4º lugar por esse critério, pois apenas 4,5% dos eleitores afirmaram que não o escolheriam para um novo mandato.

Um número bem expressivo – 33,3% dos eleitores ouvidos na pesquisa – disseram que “não rejeitam ninguém”, enquanto 4,4% foram mais radicais afirmando que “rejeitam todos” os pré-candidatos. O percentual de votantes pesquisados que declarou “não saber responder ou opinar” atingiu 7,7%.

Fonte: SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda [Imagem: Reprodução/Excelência Notícias]
DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 26/01/2024 com o número GO-07995/2024, o levantamento foi contratado pelo Portal Excelência Notícias e Serviços de Comunicação LTDA, sediado em Niquelândia, com a devida emissão de nota fiscal pela SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda referente ao serviço prestado – dentre outras exigências legais – em cumprimento à Lei nº 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.600/19.

As entrevistas com os eleitores de Barro Alto foram realizadas em 12 bairros/setores do município, a saber: Centro, Extrema, Popular, Bela Vista, Esperança, Morada Nova, Bouganville; Dona Moça, Alfredo Batista, Flor de Liz, Maria Antônia e no Distrito de Souzalândia (Gaiola), entrecortado pela rodovia GO-080 entre Barro Alto e Goianésia.

Para a composição do referido levantamento, foram ouvidos 350 eleitores da cidade entre os dias 27 e 28 de janeiro deste ano, divididos igualitariamente entre homens e mulheres.

A margem máxima de erro da pesquisa é de 5,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado pela SMS/Direct Pesquisas é de 95%.

Veja também

Botão Voltar ao topo