COVID-19Niquelândia/Barro Alto

Anglo American reforça compromisso à prevenção do novo coronavírus em suas operações

Multinacional, que possui plantas de beneficiamento de minério de níquel em Niquelândia e em Barro Alto, enviou comunicado às associações comerciais das duas cidades para detalhar adoção de providências sanitárias recomendas pela OMS

Nós da Anglo American estamos cientes do momento desafiador pelo qual o mundo está passando.

Assim como as demais unidades da empresa, aqui no Brasil estamos comprometidos em combater a disseminação do Coronavírus entre nossos empregados, fornecedores e comunidades das quais fazemos parte.

Os desafios que se impõem sobre toda a sociedade são gigantescos, assim como nossa responsabilidade e compromisso na manutenção da segurança e saúde das pessoas.

Uma série de medidas preventivas (veja abaixo) já foram tomadas em nossas operações em todo o país, em sintonia com as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde brasileiro.

Podemos citar a diminuição das atividades, com a implantação de trabalho remoto de áreas administrativas, tipicamente realizadas em locais com maior concentração de pessoas.

Já são mais de 3.000 pessoas fora de seus locais habituais de trabalho no Brasil, sendo 1.000 em níquel e 2.000 no Minas-Rio, reduzindo significativamente o fluxo em nossas áreas industriais e entre os municípios.

E vamos reduzir ainda mais, de forma planejada e sem descuidar da segurança.

Com todas as ações tomadas, reforçamos que nossas instalações estão adotando todas as iniciativas sanitárias necessárias para continuarem seguras para todos os trabalhadores.

Acreditamos que somente com união dos diferentes setores da sociedade enfrentaremos esse problema nas frentes de prevenção à contaminação, resposta às questões emergenciais, bem como remediação das consequências que esse cenário nos trará.

Estamos trabalhando muito próximos das autoridades e do sistema de saúde das regiões onde atuamos, bem como dos diversos comitês de crise municipais.

Já encomendamos equipamentos respiradores, fundamentais para salvar vidas, que iremos disponibilizar para os municípios nos próximos dias.

Compramos também diversos equipamentos de proteção ao contágio, como máscaras e luvas, que também serão disponibilizados para os municípios onde atuamos, entre outras iniciativas.

Os minérios que produzimos fazem parte da cadeia industrial de uma série de outras empresas, que são base para a continuidade do processo produtivo, como, por exemplo, nas indústrias siderúrgicas, na cadeia do aço, insumo essencial na produção de equipamentos hospitalares, meios de transporte e construção civil, entre outros.

Nosso compromisso com nossos empregados próprios e terceiros, com nossas comunidades anfitriãs, com as autoridades locais e com a sociedade em geral é de manter nossas atividades com um contingente mínimo necessário, em ambiente seguro, de forma que possamos continuar a desempenhar nosso papel na sociedade, seja na geração de empregos, renda e impostos, na cadeia de fornecedores e nos projetos socioambientais que apoiamos, em parceria com diversas instituições.

Medidas tomadas pela Anglo American no combate ao Coronavírus

– Em nossa planta operacional em níquel, os profissionais de função administrativa já trabalham de casa. Nas áreas de apoio operacional, a equipe foi dividida em duas e está trabalhando em esquema de revezamento semanal. Ou seja, enquanto uma equipe trabalha de casa, a outra trabalha na planta

Aferição de temperatura das pessoas que necessitam acessar as instalações da empresa.

– Refeitórios, banheiros e salas de reunião passam por rotinas de limpeza ainda mais rígidas e reforçadas.

– Nos refeitórios e demais pontos de encontro de pessoas, estão sendo adotadas medidas de distanciamento entre as pessoas de dois metros.

– Além disso, deixamos de usar o self-service para servir a comida, de maneira a evitar o contágio por talheres, passando a ser servida em marmitex.

– Distribuição de álcool em gel para os empregados, bem como disponibilização do álcool nas áreas comuns.

– Os empregados que tiverem contato com pessoas que estiveram nas áreas de risco nos últimos 14 dias foram orientados a trabalhar de casa por 14 dias.

– Pessoas que tiveram contato com caso suspeito ou confirmado: quarentena de 14 dias.

– As reuniões estão sendo feitas, preferencialmente, por videoconferência e outros mecanismos à distância.

– Comunicação contínua com os empregados, com orientações sobre como se proteger da contaminação.

– As viagens aéreas internacionais e nacionais estão canceladas, bem como eventos com aglomeração de pessoas.

– Os testes com bafômetros foram reduzidos para evitar aglomerações e está sendo feita a desinfecção do aparelho com hipoclorito de sódio a cada testagem.

– Orientações/comunicados para todos os fornecedores e empresas terceirizadas sobre as medidas de prevenção ao COVID-19.

– Os micro-ônibus foram substituídos por ônibus maiores, de modo a permitir um maior espaçamento entre as pessoas.

– Os ônibus estão sendo higienizados duas vezes ao dia.

– O ar condicionado dos ônibus está sendo constantemente higienizado.

– Criação de canal direto para sanar dúvidas, dar orientações, e dar apoio psicológico para nossos funcionários. [Informações do escritório-sede da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

Veja também

Botão Voltar ao topo