Niquelândia

Pré-candidatos à Prefeitura de Niquelândia movimentam-se no tabuleiro de xadrez para a eleição municipal de 2024

Em reportagem especial e exclusiva, Portal Excelência Notícias avalia as chances de seis possíveis pretendentes à sucessão do prefeito Fernando Carneiro ao pleito marcado para outubro do ano que vem na cidade do Norte do Estado

A eleição municipal de 2024 para prefeito de Niquelândia promete ser acirrada dada a possibilidade de variadas lideranças – de diferentes grupos políticos – pleitearem a indicação de seus partidos à sucessão do atual chefe do Executivo, Fernando Carneiro (PSD).

Dessa forma, alguns nomes bastante conhecidos da sociedade niquelandense – não necessariamente do eleitorado como um todo – já estão trabalhando suas pré-candidaturas com maior ou menor intensidade, articulando localmente e também em Goiânia junto aos ‘caciques’ de suas legendas em nível estadual.

Com a finalidade de que nenhum dos possíveis postulantes questione maior ou menor destaque nessa reportagem especial, vamos elencar, por ordem alfabética, um breve perfil político e pessoal de alguns nomes que poderão gerir os interesses dos niquelandenses na gestão 2025-2028, a saber:

CARLOS DA LÍDER – O empresário Carlos Roberto Oliveira, popularmente com Carlos da Líder, é o atual vice-prefeito de Niquelândia e presidente do diretório municipal do União Brasil (UB), partido do governador Ronaldo Caiado.

Apoiador histórico de Caiado na cidade há mais de duas décadas, chegou à vice prefeitura em janeiro de 2021 sem nunca ter disputado antes cargos públicos, na chapa encabeçada por Fernando Carneiro, o que garantiu apoio formal do governador à atual gestão do município.

Entre as conquistas para a cidade, o destaque maior de Carlos da Líder é o asfaltamento (em execução) da rodovia GO-132 entre Niquelândia e Colinas do Sul, pelo Governo de Goiás, obra essa cuja ‘paternidade’ é saudavelmente rivalizada com o deputado estadual Júlio Pina (Solidariedade).

Entretanto, são pequenas as chances de que Carlos da Líder saia candidato a prefeito com apoio do grupo político do prefeito Fernando Carneiro.

Distante e com pouca visibilidade na administração local, Carlos da Líder somente verá aumentada suas chances de ser candidato a prefeito de Niquelândia com apoio de Caiado em caso de ruptura com a atual gestão.

Dependendo da conjuntura, poderá contar também com o apoio do deputado estadual Bruno Peixoto, atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, caso este não seja candidato a prefeito de Goiânia em 2024.

Carlos Roberto Oliveira, mais conhecido como Carlos da Líder, atual vice-prefeito de Niquelândia, pode surgir como candidato a prefeito em 2024 [Foto: Excelência Notícias/Arquivo]
CIDA GOMES – Maria Aparecida Gomes Machado, a popular Cida Gomes, foi secretária de Saúde da Prefeitura de Niquelândia na gestão atual e, recentemente, colocou seu nome como pré-candidata à prefeita da cidade, em situação de oposição ao modelo vigente de administração com apoio do deputado estadual Fred Rodrigues (DC).

Teve, entre seus trunfos, boa condução da pasta durante a pandemia da Covid-19 procurando-se mostrar aliada do Poder Executivo.

No entanto, ao ser demitida do cargo em agosto do ano passado, alegou ingerência de terceiros em suas decisões à frente da Secretaria Municipal de Saúde, revelando assim forte descontentamento com alguns nomes do grupo político do atual prefeito.

Áudios vazados, supostamente com a voz da ex-secretária, – circularam fortemente nas redes sociais invocando possíveis esquemas de desvio de dinheiro público em retiradas fixas mensais, de tal forma que colocaram Cida Gomes em evidência e a encorajaram a testar a aceitação prévia de seu nome para 2024.

Cida Gomes, ex-secretária de Saúde de Niquelândia, poderá ser candidata a prefeita da cidade no próximo ano em oposição ao grupo político que defendeu nos últimos anos [Foto: Arquivo/Excelência Notícias]
EDUARDO MOREIRA – Empresário do ramo de telecomunicações e internet, Eduardo Moreira (Novo) filiou-se este ano ao partido do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, focado no discurso de que Niquelândia precisa de novas ideias e um novo modelo de gestão municipal, com visão de futuro para que a cidade possa novamente prosperar no cenário político e econômico de Goiás.

Durante o anúncio da composição do Diretório Municipal do Novo em Niquelândia, Eduardo Moreira foi o grande destaque do evento pela capacidade administrativa e solidez de seus negócios, que seguem crescendo e gerando novas vagas de emprego na cidade e em vários municípios da região.

Além de ser visto como empreendedor de sucesso, tem a seu favor o fato de ser um nome leve, bem relacionado com todas as correntes políticas da sociedade, praticamente sem rejeição e com tendência de crescimento nas pesquisas, caso assuma postura mais veemente como pré-candidato no primeiro semestre de 2024.

Eduardo Moreira filiou-se ao Partido Novo este ano e é um dos nomes bem cotados ao cargo de prefeito de Niquelândia na eleições municipais de 2024 na cidade [Foto: Excelência Notícias/Arquivo]

FERNANDA MELO – Atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), a empresária Fernanda Rodrigues Melo é um dos nomes que começam a ganhar força com a possibilidade de ela ser a primeira mulher a eleger-se prefeita da cidade do Norte do Estado.

Com dois anos e meio à frente da entidade representativa do comércio local, Fernanda destacou-se por sua capacidade aglutinadora em prol de interesses comuns – caso das duas edições bem-sucedidas do Festival Gastronômico Josephinas – que a colocou em sintonia direta com o governador Ronaldo Caiado (UB) para que o evento fosse bem-sucedido através da Secretaria Estadual de Cultura e do Sebrae Goiás.

Dada sua garra, dinamismo e postura conciliadora, Fernanda poderá receber respaldo formal da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás (Facieg) à sua eventual postulação à chefia do Executivo, bem como do empresariado local, pela excelente aceitação de seu trabalho à frente da Acin.

Márcio Luís da Silva, que é o atual presidente da Facieg, chegou a dizer em público em Niquelândia, durante o Festival Gastronômico, que a sociedade local ainda precisa descobrir o talento e o espírito empreendedor de Fernanda à uma possível disputa de um cargo público no município, no próximo ano.

A possível pré-candidatura de Fernanda ao cargo de prefeita de Niquelândia também é bem vista pelo ex-presidente da Acin, Ronaldo Fernandes da Silva, outro líder nato, de quem ela foi vice-presidente até assumir a entidade em junho de 2021.

Fernanda Rodrigues Melo, atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia, atingiu excelente desempenho à frente do cargo e poderá obter amplo apoio do empresariado local numa eventual candidatura ao cargo de prefeita da cidade [Foto: Reprodução/Instagram]
OZEAS BOIADEIRO – Dentre os nomes destacados nessa reportagem especial do Portal Excelência Notícias, o empresário do ramo de compra e venda de gado Ozeas Gomes de Morais (PL), o popular Ozeas Boiadeiro, já se movimenta politicamente como pré-candidato à Prefeitura de Niquelândia nas eleições de 2024.

Em 2020, para surpresa do eleitorado local, disputou o cargo pela primeira vez quando conquistou 5.074 votos e terminou em terceiro lugar, com pouca diferença para o segundo colocado à época, o médico Jean Cintra.

Boiadeiro, que é uma figura bastante popular em Niquelândia, conta com o apoio formal do deputado estadual Júlio Pina e do ex-vereador Erivaldo Mendanha da Silva, o Piqui, principais articuladores de sua candidatura em 2020 pelo PRTB, bem como de outras lideranças.

Neste ano, o pré-candidato migrou para o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e garantiu, dessa forma, apoio do senador e atual presidente do PL em Goiás, Wilder Morais.

Recentemente, Wilder esteve num grande evento de Boiadeiro na garagem de uma empresa de ônibus de Niquelândia, que deu o tom da estrutura que o candidato do PL poderá ter na campanha do ano que vem.

Até o presente momento, é tido como o principal nome da oposição à sucessão municipal no próximo, liderando algumas pesquisas de opinião pública realizadas internamente por seu grupo político em Niquelândia.

Terceiro colocado na eleição para prefeito de Niquelândia em 2020, Ozeas Boiadeiro está mais fortalecido para tentar o cargo novamente em 2024 [Foto: Arquivo/Marco Films]

SANDRO ROCHA – O advogado Sandro Bernardes Rocha Araújo/PSD – atual assessor especial do Gabinete do Prefeito de Niquelândia – também está trabalhando seu nome como pré-candidato à prefeitura da cidade, em 2024.

Trata-se de um postulante de perfil técnico, ainda não muito conhecido da população em geral, mas que demonstra grande capacidade e espírito de liderança para governar Niquelândia por quatro anos, entre 2025 e 2028.

Para tanto, precisará desincompatibilizar-se do cargo até o final de março de 2024, quando faltarem seis meses para as eleições.

Participando de uma gestão municipal pela primeira vez – já que sempre se dedicou à sua carreira profissional no ramo do Direito – o pré-candidato do grupo do prefeito Fernando Carneiro notabilizou-se como braço direito do chefe do Executivo na  tomada de decisões importantes na administração pública, a exemplo do papel que o falecido advogado José Aurélio Silva Rocha representava nos três mandatos do ex-prefeito Luiz Teixeira.

De família tradicional em Niquelândia, Sandro Rocha é filho do falecido advogado Almir Araújo Dias, que tinha 60 anos quando presidia o Conselho da Comunidade de Niquelândia (CCN) em 2009.

Á época, coube a Sandro Rocha a difícil tarefa de terminar a obra do Lar dos Idosos no Jardim Águas Claras, quando tinha apenas 29 anos, honrando assim o legado deixado por seu pai em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, na ocasião.

Politicamente, Sandro Rocha deverá contar com o apoio do ex-deputado federal e ex-presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha; e de importantes lideranças políticas locais e estaduais, como o deputado estadual e presidente da Alego, Bruno Peixoto.

O maior trunfo do assessor especial, caso realmente seja candidato a prefeito, é o compromisso desempenhado pela atual administração em manter rigorosamente em dia a quitação da folha de pagamento do funcionalismo público municipal, o que garante a contínua injeção de recursos no comércio da cidade e na economia local, de um modo geral; e o retorno da Exposição Agropecuária de Niquelândia, ocorrida neste ano de 2023 após 10 anos sem eventos do tipo na cidade.

Em desfavor do pré-candidato do PSD pesam o desgaste natural dos cinco anos e meio na função pública, diante da necessidade de orientar o prefeito da cidade à tomada de decisões impopulares em algumas ocasiões; e o escasso quantitativo de obras públicas de infraestrutura concluídas e/ou em andamento em função das dívidas da prefeitura que resultaram em mais de R$ 26 milhões em bloqueios judiciais ao pagamento de precatórios, pela atual gestão.

Sandro Rocha, assessor especial da Prefeitura de Niquelândia, já se movimenta como pré-candidato às eleições municipais de 2024 na cidade [Foto: Reprodução/Instagram]
WESLEY CAMPOS – O secretário municipal de Educação, Wesley Campos, também ocupa o cargo desde junho de 2018 e tornou-se pessoa reconhecida em Niquelândia por sua capacidade de gerenciar problemas de uma pasta muito difícil, que envolve extensas rotas para garantir o deslocamento de estudantes da zona rural; e as constantes reclamações dos transportadores escolares por maior pontualidade no pagamento dos serviços prestados à municipalidade.

Aberto ao diálogo, Wesley foi um dos grandes responsáveis pela celebração do acordo com o Ministério Público (MP) e com o Sintego para que a Prefeitura de Niquelândia firmasse um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ao pagamento de R$ 12 milhões em salários atrasados dos professores por gestões anteriores em parcelas mensais, durante quase três anos, o que foi totalmente honrado pela municipalidade.

Sempre que perguntado sobre uma eventual candidatura ao cargo de prefeito de Niquelândia, Wesley Campos desvencilha-se naturalmente do assunto, sem dizer nem “sim” e nem “não”, reforçando seu apreço por sua relação pessoal e profissional com o pré-candidato Sandro Rocha, que trabalha mais intensamente para viabilizar seu nome.

Porém, para que possa pintar como eventual “Plano B” da atual gestão municipal à sucessão de Fernando Carneiro, o secretário de Educação terá até abril do próximo ano para desligar-se do cargo e traçar seu caminho político-partidário e definir sua filiação a alguma legenda em Niquelândia.

Todavia, Wesley Campos não demonstra ter pressa nessa atitude se o nome do assessor especial de gabinete apresentar real tendência de ascensão na preferência do eleitorado nos próximos meses em pesquisas qualitativas e quantitativas a serem realizadas pelo grupo político da situação ainda no primeiro trimestre de 2024.

Atual secretário de Educação de Niquelândia, Wesley Campos ainda não está filiado a nenhum partido político, mas segmentos da sociedade local já manifestaram o desejo de que o titular da pasta seja candidato a prefeito nas eleições de 2024 [Foto: Reprodução/Instagram]

Veja também

Botão Voltar ao topo