Niquelândia

Solidariedade garante 309 pacotes de fraldas geriátricas ao Abrigo dos Idosos no Jardim Águas Claras

3º Chá de Fraldas, sob comando de Tia Abadia, ocorreu neste domingo/28: ela agradeceu carinho da comunidade; da imprensa; e apoio da primeira-dama Juliana Campos à iniciativa do grupo de WhatsApp "Clica Que É Babado"

Presidente do Abrigo dos Idosos São Vicente de Paulo, a ex-vereadora e professora aposentada, Maria Abadia Honório da Silva – a popular Tia Abadia – informou no início da tarde desta segunda-feira/29 ao Portal Excelência Notícias que um total de 309 pacotes de fraldas geriátricas foram arrecadados neste domingo/28, por ocasião do 3º Chá de Fraldas da entidade.

O número de doações do festivo evento deste final de semana é semelhante à primeira campanha do tipo, realizada em maio do ano passado, quando a entidade que cuida de 44 idosos também contabilizou cerca de 300 doações.

A educadora e empresária Eneida Lopes de Godoi vestiu-se de coelhinho da Páscoa para animar a festa: GPS indicou o caminho errado do Lar dos Idosos e coelhinho foi parar na Vila Mutirão, por isso não chegou a tempo, segundo ela [Foto: Elaine Alves]
Porém, para o espanto de muitos, a arrecadação deste final de semana ficou bastante aquém do 2º Chá de Fraldas, realizado há cinco meses, em novembro: na ocasião, o Lar dos Idosos recebeu 702 doações ao necessário controle das necessidades fisiológicas dos internos.

A exemplo dos eventos anteriores, o grupo de Whats App “Clica Que é Babado”, de comerciante de marmitas Brizia Cesário da Silva, participou ativamente da organização/divulgação do evento juntamente com alguns de seus parceiros mais próximos.

Gilma e Andréia representaram a Polícia Civil no evento, oportunidade em que reforçaram o trabalho social de Tia Abadia [Foto: Elaine Alves]
Enfeitado com bexigas coloridas, o carro de som dirigido por Eliezer Dias Barbosa – o popular Ruivão – comandou uma carreata desde a região central até o Jardim Águas Claras; e adentrou à garagem do Lar dos Idosos trazendo boa parte do volume de fraldas que foi arrecadado, com a mobilização encabeçada por Brizia.

O Poder Executivo – representado no domingo pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Juliana Campos e pelo secretário de Educação, Wesley Campos – segue apoiando a entidade dentro das possibilidades da Prefeitura de Niquelândia, com a cessão de funcionários públicos ao reforço da equipe de Tia Abadia.

Juliana Campos, primeira-dama de Niquelândia; e a comerciante Brizia Cesário, do grupo Clica Que É Babado: ao fundo da imagem, o volume de fraldas arrecadado [Foto: Elaine Alves]
A esposa do prefeito Fernando Carneiro/PSD, inclusive, levou ao evento parte de sua equipe de trabalho na Assistência Social.

O local possui, ao todo, 26 funcionários; e os recursos para mantê-lo funcionando são oriundos das aposentadorias dos idosos ali internados.

Como a conta nem sempre fecha “no azul”, Tia Abadia está se valendo da solidariedade dos niquelandenses através promoções, bazares e doações para que a obra social continue funcionando.

Idosos assistidos pelo Lar Almir Araújo Dias: solidariedade importante nos dias atuais, para manter a entidade em pleno funcionamento em Niquelândia [Foto: Elaine Alves]
A exemplo dos dois primeiros eventos, várias farmácias da cidade do Norte do Estado também colaboraram muito ao aceitarem vender o produto por seu preço de custo junto aos fornecedores (R$ 10,00 por pacote) em vez do valor normal no varejo (R$ 15,00).

Os convidados; apoiadores da iniciativa; e todos os órgãos de imprensa que se mostraram solidários à divulgação do 3º Chá de Fraldas – caso do Portal Excelência Notícias, do jornalista Euclides Oliveira por exemplo – foram muito bem acolhidos por Tia Abadia, que resgatou sua trajetória de batalhas sociais, em 65 anos de vida.

ASSISTÊNCIA SOCIAL APOIA – Segundo Tia Abadia (na foto com a primeira-dama Juliana Campos), Secretaria Municipal de Assistência Social têm sido sensível às demandas do Abrigo dos Idosos, na gestão do atual prefeito Fernando Carneiro/PSD.

Destaque, ainda, às presenças do vereador Jesus Ferreira França (PRB); do presidente do PSL Jovem, Izacar Batista; do radialista Clayton Santana; do webdesigner Eduardo Soares (que cantou e tocou músicas gospel, num teclado); da fotógrafa oficial da Prefeitura de Niquelândia, Elaine Alves da Silva; da empresária Eneida Lopes de Godoi (vestida de coelhinho da Páscoa, ela fez uma encenação bastante divertida); das policiais civis Gilma Custódio e Andréia Diniz; e das cabeleireiras Edriana Rodrigues e Eva Mendes (que ofertaram seus cuidados profissionais à higienização/cortes de cabelos para os idosos, dois dias antes do evento).

Ao final, houve momento de confraternização entre os presentes com doces, salgadinhos, refrigerantes e até mesmo um delicioso bolo, doado por uma tradicional farmácia de Niquelândia.

Segundo Tia Abadia, a arrecadação de pacotes de fraldas deve crescer nos próximos dias em função de campanhas que foram desenvolvidas em outros locais, mas cuja arrecadação não pôde ser feita ontem: a educadora Rejane Rocha encabeça uma dessas mobilizações no Colégio Estadual Agostinho Nunes de Souza, na Vila Mutirão.

COMES E BEBES – Ao final dos discursos e palavras de apoio à Tia Abadia, foi a hora certa de recuperar as energias e saborear deliciosos doces e salgados oferecidos pelo 3º Chá de Fraldas [Foto: Elaine Alves]

Veja também

Botão Voltar ao topo