Uruaçu

Terceira onda da Covid-19 obriga Hospital Regional de Uruaçu a reabrir leitos de UTI e de Enfermaria

Ala exclusiva para pacientes que testarem positivo para a doença possui 40 leitos no total e começou a funcionar na última semana, na cidade do Norte do Estado

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) – mais conhecido como Hospital Regional de Uruaçu – acaba de anunciar a abertura de leitos para tratamento de Covid-19.

Trata-se de uma medida importante  para a população da região e de cidades do entorno, devido ao agravamento da doença em todo o pais.

Desde quarta-feira (26/01), passou a funcionar na unidade uma ala exclusiva para pacientes que testarem positivo para a Covid-19.

O espaço conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos e uma Enfermaria com 30 acomodações,  destinados ao tratamento de pacientes com o vírus.

No espaço, todos os pacientes internados terão assistência multiprofissional.

“Esses pacientes demandam atenção. Não é apenas o cuidado médico e a medicação, tem a assistência à alimentação, os cuidados com a higiene, que é feito pela Enfermagem, por exemplo. Além disso, muitas pessoas infectadas necessitam de acompanhamento respiratório e para isso contamos, também, com fisioterapeutas”, explica João Batista da Cunha, diretor assistencial da unidade.

Mais leitos – Vale reforçar que, atualmente, diversos Estados em território nacional estão enfrentando superlotação em hospitais.

Em muitas unidades de saúde, não há vagas para pacientes, devido à expansão da variante ômicron pelo mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

]Nesse sentido, Cunha reforça que a iniciativa tem como objetivo levar mais assistência aos pacientes, que precisam da estrutura do HCN e atende a orientação do Governo do Estado para melhor atender à população.

É importante lembrar que em hospitais estaduais por todo o país, sempre que não há vaga em uma unidade, o paciente precisa aguardar a disponibilidade via Complexo Regulador Estadual (CRE).

Com o avanço da pandemia, diversas regiões em território nacional estão passando por este cenário.

Atendimento diferenciado – Para prestar o melhor atendimento possível aos pacientes, as equipes do HCN também estão sendo reforçadas.

“Estamos contratando pessoas e implementando mais medidas de protocolos junto ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Fazemos, ainda, treinamentos de provação, como   posicionamento que melhora a oxigenação do paciente e como se paramentar e desparamentar”, pontuou Marcelo Ramos, gerente de Enfermagem do HCN

Além de todo o atendimento assistencial com equipe multiprofissional, Ramos lembra do suporte que é fornecido às famílias.

Segundo ele, os profissionais de Enfermagem são motivados a fazer videochamada com os pacientes, pois é uma ação benéfica tanto para a pessoa internada, que se encontra em isolamento, como para os parentes, que ficam apreensivos para saber notícias de seus familiares

[Informações da Assessoria de Imprensa do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) em São Paulo-SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo