Uruaçu/Niquelândia

Novo comandante da PM em Niquelândia assume cargo com promessa de maior diálogo com a sociedade

Alberto Oliveira Condez, primeiro-tenente da corporação, estava atuando na sede do 14º BPM em Uruaçu onde era o comandante do GPT: capitão David Cabral, que deixou a função em Niquelândia, responde agora pela 1ª CDPM em Uruaçu

O primeiro-tenente Alberto Oliveira Condez é o novo comandante da 3ª Companhia Destacada da Polícia Militar (PM) em Niquelândia.  Ele assumiu o cargo oficialmente na manhã desta quinta-feira/11 em substituição ao capitão David Cabral, que ocupou o posto nos últimos anos na cidade do Norte do Estado.

A apresentação formal do oficial foi feita pelo tenente-coronel Maxwell Franco de Morais, comandante do 14º BPM em Uruaçu, na sede da 3ª CDPM.

A rápida solenidade contou com a presença do prefeito Fernando Carneiro (PSD); e do presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, vereador Diego Bonifácio de Carvalho.

Recém empossado como presidente do Conselho da Comunidade de Niquelândia (CCN), o vereador e policial civil Erlandsson Bonfim de Sena também levou suas boas vindas ao novo comandante da PM local.

Condez também foi prestigiado por outros vereadores e demais autoridades do município. Segundo o coronel Maxwell, a chegada do novo comandante foi possível graças a um remanejamento interno dentro do 14º BPM.

Condez comandava a 1ª CDPM em Uruaçu, função essa que agora será assumida pelo capitão David Cabral.

“Ele (Cabral) fez um excelente trabalho aqui em Niquelândia, mas havia manifestado anteriormente sua vontade de sair da cidade, há um certo tempo, em função de alguns problemas particulares”, explicou o coronel Maxwell.

O novo comandante também traz, para Niquelândia, sua experiência como líder do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) de Uruaçu; e sua atuação no Serviço de Inteligência da corporação na cidade-sede do 14º BPM.

OXIGENAÇÃO – “A dificuldade de trazermos oficiais para o interior é muito grande, dai a nossa opção por uma ‘solução caseira’. O tenente Condez, que é um oficial do mais alto gabarito, tem a nossa absoluta confiança para que dê continuidade ao trabalho que estava sendo feito pelo Cabral; e para aprimorar o que for necessário ser aprimorado, para que possamos ofertar um trabalho com mais qualidade aqui em Niquelândia. Toda mudança traz alterações que sempre serão positivas como, por exemplo, a motivação da tropa e da própria sociedade, representada pelas autoridades que estiveram aqui presentes”, detalhou o comandante do 14º BPM em Uruaçu.

Na primeira entrevista à imprensa local – representada naquele instante pelo Portal Excelência Notícias e pela Rádio Mantiqueira 92,3 FM – o novo comandante da PM em Niquelândia destacou seu total interesse para trabalhar em sintonia com todos os segmentos da sociedade do municipio.

Condez destacou sua satisfação pela missão que lhe foi dada pelo coronel Maxwell para estar à frente da 3ª CDPM, citando sua devoção por Nossa Senhora da Abadia do Muquém.

Ele aguarda, ansioso, que a pandemia do novo coronavírus se encerre tão logo isso seja possível para que esteja à frente do grande aparato que a PM monta todos os anos em Niquelândia por causa da romaria em devoção à santa.

Para o tenente Condez, a necessidade imperiosa de se manter a ordem pública sob controle em Niquelândia, como já estava sendo feito, terá continuidade sob sua gestão na PM local. Porém, ao contrário da postura de seu antecessor, o novo comandante garante que a PM local estará bem mais próxima da sociedade niquelandense.

ATUAÇÃO SERÁ ENÉRGICA – “Cheguei em Niquelândia para trabalhar firme. A Polícia Militar sempre tem o que melhorar e vamos atuar no sentido de baixar os índices de criminalidade na cidade, que possui pessoas ordeiras e trabalhadoras. Estou aqui para somar; e para colocar a PM ao lado da população. Não existe mais, ao contrário do ainda se apregoa, a PM violenta e truculenta. Porém, a PM precisa ser enérgica no exercício diário de suas atribuições, mas, vale ressaltar, sempre tratando bem o cidadão de bem”, comentou o novo comandante da PM em Niquelândia, na entrevista coletiva.

Na oportunidade, tanto Maxwell como Condez esclareceram demandas específicas levantadas pelo prefeito de Niquelândia e demais autoridades como, por exemplo, as dificuldades da população em serem atendidas pela corporação pelo telefone de emergência 190.

Fernando Carneiro disse que ele próprio – em certa ocasião, já como prefeito da cidade – já precisou fazer uso do 190 porém sem sucesso no contato com os militares ora na sede da 3ª CDPM.

Condez explicou que problemas de ordem técnica estão sendo solucionados para que o funcionamento do 190 seja pleno e com a qualidade desejada pela população.

Porém, o comandante do 14º BPM de Uruaçu disse que todas as reclamações formalizadas à sua pessoa sobre eventuais negligências e/ou omissões dos militares niquelandenses sobre o não-atendimento do 190 poderão ser analisadas em sindicância interna, com eventuais punições de caráter administrativo e disciplinar.

Veja também

Botão Voltar ao topo