Uruaçu/Niquelândia

Barcelos, onde cinco turistas de Niquelândia, Uruaçu, Anápolis e Jataí morreram em desastre aéreo no AM, é destino internacional de pesca esportiva no Brasil

Witter Ferreira de Faria, Marcos de Castro Zica, os dois de Uruaçu; Gilcrésio Salvador Medeiros, de Niquelândia; e Fábio Campos Assis, de Anápolis, estão entre as vítimas da tragédia

Barcelos, no interior do Amazonas, é um dos principais destinos internacionais de pesca esportiva e recreativa do País, buscado por visitantes brasileiros e estrangeiros.

A temporada atual havia acabado de começar quando ocorreu o acidente aéreo que vitimou 12 turistas e dois tripulantes neste sábado/16 na cidade distante 400 quilômetros de Manaus, no Alto Rio Negro.

Entre as vítimas fatais da tragédia que ceifou a vida de 14 pessoas estão os empresários goianos Witter Ferreira de Faria, Marcos de Castro Zica,  os dois de Uruaçu; Gilcrésio Salvador Medeiros, de Niquelândia; Renato de Souza Assis, de Jataí; e Fábio Campos Assis, de Anápolis. Ele residiu em Uruaçu durante 5 anos.

Todos partiram de Brasília em voo comercial até Manaus, onde se deu o embarque para o interior amazonense.

Uma chuva intensa atingia a região no momento do acidente, o que havia motivado duas aeronaves a desistirem do pouso e retornar a Manaus pouco antes.

Autoridades locais garantem que o aeroporto é seguro para voos de menor porte, mas os motivos do acidente estão em investigação.

Todavia, sabe-se que o avião de pequeno porte em que estavam bateu, após o pouso, num barranco localizado após a pista do aeroporto.

O destino ecoturístico é buscado por acumular recordes de grandes tucunarés (que podem superar um metro de comprimento) e pelos peixes ornamentais em geral.

Barcelos reúne cerca de 700 ilhas e é o segundo maior município do País em extensão territorial.

Os operadores de turismo locais chegam a oferecer serviços com barco-hotéis, com roteiros de dias.

A alta temporada da pesca desportiva acabou de começar, e se estende anualmente de setembro a março.

No começo deste mês, o Governo do Amazonas anunciou a expectativa de atrair mais de 30 mil turistas, do Brasil e do exterior, para a pesca esportiva da atual temporada.

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) estima que Barcelos concentra quase metade do turismo de pesca do Estado e que a temporada atual vai movimentar R$ 500 milhões, direta e indiretamente.

Avião com turistas que praticariam pesca esportiva em Barcelos caiu no momento do pouso no interior do Amazonas: chovia muito no momento do acidente aéreo [Foto: Reprodução/G1 Amazonas]
Queda de avião será investigada – O avião tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação como táxi aéreo e a situação de aeronavegabilidade era considerada normal. Em nota, a agência disse lamentar o acidente.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para avaliar a queda da aeronave de matrícula PT-SOG.

Era um modelo Embraer EMB-110 Bandeirante, com capacidade para transportar até 18 passageiros.

A Polícia Civil do AM também vai investigar o caso.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), lamentou o acidente nas redes sociais.

“Nossas equipes estão atuando, desde o primeiro momento, para prestar o apoio necessário. Aos familiares e amigos, minha solidariedade e orações”, escreveu Wilson Lima no X (antigo Twitter)

[Com informações do UOL e Estadão Conteúdo, sob adaptações do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Barcelos (AM) é um dos principais destinos internacionais de pesca esportiva e recreativa do País [Foto: Divulgação/Prefeitura de Barcelos]

Veja também

Botão Voltar ao topo